5G DA NOS DEU MÚSICA A UM GRUPO DE PESSOAS SURDAS

“COLETE DAS EMOÇÕES” NO NOS ALIVE

A NOS levou um grupo de pessoas Surdas ao NOS Alive para poderem sentir toda a emoção do concerto de Dua Lipa. Durante o primeiro concerto 5G para pessoas Surdas em Portugal, foi usada uma solução inovadora que combina coletes sensoriais que vibram ao ritmo da música, com uma APP  de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) em simultâneo. A iniciativa contou com um forte envolvimento da artista, que momentos antes do concerto conheceu o grupo e teve a oportunidade de experimentar o “Colete das Emoções”.

Para proporcionar um momento de inclusão, visibilidade e representatividade à comunidade Surda, a NOS uniu-se à empresa Access Lab, que tem como missão garantir às pessoas Surdas ou com deficiência o acesso à cultura e ao entretenimento. A partir daí, criou-se a experiência “Coletes das Emoções”, que, através da rede 5G da NOS, permitiu à comunidade Surda sentir o poder da música ao vivo, num contexto único e arrebatador.

Os participantes usaram coletes hápticos, que captaram o som do concerto e emitiram vibrações ao ritmo da música. A baixa latência do 5G garantiu a captação do som em tempo real, bem como a instantaneidade na transmissão das vibrações, permitindo às pessoas estarem em perfeita simbiose com o artista e o público à sua volta. Paralelamente, uma APP, criada pela NOS para o efeito, ofereceu uma camada adicional de imersividade e acessibilidade, disponibilizando o live streaming em tempo real de intérpretes qualificados em LGP, que acompanharam o concerto.

Margarida Nápoles, Diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa, salientou: “Esta ação nasce da visão da NOS de colocar a tecnologia ao serviço das pessoas. Sabemos que a tecnologia, e particularmente o 5G, pode ajudar a tornar todas as experiências mais ricas e inclusivas e, por isso, quisemos levar a magia de um concerto ao vivo a mais pessoas, provando que a música é de facto para todos. A utilização do 5G trouxe liberdade e instantaneidade à experiência, proporcionando um momento muito especial e de plena união entre todos – grupo de surdos, público e artista.

Segundo Catarina Oliveira, Porta-Voz da Access Lab, “Poder-se-ia pensar que uma pessoa surda não teria interesse em ir a concertos, mas a verdade é que a música é muito mais do que som, é a vibração, a emoção do artista e das pessoas à volta. Por isso, termos estas pessoas a poderem experienciar a vibração da música com os coletes, e para além disso a terem a aplicação de LGP é muito bom, sobretudo, num contexto em que podem fazê-lo ao lado de qualquer pessoa do público, moverem-se como quiserem. Esta ação marca a primeira vez que algo assim é feito num festival em Portugal. Esperamos que seja uma lembrança da importância da inclusividade dos eventos culturais e que possa inspirar mais iniciativas como esta.”

Mariana Bártolo, uma das participantes na iniciativa, sublinhou: “Foi muito especial poder estar no concerto a sentir toda a magia da multidão, da artista, das luzes e da vibração da música, sobretudo desta forma tão única com os coletes e a possibilidade de interpretação em LGP, através da tecnologia da NOS. Para além desta componente tecnológica, outro momento forte da experiência foi quando tivemos oportunidade de conhecer a Dua Lipa e ensinámo-la a dizer em LGP – o primeiro nome da cantora em albanês significa, precisamente, amor. Tê-la visto depois no concerto a fazer este gesto foi o momento mais emotivo da noite, pois foi ali criado um elo entre a artista e a Comunidade Surda, perante todos os que assistiam ao concerto.

O que torna a ação única é o facto de estar totalmente assente em 5G, sem necessidade de utilização de cabos, garantindo liberdade total aos participantes para poderem viver o festival em pleno, uma vez que se podem movimentar à vontade pelo recinto.

Esta ação insere-se na política de responsabilidade social da NOS, leal à sua missão de proporcionar experiências únicas através do poder do 5G. Dentro da premissa de que a música, e a emoção que ela transmite a todos, é muito poderosa, estas ações pretendem levar a sua magia ao maior número de pessoas possível. Já em 2023, a NOS transportou, através de realidade virtual, o José, que sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e estava impossibilitado de se deslocar da sua residência, ao concerto dos Queens of the Stone Age, a sua banda favorita.