SolidAl adquirida pela NKT

Report this content

A SolidAl foi adquirida pela empresa dinamarquesa NKT, uma das principais empresas de cabos elétricos do mundo, à Njord Partners. Com esta aquisição, a SolidAl poderá responder de forma mais adequada e eficaz à crescente procura em toda a Europa. Como parte da aquisição, a NKT investirá em capacidade adicional nas atuais instalações em Esposende, Portugal.

Comunicado de Imprensa
21 junho 2024

A SolidAl - Condutores Eléctricos, S.A., um dos principais fabricantes portugueses de cabos elétricos e fornecedor de soluções integradas para o transporte e distribuição de energia, muda de proprietário. A SolidAl tem mais de 50 anos de experiência no fornecimento de cabos elétricos para projetos em mais de 40 países.

A Companhia acaba de ser adquirida pela NKT, uma das principais empresas de cabos elétricos do mundo. A empresa dinamarquesa foi fundada em 1891 e desenha, fabrica e instala soluções de cabos elétricos de baixa, média e alta tensão, permitindo a transmissão sustentável de energia a uma escala global.

"A modernização da infraestrutura envelhecida da rede elétrica europeia e a ligação de um número crescente de projetos de energia renovável estão a impulsionar a procura crescente de cabos elétricos de média e alta tensão. Ao aumentar a capacidade e competência da NTK, a SolidAl fortalece ainda mais a nossa capacidade de servir os clientes com soluções abrangentes de rede de ponta a ponta. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à SolidAl na nossa organização e aumentar a nossa quota de mercado em toda a Europa,” disse Carlos Fernandez, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Aplicações na NKT.

De acordo com a Agência Internacional da Energia (AIE), para atingir os objetivos nacionais em matéria de clima é necessário acrescentar ou renovar um total de mais de 80 milhões de quilómetros de redes elétricas até 2040, o equivalente a toda a rede mundial existente, e a União Europeia estima que a Europa necessitará de investir 584 mil milhões de euros para modernizar as suas redes elétricas nesta década.

Um testemunho de dedicação e trabalho árduo

"A aquisição da SolidAl pela NKT é uma prova da dedicação e do trabalho árduo da nossa equipa. A NKT é um líder mundial amplamente reconhecido no fabrico de cabos elétricos e acessórios, e eu não poderia pensar num proprietário melhor para apoiar a SolidAl na expansão do seu alcance comercial e das suas capacidades técnicas", afirma François Moufflet, CEO, SolidAl.

Como parte da aquisição, a NKT investirá 50 milhões de euros adicionais para expandir a capacidade de média e alta tensão nas instalações existentes. Prevê-se que a nova capacidade de produção esteja operacional em 2027.

Consequentemente à aquisição, a SolidAl tornar-se-á uma parte integrante do grupo NKT. A transação é incondicional e o fecho é efetivo a partir de hoje.

Principais indicadores sobre a SolidAl

• 430 colaboradores
  • Capacidade de produção de 1 kV-225 kV
  • 70.000 m2 de área de fábrica
  • Localizada em Esposende, Portugal
  • Fundada em 1970
  • Detida pela empresa de private equity, Njord Partners, desde 2018

Sobre a NKT

A NKT liga um mundo mais verde com tecnologia de cabos elétricos de alta qualidade e assume um papel central à medida que o mundo avança para a energia verde. A NKT desenha, fabrica e instala soluções de cabos elétricos de baixa, média e alta tensão, permitindo a transmissão sustentável de energia. Desde 1891, a NKT tem inovado a tecnologia de cabos elétricos, construindo a infraestrutura para as primeiras lâmpadas elétricas até aos megawatts criados pelas energias renováveis atuais. A NKT está sediada na Dinamarca e emprega 5.000 pessoas. A NKT está cotada na Nasdaq de Copenhaga e teve uma receita de 2,6 mil milhões de euros em 2023. NKT - We connect a greener world. www.NKT.com.

Contactos de imprensa

Louise Westh Naldal, VP, Head of Group Communications, NKT