5G da NOS dá mais emoção ao NOS Alive

• Primeiro concerto 5G para pessoas surdas
  • “Entusiasmómetro” mede reação do público aos concertos
  • Repórter 5G faz cobertura em direto do festival

O 5G volta ao NOS Alive, na sua 17ª edição, para transformar a experiência do festival. Este ano, para tornar a magia da música acessível a ainda mais pessoas, a NOS vai realizar o primeiro concerto 5G para pessoas surdas em Portugal, através de coletes sensoriais que vão transmitir todas as emoções do espetáculo da Dua Lipa e de uma APP que os irá ajudar a acompanhar as letras da artista anglo-albanesa através de legendagem e língua gestual Portuguesa em vídeo.

Para além de toda suportar toda a operação do festival, a rede da NOS estará preparada para as várias ações 5G que vão acontecer ao longo dos três dias. A rede 5G permite estabelecer serviços de comunicações com garantia de velocidade, resposta imediata (baixa latência) e sem falhas (elevada resiliência).

Colete das Emoções

A NOS volta a usar o 5G para proporcionar um momento muito especial e inédito; em parceria com a empresa Access Lab, foi criada uma experiência multissensorial, para que pessoas que apresentam perda total ou parcial de audição possam viver de forma mais completa o NOS Alive.

A experiência consiste em três soluções que funcionam em simultâneo, através da rede 5G da NOS, e que vão permitir ao grupo de pessoas surdas sentir o poder da música ao vivo, num contexto único, inclusivo e arrebatador.

• Coletes Hápticos: captam o som do concerto e emitem vibrações ao ritmo da música. A baixa latência do 5G garante a captação do som em tempo real, bem como a instantaneidade na transmissão das vibrações, o que permite às pessoas estarem em perfeita simbiose com o artista e o público à sua volta.
  • Legendagem das músicas em tempo real: disponível na App criada pela NOS para o efeito, garante que todos os utilizadores acedem às letras e interações durante o espetáculo.
  • Interpretação Língua Gestual Portuguesa (LGP): intérpretes qualificados em LGP vão fazer o acompanhamento do concerto. O live streaming da interpretação do concerto será feito para a App, oferecendo uma camada adicional de imersividade e acessibilidade à solução.

O que torna a ação única é o facto de estar totalmente assente em 5G, sem necessidade de utilização de cabos, garantindo liberdade total aos participantes, que poderão movimentar-se à vontade pelo recinto. Também a introdução da legendagem e interpretação em LGP simultâneo é inédita, nunca tendo sido realizada em Portugal num contexto de festival de música.

Esta ação vai decorrer no dia 12 de julho, durante o concerto de Dua Lipa.

“Entusiasmómetro”

A rede móvel 5G da NOS será também usada para permitir ao “Entusiasmómetro” (anterior Audio Mood Analysis) identificar qual o espetáculo, música ou momento que irá provocar um maior entusiasmo na audiência do Palco NOS. Esta solução, totalmente concebida e desenvolvida pela NOS Inovação, recorre ao 5G e à Inteligência Artificial para analisar, em tempo real e de forma automatizada, as reações sonoras da audiência, identificando os momentos de maior êxtase.

Repórter 5G

O festival contará, novamente, com o Repórter 5G, que, em total mobilidade e em tempo real, vai fazer a cobertura do festival, para a emissão em direto da RTP. As imagens captadas através de um smartphone 5G e o acesso ágil do repórter a qualquer local do recinto complementam a emissão da RTP com conteúdos diferentes, mais ricos, interativos e imediatos.

Para suportar todas estas iniciativas, bem como garantir toda a operação do festival, as comunicações móveis serão asseguradas por mais de 100 células móveis, 16 das quais 5G, bem como uma Antena Lente igual à que é utilizada no SuperBowl e à data única em Portugal.

Já a infraestrutura de rede fixa conta com mais de 1200 km de fibra ótica, espalhada pelos 11 hectares do recinto. O apoio técnico durante o evento é equiparável ao de uma cidade de média dimensão, com a alocação de mais de 100 profissionais a acompanhar a operação de rede. Um sistema de sondas remotas e autónomas foi ainda instalado para monitorizar a qualidade de experiência da rede 4G e 5G, apoiando o trabalho da equipa técnica.

Foi feito, ainda, um reforço de rede móvel 4G e 5G em várias estações na zona de Algés de forma a permitir aos festivaleiros uma experiência sem falhas na entrada e saídas do recinto.