Táxi Nissan Leaf já percorreu 15.000 km em Lisboa

O Nissan LEAF é o único táxi 100% eléctrico a operar na cidade de Lisboa e cumpridos que estão os primeiros oito meses de utilização e cerca de 15.000 quilómetros, o balanço não podia ser mais positivo: custos de utilização bastante mais reduzidos em relação a um “vulgar” táxi com motor de combustão, ausência de manutenção, autonomia de acordo com as necessidades (os táxis, em Lisboa, cumprem entre 80 a 120 quilómetros diários) e cerca de 80% dos clientes consideram a experiência de utilização “melhor” ou “muito melhor” face a um táxi “convencional”. Inclusivamente, cerca de 70% das seis dezenas de inquiridos, admitem que, no futuro, se puderem escolher entre um táxi eléctrico e um táxi com motor de combustão, vão optar sempre pelo… eléctrico!A existência de um Nissan LEAF na frota de táxis da cidade de Lisboa resulta de um protocolo estabelecido entre a Nissan Ibéria Portugal e a Prio.E, a unidade da Prio Energy responsável pelo desenvolvimento dos serviços de mobilidade eléctrica em Portugal e no estrangeiro. Uma parceria que se traduz em evidentes vantagens para os profissionais de táxis, conforme se pode depreender das palavras de José Ferreira, o proprietário e motorista do táxi Nissan LEAF.“Quando, em Agosto de 2012, aceitei o desafio de trabalhar com um táxi Nissan LEAF, estava longe de imaginar que ia gostar tanto”, começa por reconhecer José Ferreira. “Mas apesar de sempre ter operado com uma marca “premium”, a verdade é que fiquei rendido ao Nissan LEAF e, em Dezembro de 2012, resolvi mesmo adquiri-lo. E a opção é fácil de justificar: conforto, silêncio, satisfação dos clientes e, claro, a racionalidade dos números. Para além do interessante preço de aquisição, a Prio.E propôs um pacote de serviços bastante competitivo. Em relação ao tempo em que operava com um táxi equipado com um motor diesel, os custos são 50% inferiores!” Como admite José Ferreira, “o Nissan LEAF é uma excelente opção para os profissionais que não partilham a condução do táxi com mais ninguém, que trabalham cerca de oito horas por dia e que fazem uma média de 100 quilómetros diários. Um automóvel eléctrico é extremamente agradável de conduzir, agrada aos clientes e é muito fiável. Ao fim de oito meses de utilização, as pastilhas dos travões (um dos órgãos mais sensíveis dos táxis) estão como novas e isso é resultado do conforto de condução e do facto de, em desaceleração, o motor do Nissan LEAF, ajudar a travar”.Para Marco Toro, Director-geral da Nissan em Portugal, "a Nissan volta a inovar e dar um importante passo rumo a um novo paradigma de mobilidade. O Nissan LEAF é o único automóvel 100% eléctrico que integra a frota de táxis de Lisboa! Os resultados obtidos são bastante encorajadores e estou certo que, no futuro, mais unidades vão servir a população e os milhares de turistas que, diariamente, visitam Lisboa. As vantagens são evidentes: menores custos de utilização para o taxista ou a empresa de táxis, mais conforto para os clientes e uma qualidade de vida muito superior em matéria ambiental. No fundo, na sequência da parceria estabelecia com a Prio.E, a Nissan reafirma, também em Portugal, o objectivo de promover um estilo de vida amigo do ambiente do planeta, sem prejuízo do conforto da mobilidade urbana”.Segundo João Dias, CEO da PRIO.E, o sucesso da experiência explica-se igualmente pela forma descomplicada como a solução é oferecida aos taxistas: "A PRIO.E desenvolveu uma solução pioneira e “chave-na-mão” que integra, para além do financiamento da viatura através de leasing ou renting, um número alargado de serviços, nomeadamente a manutenção do veículo em oficinas autorizadas, o fornecimento, instalação e operação do equipamento de carregamento e, ainda, a electricidade necessária para a mobilidade. Em parceria com a Nissan, levamos esta nova solução ao sector dos táxis e em menos de oito meses conseguimos dar origem ao primeiro táxi eléctrico de Portugal e assim demonstrar que o conceito eléctrico funciona até nas condições de autonomia mais exigentes como a desta profissão. É um passo muito importante e um sinal claro de confiança na mobilidade eléctrica que merece agora ser partilhado com toda a população”.O Nissan LEAF é o automóvel mais eléctrico mais vendido no planeta. Mais de 54.000 proprietários efectuaram já mais de 260 milhões de quilómetros – superior à distância compreendida entre a Terra e o Sol! Mas o “Carro do Ano” internacional de 2011 está prestes a iniciar um novo capítulo na sua bem-sucedida história: o início da produção europeia vai coincidir com o lançamento de um novo Nissan LEAF, com mais de 100 alterações em relação ao modelo actualmente em comercialização, com destaque para: mais autonomia, carregamentos mais rápidos e eficientes, chassis optimizado, mais equipamento e um conjunto de melhorias técnicas que tornam o Nissan LEAF ainda mais funcional e eficaz para as rotinas diárias dos automobilistas.Antonio Pereira-JoaquimCommunication ManagerCommunicationNISSAN IBERIA S.A. – Sucursal em PortugalLagoas Park, Edifício 42740-267 Porto Salvo, Portugal