A NISSAN LIMPA CIDADES EUROPEIAS COM OS PRIMEIROS GRAFITIS GERADOS POR UM AUTOMÓVEL

• O Nissan LEAF alimentou a arte de rua dos Reverse Graffiti em Londres e Hamburgo
  • Mural de grande escala antecipa capitais mais limpas, sem gases de escape
  • As obras de arte estão em exibição em Waterloo, Londres, e nas margens do canal de St. Annenufer em Hamburgo

A Nissan está a apoiar a batalha da Europa para uma melhor qualidade do ar utilizando as emissões zero do Nissan LEAF - o veículo eléctrico mais vendido no mundo - apoiando uma série impressionante de murais de arte de rua em Londres e Hamburgo.

A Nissan pediu ao artista de Reverse Graffiti, Moose - o fundador desta técnica - para criar murais de grande escala que representassem as linhas de perfil das cidades.

E pela primeira vez no mundo as máquinas de lavar de alta pressão utilizadas para limpar paredes foram alimentadas pelo Nissan LEAF através do equipamento "LEAF to Home", um dispositivo portátil que converte a electricidade da bateria do Nissan LEAF para fornecer, com uma única carga, o equivalente a dois dias de energia de uma residência familiar.

Esta iniciativa pretende realçar o problema crescente da má qualidade do ar nas maiores cidades da Europa, tendo como objectivo mostrar quão mais limpas as cidades poderiam ser se mais pessoas optassem por automóveis totalmente eléctricos.

Ao contrário dos grafitis tradicionais, Moose cria a sua arte limpando a sujidade e fuligem das superfícies com uma máquina de lavar de alta pressão ou uma escova metálica, deixando um impressionante desenho em negativo na parede. Grande parte da sujidade é proveniente das partículas dos gases de escape dos veículos.

A campanha coloca a Nissan no centro do debate, liderando o apelo por um ar limpo e cidades mais inteligentes.

As obras de arte - com uma altura de cerca de 2,5 metros e uma largura de 10 metros - estão expostas em Waterloo, Londres, e nas margens do canal de St. Annenufer, em Hamburgo, e ambas mostram os contornos das respectivas cidades com as referências mais conhecidos de cada uma: O Palácio de Buckingham, The Shard, a Central Termoeléctrica de Battersea, em Londres; e o Chilehaus, a Heinrich-Hertz-Turm e a Hamburg Rathaus (câmara municipal), em Hamburgo.

Antes de a arte chegar às paredes, Moose desenhou as linhas do horizonte à mão para criar moldes que ao juntarem-se produziram as obras-primas. "Já utilizo o reverse graffiti há quinze anos. Na verdade, fui eu que lhe dei o nome. O meu objectivo é chamar a atenção para a quantidade de poluição a que estamos sujeitos diariamente, utilizando um método muito positivo e inofensivo que nunca pára de colocar questões sobre aquilo que aceitamos e o que não devemos aceitar no nosso meio ambiente. Foi por este motivo que fiquei entusiasmado por participar neste projecto", explicou Moose.

"No que diz respeito à protecção do meio ambiente, os automóveis eléctricos e os sistemas de combustíveis alternativos proporcionam um futuro melhor do que alguma vez conhecemos na história da indústria automóvel. É um prazer ter a oportunidade de criar arte pública desta forma e estou muito satisfeito com a simplicidade icónica dos murais e a sua mensagem", concluiu o artista.

As obras de Moose estão em exibição em Waterloo, Londres, e nas margens do canal de St. Annenufer, e a Nissan está a incentivar o público a visitá-las e ver com os seus próprios olhos.

Jean-Pierre Diernaz, Director de Veículos Eléctricos da Nissan na Europa, acrescentou: "Estas peças de arte são um forte apelo para agirmos, visto que a qualidade do ar é hoje em dia um dos maiores problemas para os cidadãos e visitantes das maiores cidades europeias. É uma chamada de atenção para o facto de os veículos eléctricos não terem um escape para emitir o tipo de poluição do ar que manchou as paredes onde Moose criou as suas obras de arte".

"Trabalhar com Moose para realçar o efeito da qualidade do ar nas nossas cidades através da arte, com a energia proveniente do Nissan LEAF, é uma forma aliciante e poderosa de relembrar às pessoas os benefícios dos veículos de emissões zero", reforçou Diernaz.

Para obter mais informações sobre o automóvel familiar 100% eléctrico Nissan LEAF ou o furgão eléctrico e-NV200 de emissões zero, visite: http://www.nissan.pt/