Nissan regressa a Le Mans com o GT-R LM Nismo

• LM P1 radical com motor dianteiro e tracção dianteira preparado para Le Mans

• 30% de toda a grelha de Le Mans com tecnologia Nissan

Chegou o momento do regresso: a 13 de Junho, às 15:00h, três Nissan GT-R LM NISMOs estarão na partida para a maior corrida do mundo, assinalando o regresso da Nissan às 24 Horas de Le Mans na classe mais importante da competição, a LM P1.

Três radicais Nissan GT-R LM NISMO com motor dianteiro e tracção dianteira correrão em Le Mans com uma equipa internacional de pilotos provenientes da Fórmula Um, dos automóveis desportivos e da Nissan GT Academy.

O Nissan n.º 23 será conduzido pela ex-estrela de F1 Max Chilton (RU), pelo vencedor da GT Academy e piloto de GP3 Jann Mardenborough (RU) e pelo famoso piloto de automóveis de competição Olivier Pla (FRA).

"É fantástico fazer parte de uma equipa que chega a Le Mans com um conceito tão radical", afirma Chilton. "Julgo que as pessoas nos valorizam pela aposta e penso que com o tempo iremos demonstrar que as outras equipas nem sempre têm estado da melhor forma em Le Mans. O binário é extraordinário. Superior ao de qualquer outro automóvel que alguma vez conduzi. Não me parece que a condução seja tão diferente da dos automóveis com tracção traseira mas tem de ser preparada com maior detalhe".

O Nissan n.º 22 será conduzido pelo piloto NISMO com a mais longa carreira, Michael Krumm (ALE), pelo vencedor de Le Mans em LM P2 Harry Tincknell (RU) e o ás de GT da Nissan Alex Buncombe (RU).

"Corro com a NISMO há 16 anos e estive na equipa principal de Le Mans em 1998 e 1999 e posso dizer que foram uns primeiros anos com a Nissan muito agradáveis", afirma Krumm. "Ter a oportunidade de regressar e terminar o trabalho que ficou por fazer (retirámo-nos em 1999) significa muito para mim. Ajudar a desenvolver um novo automóvel e fazer parte desta equipa é uma grande honra. Dito isto, achava que eram todos loucos na equipa até assistir às simulações e o Ben (Bowlby) e Ricardo (Divila) me explicarem tudo. A partir daí, fiquei extremamente entusiasmado com o conceito. O que mais me impressionou foi a qualidade da tracção em linha recta e a aerodinâmica: o atrito do automóvel é muito reduzido, por isso, atinge uma velocidade incrível! Adoro o motor. É um excelente motor turbo, com um binário extraordinário. Vamos ser mais rápidos e mais lentos do que os outros em diferentes partes do circuito, por isso, vai ser muito interessante. Julgo que a tracção dianteira vai ser muito vantajosa se o piso estiver húmido em Le Mans".

O Nissan n.º 21 apenas correrá em Le Mans e exibe cores muito especiais para celebrar o Nissan R90CK que conquistou a "pole position" em Le Mans há 25 anos. O automóvel n.º 21 exibe um resplandecente vermelho, branco e azul que já provaram ser um enorme sucesso junto dos fãs. O actual Campeão de Super GT Tsugio Matsuda (JAP), o primeiro vencedor da GT Academy e actual piloto de Super GT500 Lucas Ordoñez (ESP) e o primeiro vencedor da GT Academy Russia, Mark Shulzhitskiy (RUS), têm a missão de conduzir este automóvel icónico.

"É muito bom ver a Nissan avançar numa direcção diferente da das outras equipas com o GT-R LM NISMO", afirma Ordoñez. "É bom para os fãs e para o desporto. A nível de performance, este automóvel é muito forte em potência do motor e velocidades de ponta. A condução é diferente, é preciso compreender este automóvel e fazer as adaptações necessárias, mas todos nós (pilotos) estamos a trabalhar para tirar o melhor partido dele e de nós próprios".

O Nissan GT-R LM NISMO ainda está numa fase inicial do seu desenvolvimento, tendo feito a sua estreia em pista em Novembro de 2014. Cada teste traz consigo um progresso e foi este o caso no último fim-de-semana, no Dia de Testes Oficial de Le Mans. Foi o dia da estreia pública do LM P1 da Nissan e os três GT-R LM NISMOs completaram mais de 1.500 km de pista, recolhendo dados preciosos que contribuirão para o desenvolvimento do automóvel.

Os três Nissan GT-R LM NISMO regressarão à pista de Le Mans na Quarta-feira, 10 de Junho, para a sessão de treinos livres das 16:00h. A qualificação para Le Mans realiza-se em três sessões na Quarta-feira e Quinta-feira ao final do dia, antes da 83.ª corrida das 24 Horas de Le Mans, no Sábado, dia 13 de Junho, com partida às 15:00h (14:00h de Portugal).

NISSAN CONTINUA A SER O MOTOR DE ELEIÇÃO EM LE MANS

Na prova deste ano de Le Mans 30% da grelha de partida tem tecnologia Nissan.

Com automóveis com tecnologia Nissan a conquistarem a vitória na classe LM P2 em Le Mans por três vezes nos últimos quatro anos, não admira que o motor VK45DE V8 Nissan desenvolvido pela NISMO continue a ser a escolha das principais equipas de LM P2.  Por isso 14 dos 19 automóveis de LM P2 em Le Mans têm tecnologia Nissan.

Somando a estes os três Nissan GT-R LM NISMO com os seus motores V6 biturbo e concluímos que 30% de toda a grelha de Le Mans inclui tecnologia Nissan!

NISSAN GT-R LM NISMO

Configuração

Motor dianteiro. Tracção dianteira

Motor

Nissan VRX 30A NISMO: 3,0 litros, V6 de 60 graus, injecção directa bi-turbo a gasolina

Transmissão

Caixa de velocidades sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás com sistema pneumático de patilhas das mudanças. Redução de transmissão final epicicloidal com diferencial de deslizamento limitado hidráulico. Conjunto de embraiagem em carbono de 3 discos

Chassis

Peso homologado pela FIA: 870 kg. Posição de condução à direita

Depósito de combustível FT3 com capacidade para 68 litros, com bombas de alimentação e elevação eléctrica. ERS no volante do motor, mecânico, instalado à frente e debaixo dos pés do condutor, no interior da célula de sobrevivência.

Carroçaria

Painéis de carroçaria em composto de carbono. Pára-brisas em policarbonato com CFD com revestimento rígido e geometria de carroçaria de eficiência ultra elevada desenvolvida em túnel aerodinâmico à escala real, guarda-lamas ajustável.

Suspensão

Amortecedores dianteiros multi-ajustáveis Ohlins e amortecedores traseiros também multi-ajustáveis Penske, sistema hidráulico da barra estabilizadora.

Travões

Pinças dos travões traseiros de 4 pistões e dianteiros de 6 pistões. Polarização de travagem ajustável pelo condutor.

Jantes

BBS de bloqueio central, de magnésio forjado, 18"x13" dianteiras e 16"x9" traseiras

Pneus

Michelin 31/71-18 x 14"W dianteiros, 20/71-16 x 9"W radiais traseiros