Estratégia de crescimento do Grupo Noesis prevê aumentar a equipa com 175 profissionais

Report this content

Lisboa, 21 de maio de 2024 – A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, tem como objetivo aumentar 175 profissionais de excelência até ao final de 2024. No rescaldo de um recorde de volume de negócios de 67.7M€, a consultora portuguesa pretende investir em todos os escritórios nacionais, que se situam em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença-a-Nova, Guarda e Covilhã e, em breve, em Castelo Branco. O país continua a ser o principal alvo de contratação, uma vez que 94.4% da equipa se encontra distribuída por estes escritórios. Neste sentido, em 2024, a Noesis pretende aumentar o recrutamento de talento nacional significativamente.

Teresa Lopes Gândara, Human Capital Senior Director na Noesis, refere que “atrair, contratar, reter e valorizar os colaboradores que trabalham connosco tem sido um dos principais focos da Noesis. Preocupamo-nos em colocar as pessoas no centro da organização e acreditamos que o nosso sucesso é o sucesso de cada um dos nossos talentos. Cabe-nos a nós, enquanto empresa, criar um ambiente de trabalho saudável e agradável, que proporcione experiências enriquecedoras e o crescimento profissional dos nossos colaboradores, garantindo assim, maiores índices de satisfação, produtividade e motivação. Por isso, optamos, também, por apostar na flexibilidade horária e numa política de benefícios e compensação.”

Para o reforço da equipa com estes 175 perfis, a Noesis irá recrutar profissionais nas áreas técnicas de Cloud, cibersegurança, desenvolvimento de software, Data Analytics, inteligência artificial e automação Porém, as soft skills, o alinhamento com a cultura da empresa, o espírito de equipa, a capacidade de adaptação e a vontade para aprender e evoluir, são fatores valorizados pela consultora portuguesa. O objetivo é apostar na diversidade ao recrutar equipas com vários níveis de senioridade, desde recém-licenciados a profissionais com vários anos de experiência, como, por exemplo, Tech Leads. Porém, as soft skills, o alinhamento com a cultura da empresa, o espírito de equipa, a capacidade de adaptação e a vontade para aprender e evoluir, são fatores valorizados pela consultora portuguesa. O objetivo é apostar na diversidade ao recrutar equipas com vários níveis de senioridade, desde recém-licenciados a profissionais com vários anos de experiência, como, por exemplo, Tech Leads.

“Temos noção de que o número de talentos com o grau de especialização e qualificação necessário para as nossas áreas de atuação, em especial em tecnologias específicas, é escasso face ao surgimento contínuo de novos projetos tecnológicos.  Como tal, consideramos que ao estarmos a construir e a trabalhar, diariamente, para uma cultura for all, torna mais fácil a atração e a retenção de talentos. O objetivo é que os colaboradores se sintam envolvidos na cultura da organização desde o onboarding ao momento em que decidem fazer parte da comunidade alumni”, acrescenta Teresa Lopes Gândara, Human Capital Senior Director na Noesis.

Em conjunto com o plano internacional, a Noesis soma 1213 colaboradores, distribuídos por cinco geografias, Portugal, Países Baixos, Irlanda, Brasil e Estados Unidos da América. O destaque vai para o escritório do Brasil, que já conta com mais de 50 profissionais. Esta expansão é o resultado de uma estratégia de criar, numa fase zero, equipas comerciais para a angariação e novas oportunidades, sendo os projetos realizados maioritariamente em modelo de near/offshore. Depois desta fase inicial, conjuga-se a contratação de equipas locais que permitem uma relação de proximidade com os clientes.