Nissan revela protótipo de relógio NISMO

Primeiro protótipo de relógio inteligente a ligar condutor e automóvel

• O Relógio Nismo representa as intenções da Nissan em proporcionar dados biométricos passíveis de melhorarem o desempenho e eficiência do condutor

• A Nissan está a investigar tecnologias de monitorização cardíaca e cerebral para futuro vestuário tecnológico

A Nissan irá tornar-se na primeira fabricante de automóveis a criar um relógio inteligente concebido especificamente a pensar em condutores de automóveis Nissan Nismo. O protótipo de Relógio Nissan Nismo será o primeiro relógio inteligente a ligar o condutor ao automóvel, disponibilizando-lhe dados biométricos em tempo real.

O relógio, revelado hoje, antes do seu lançamento público no Salão Automóvel de Frankfurt (10 a 22 de Setembro) é o primeiro passo da Nissan no vestuário tecnológico e representa a abordagem da marca que coloca os fãs em primeiro lugar.

O Relógio Nissan Nismo irá permitir aos condutores:

• Monitorizar a eficiência do seu veículo através das leituras com as médias de velocidade e consumo de combustível;

• Aceder à telemática do veículo e aos dados de desempenho na estrada;

• Recolher dados biométricos do condutor por um monitor de ritmo cardíaco;

• Ligar-se ao automóvel utilizando uma aplicação do smartphone através de Bluetooth Low Energy;

• Receber mensagens personalizadas da Nissan no automóvel.

No início do ano, a Nissan lançou o Nismo Lab, um laboratório móvel personalizado que apresenta as mais avançadas ferramentas de informação biométricas, tais como a tecnologia de ondas cerebrais e o JukeRide, uma revolucionária ferramenta de análise de desempenho que recolhe dados biométricos e de telemática em tempo real dos automóveis de competição e dos Atletas Nissan Nismo durante as corridas.

A visão da Nismo consiste em pegar nestas tecnologias da era digital e disponibilizá-las a atletas de outras disciplinas e a proprietários Nissan através do futuro vestuário tecnológico. Três tecnologias chave já foram identificadas para serem desenvolvidas:

• ECG (Electrocardiograma) – medir os intervalos do ritmo R-R do coração e identificar fadiga precoce;

• Onda cerebral EEG (Electroencefalograma) – monitorizar os níveis de concentração e as emoções dos condutores e ajudá-los a concentrarem-se;

• Temperatura da pele - registar a temperatura interior do corpo e os níveis de hidratação.

O Relógio Nismo também irá monitorizar e classificar o desempenho social do utilizador no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram através do software de propriedade da Nissan denominado Social Speed.

O elegante Relógio Nismo será disponibilizado em três cores - preto, branco e o emblemático preto e vermelho. O design do relógio foi inspirado pelo anel Nismo e é reflectido num design rectilíneo, futurista e ergonómico. A interface simples do utilizador pode ser controlada por dois botões e o relógio é fixado no pulso do condutor através de um simples mecanismo de encaixe. A embalagem irá ter uma identidade Nismo única.

Veja os vídeos:
- Conceito de Relógio Nismo: http://youtu.be/uMaZZZsTe_g
- Gareth Dunsmore: http://www.newsroom.nissan-europe.com/EU/en-gb/Media/Media.aspx?mediaid=109154

Para saber mais: http://www.newsroom.nissan-europe.com/pt/pt-pt/Home/Welcome.aspx