Noesis diz “olá” à IA Generativa e cria um Chatbot para acompanhar o processo de compra

Report this content

Lisboa, 04 de julho de 2024 – A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, lança o Chatbot “DAVE”, uma solução desenvolvida com recurso a inteligência artificial generativa, capaz de acompanhar a jornada do consumidor. O DAVE é um chatbot “inteligente” que permite revolucionar a experiência de compra e do utilizador em qualquer plataforma de e-commerce, na medida em que é capaz de relacionar os interesses do consumidor com as informações dos produtos de um retalhista e adaptar a oferta de produtos às necessidades e ao que o cliente procura. Para além desta assistência à compra, a solução permite ainda completar todo o processo de compra apenas e só interagindo com o bot, sem necessidade de adicionar produtos ao carrinho e preencher formulários de checkout, por exemplo.

O recurso a modelos de processamento de linguagem natural (NLP) permite, portanto, que qualquer consumidor possa “conversar” com o Dave, de forma natural e intuitiva, tal como sucede com o “chat GPT” e ferramentas similares. Entrar num site e simplesmente expor ao assistente virtual o que se procura, colocando questões e interagindo com o mesmo, permite tornar a experiência de compra muito mais rápida, evitando que o utilizador necessite de procurar numa lista, fazer pesquisas, aplicar filtros, até encontrar o produto que pretende. Por outro lado, todo o processo de compra e checkout é também simplificado, tornando todo o processo mais agradável e intuitivo para o utilizador e potenciando os índices de conversão para o retalhista.

Com o Dave a compra online passa a ser tão simples como, por exemplo, entrar num site e dizer ao assistente IA: “preciso de uns ténis da marca X, tamanho Y, com esta cor e características” …o assistente fará o seu trabalho de pesquisa, apresentando ao consumidor as diferentes opções disponíveis, que podem ser refinadas até à escolha final e compra, sempre e apenas interagindo com o Assistente Virtual Dave.

Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis, refere que “a ambição da Noesis é que o DAVE desempenhe o papel de um personal shopping assistant e revolucione o processo de compra online.  O potencial da IA generativa é enorme ao nível da sua capacidade analítica, preditiva e de interação com o utilizador. Com esta solução pretendeu-se potenciar essa capacidade e dar-lhe uma utilização prática que trará grandes benefícios para retalhistas e consumidores. O DAVE simboliza também a aposta da Noesis na sua área de Data Analytics & AI onde temos vindo a desenvolver cada vez mais soluções de Analítica Avançada e IA que impulsionam o negócio dos nossos clientes.”.

O Dave foi desenvolvido com base numa arquitetura RAG. RAG ou Retrieval Augmented Generation é uma abordagem que combina técnicas de recuperação de informação com as capacidades de processamento de linguagem natural de um LLM (large-language model).

Neste caso o LLM utilizado foi o ChatGPT 3.5 turbo, que em tandem com o LangChain permitiu a criação de fluxos de conversa complexos baseados em arquiteturas de agentes, atribuindo ao Dave um conjunto de ferramentas que lhe possibilita realizar tarefas como: pesquisas em bases de dados, perguntas ao utilizador para obtenção de mais informação, lookups na própria conversa etc.

De forma a permitir a interação entre o backend e o frontend desenvolvido em OutSystems foi criada um RESTful API em Flask.

A base da solução foi desenvolvida em 4 semanas, sendo que a implementação em clientes poderá demorar mais dependendo da complexidade do problema e dada a volatilidade dos LLMs que requerem a criação de barreiras ajustadas às necessidades do cliente.

Para além do assistente virtual IA a Noesis tem desenvolvido vários projetos para diversos clientes de várias indústrias e diferentes países, explorando diferentes casos de uso de utilização da Inteligência Artificial Generativa, nomeadamente, para on-boarding de novos colaboradores, validação de contratos e outros documentos.