ASSUMIR A INOVAÇÃO COMO PRIORIDADE NA AGENDA DO PAÍS

Debater os grandes temas que envolvem o processo de inovação nas empresas com uma nova geração de gestores portugueses é dos principais objetivos do «Círculo da Inovação», uma iniciativa da NOS e do grupo Impresa, apresentada na quarta-feira, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

No âmbito deste «Círculo da Inovação» foram selecionados 100 jovens talentos, uma nova geração de gestores portugueses que fazem a diferença nas suas organizações. Com base na sua visão e nos seus contributos, serão discutidos cinco grandes temas considerados estruturais para as empresas, assumindo a Inovação enquanto prioridade para o desenvolvimento empresarial e do País.

Os 100 escolhidos serão divididos pelas cinco categorias – ‘Gerir e criar talento’; ‘Digitalizar’; ‘Trabalhar em rede’, ‘Foco no consumidor’ e ‘Subir na Cadeia de Valor’ – que, ao longo dos próximos meses, vão dar o mote a debates multidisciplinares, estimulando a criação de novas respostas e soluções inovadoras.

Esta aproximação ao universo das PME e startups, juntando inovadores e influenciadores, é também uma das características distintivas desta iniciativa que pretende também projetar o talento nacional e mostrar os novos profissionais como agentes de mudança dentro das organizações.

O evento de apresentação teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, com a presença do Presidente da República. Na sua intervenção destacou a necessidade de mudança face ao futuro do país, equiparando o processo de inovação aos desafios que o país enfrenta atualmente: “Conseguir não parar de inovar é a chave do êxito”. “É preciso repensar o país numa Europa tão inesperadamente nova, que todos os dias nos coloca desafios diferentes. Esse é o desafio de Portugal e dos portugueses”, disse. Da mesma forma, deixou uma mensagem aos 100 jovens selecionados, alertando para a sua responsabilidade, mas lembrando a importância de não perder o afeto e a inteligência emocional, fundamental na política e nas empresas. “O papel da NOS e da Impresa é que o vosso testemunho chegue a todos, e seja catalisador de mudança. O país precisa de coisas novas”, reforçou.

Miguel Almeida, CEO da NOS, fez a abertura deste primeiro evento do «Círculo da Inovação», enquadrando a criação deste projeto no compromisso e na vontade da NOS em contribuir ativamente para o reforço do tecido empresarial português e para o desenvolvimento da economia nacional. “Não basta ter uma perspetiva comum sobre a inovação. É preciso colocá-la ao serviço das empresas e dos cidadãos. É isso que procuramos fazer na NOS”, afirmou o responsável.

Por seu lado, João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, explicou a dinâmica da iniciativa e as suas mais valias para as empresas, pessoas envolvidas e para o país afirmando “Fazer os profissionais superarem-se, fazê-los crescer, criar ambientes propícios ao seu desenvolvimento, são dos maiores desafios que se colocam às empresas portuguesas”.

Sarah Harmon, Head of Spain and Portugal Linkedin Talent Solutions, encerrou o evento, com uma abordagem sobre os principais desafios de inovação nas empresas e o papel do digital, lembrando que a aposta na atração de talento é essencial às organizações para conseguirem dar continuidade ao processo de inovação.

O «Círculo da Inovação» é iniciativa editorial, em parceria com o Expresso e SIC Notícias.

Mais informações sobre esta iniciativa em www.circulodainovacao.pt.

Fotos do evento: https://we.tl/MPdAxwR59a

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal.
No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4 milhões de clientes móveis, 1,5 milhões de clientes de televisão, 1,6 milhões de clientes de telefone fixo e 1,1 milhões clientes de internet de banda larga fixa.