NISSAN PRESTES A ENCONTRAR OS NOVOS TALENTOS NACIONAIS NA ESCRITA E NA ILUSTRAÇÃO

• Trabalhos de elevada qualidade chegaram de escolas de Norte a Sul do país e das regiões autónomas• Júri nacional composto de personalidades e entidades de renome vai agora escolher nove vencedores…• … e a comunidade Nissan no Facebook escolherá também um vencedor• Prémios serão entregues em cerimónia marcada para início de JulhoLisboa, 30 de Maio de 2013 – Pela primeira vez em Portugal, a Nissan, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a editora Leya, lançou um concurso nacional designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”. Inspirado em dois projectos que já são organizados há 29 anos na sua casa-mãe, os prémios Children's Storybook e Children’s Picture Book, esta iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan, em particular na vertente de responsabilidade social corporativa e tem como objectivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.A temática desta primeira edição foi a Mobilidade Sustentável e os destinatários foram alunos do ensino secundário, que tiveram como desafio criar uma história original e ilustrá-la. A difícil tarefa de avaliação e escolha dos melhores trabalhos cabe agora ao júri nacional composto por personalidades e entidades de reconhecida competência, nomeadamente a jornalista Bárbara Wong, a escritora Alice Vieira, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o Comissário do PNL Fernando Pinto do Amaral, Miguel Pais do Amaral, administrador do Grupo Leya e Marco Toro, Director-geral da Nissan Portugal, que vão seleccionar os nove melhores trabalhos. A estes nove juntar-se-á um décimo trabalho escolhido entre a comunidade de fãs da Nissan no Facebook, através de uma votação que decorre entre os dias 31 de Maio e 23 de Junho (https://www.facebook.com/NissanPortugal).No dia 3 de Julho irá decorrer, na Biblioteca Nacional, a cerimónia de entrega dos Prémios. Os dez trabalhos seleccionados serão reconhecidos publicamente através da edição das histórias em livro e os seus autores receberão ainda como prémio um fim-de-semana em Londres, durante o qual terão oportunidade de conhecer em detalhe o Centro de Design Europeu da Nissan, local onde se escreve e desenha a história futura da marca para a Europa. Para mais informações contactar:Antonio Pereira-JoaquimCommunication ManagerCommunicationNISSAN IBERIA S.A. – Sucursal em PortugalLagoas Park, Edifício 42740-267 Porto Salvo, PortugalPhone: 351-351218392511Mobile: 351-351962062633Email: pereira-joaquim.antonio@nissan.pthttp://www.nissan.pt