O Táxi do Futuro está prestes a começar a rodar nas ruas de Nova Iorque

A produção do Táxi Nissan NV200 - conhecido como o "Táxi do Futuro" da cidade de Nova Iorque - iniciou-se agora na fábrica de montagem da companhia em Cuernavaca, no México.

A Nissan desenvolveu o novo táxi com base no veículo comercial compacto NV200, para se adaptar às exigências específicas das mais de 600.000 pessoas que utilizam diariamente os táxis da cidade de Nova Iorque.

Em 2011, após um competitivo processo de selecção de dois anos, a Comissão de Táxis e Limusinas (TLC) de Nova Iorque seleccionou o Nissan NV200 como o táxi exclusivo para a cidade.

Fabrico do táxi

O táxi da Nissan sairá da linha de montagem como se já estivesse pronto para receber os passageiros. Os preparativos para iniciar a produção do táxi, em Cuernavaca, incluiram o desafio de alterar a linha de produção para integrar as características exclusivas do táxi sem afectar os volumes de produção, mantendo, simultaneamente, registos de qualidade de topo. A oficina de pintura acrescentou a exclusiva cor amarela do táxi de Nova Iorque, bem como novos elementos para obter uma vedação perfeita sob o piso. A fábrica também adicionou uma linha exclusiva para concluir os processos de fabrico específicos para o Táxi do Futuro, como as protecções da carroçaria, os vidros da porta lateral e o tejadilho panorâmico.

O "Táxi do Futuro" da cidade de Nova Iorque foi concebido de dentro para fora utilizando as informações recolhidas junto dos taxistas, parceiros, frotas e passageiros da cidade de Nova Iorque. Por isso o táxi concebido pela Nissan apresenta conteúdos sem precedentes especificamente adaptados às necessidades únicas dos serviços de táxis de Nova Iorque.

A Avenida Nova Iorque

A Nissan criou a sua própria "Avenida de Nova Iorque" na pista de ensaios do Arizona para simular as condições severas das ruas de Nova Iorque e testar com todo o rigor o táxi NV200, a fim de ajustar a suspensão especificamente às condições das ruas de Nova Iorque. Para além disso, A Nissan contratou taxistas da cidade de Nova Iorque para conduzirem veículos de teste pela cidade, recolhendo dados posteriormente utilizados para aperfeiçoar o veículo. No total, estes condutores percorreram mais de 155.000 milhas (quase 250 mil quilómetros), o suficiente para percorrer todas as ruas de Manhattan mais de 300 vezes.

As funcionalidades e comodidades interiores de série para o passageiro incluem:
•Amplo espaço para quatro passageiros e respectiva bagagem, oferecendo uma melhoria substancial em relação aos modelos de táxis actuais
•Portas deslizantes com degraus e apoios para entradas e saídas fáceis
•Painel do tejadilho transparente que irá proporcionar vistas únicas da cidade
•Janelas laterais com possibilidade de abrir
•Ar condicionado traseiro controlado de forma independente
•Forro do tejadilho em carvão activado para neutralizar os odores interiores
•Luzes de leitura superiores para passageiros e iluminação do piso para maior comodidade
•Uma estação de carregamento de telemóveis para passageiros que inclui uma tomada eléctrica de 12 volts e duas portas USB
•Tecido dos bancos respirável, antimicrobiano, ecológico, resistente e fácil de limpar, que simula o aspecto e a sensação do cabedal
•Área do piso dos passageiros plano e sem "bossas", para uma viagem mais confortável

Outras características notáveis do veículo: