Comunicado NOS: Resultados 2022

COMUNICADO DE RESULTADOS 2022
07/03/2023

DESTAQUES 2022

• Investimento da NOS em 2022 atinge um recorde histórico situando-se em 496 milhões de euros.

• Progresso extraordinário da NOS na implementação da rede 5G, que a coloca como líder absoluta nesta tecnologia.

• NOS é reconhecida por diversas entidades independentes pela qualidade superior das suas redes e do serviço prestado aos clientes.

• NOS entre as melhores empresas europeias em valor gerado para o Planeta e contributo para uma sociedade mais sustentável.

• Número de serviços aumenta 4,6%, com os serviços móveis a crescerem 7,2% em 2022.

• Resultado Líquido recorrente diminui 4% para 138,5 milhões de euros.

“Os resultados sólidos que apresentamos, apesar da ligeira quebra em termos do resultado líquido recorrente, foram conseguidos num contexto muito desafiante, marcado pela inflação e pelos elevados níveis de investimento. Em 2022 a NOS realizou o maior investimento de sempre na sua história, o qual contribuiu para colocar Portugal na liderança europeia do 5G e para melhorar a qualidade do serviço prestado às famílias e empresas portuguesas.
Estes resultados confirmam a nossa confiança na estratégia definida para os próximos anos e deixam-nos otimistas quanto à capacidade da NOS em continuar a gerar valor para os seus clientes e para a sociedade.”

Miguel Almeida, CEO da NOS

Investimento consolida liderança no 5G e na qualidade de serviço

• A NOS realizou, em 2022, o seu maior investimento de sempre: 496 milhões de euros. Este valor representa 32,2% das receitas de telecomunicações, percentagem que excede de forma acentuada o rácio europeu, o qual, em 2021, se situou em 19,4%.[1]

• O negócio das Telecomunicações, com especial destaque para a implementação da tecnologia 5G e para a expansão das redes de fibra ótica, absorveu 473 milhões de euros.

• No final de 2022, a NOS contava com 2985 estações base 5G instaladas em 249 concelhos, cobrindo 87% da população portuguesa, ocupando, assim, uma clara posição de liderança nesta tecnologia.

• A NOS apresentou um progresso assinalável na expansão da rede de fibra, a qual chegava, no final de 2022, a cerca de 5,3 milhões de lares, mais 188 mil do que no final de 2021.

• Líder no investimento em inovação[2], a NOS manteve a aposta no desenvolvimento das suas redes e no reforço de segurança das infraestruturas, vendo reconhecida por entidades independentes a qualidade do seu serviço.

• A DECO distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, a internet móvel da NOS como a melhor em Portugal. A Ookla reconheceu a rede 5G da NOS como a melhor no País, na velocidade de download e upload. Já em 2023, a OpenSignal, no “Mobile Network Experience Report”, posiciona a NOS na liderança do setor em Portugal, incluindo na tecnologia 5G.

• Nos últimos cinco exercícios a NOS realizou investimentos superiores a 2.200 milhões de euros[3], tornando-a num dos maiores investidores em Portugal.

NOS integra elite europeia na sustentabilidade
  • Em 2022, a NOS melhorou o seu desempenho nas dimensões ESG - Environment, Social and Governance - e foi considerada a 4ª melhor empresa no setor das telecomunicações na Europa, de acordo com a avaliação conduzida pela Moody's ESG Solutions

• CDP – Disclosure, Insight, Action atribuiu à NOS a pontuação A (nível máximo) no que respeita ao desempenho e transparência no combate às alterações climáticas. Esta foi uma distinção apenas conseguida por 283 organizações em todo o mundo, de entre as 18.700 avaliadas pelo CDP em 2022.

• Pelo segundo ano consecutivo, a NOS integrou o Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), destacando-se face à média global do índice, do setor e das empresas portuguesas participantes.
  • O compromisso da NOS com a sustentabilidade materializa-se também na indexação da sua estrutura de financiamento a metas específicas nesta área. Em 2023, a NOS estima passar a ter cerca de 70% da dívida contratada indexada a indicadores e targets de sustentabilidade.

Resultados sólidos em conjuntura adversa

• Em 2022, a NOS obteve resultados financeiros e operacionais sólidos, alavancados numa boa performance operacional.

• As receitas consolidadas do Grupo cresceram 6,3% para 1.521 milhões de euros.

• As receitas de Telecomunicações progrediram 4,8% para 1.469 milhões de euros, fruto do aumento do número de serviços em 4,6% para 10,8 milhões. Destaque para o crescimento de 7,2% nos serviços móveis, para 5,7 milhões.

• As receitas de Cinema e Audiovisuais aumentaram 33,7% para 89,6 milhões de euros. Nos Cinemas, as vendas de bilhetes cresceram 81%, apesar de estarem ainda 32% abaixo dos números registados em 2019.

• O EBITDA consolidado evoluiu 5,4%, face a 2021, para 651,1 milhões de euros, com o EBITDA das Telecomunicações a atingir 606 milhões, mais 5,5% que no ano anterior. O negócio de Cinemas e Audiovisuais assistiu a uma evolução de 3,4% para 45,1 milhões de euros.

• O resultado líquido consolidado reduziu 4% para 138,5 milhões de euros[4]. Este valor é explicado  pelo crescimento acentuado das depreciações e amortizações como resultado dos  fortes investimentos que a empresa tem vindo a realizar, bem como pelo impacto da inflação em toda a estrutura de custos.

Quadro Resumo – Destaques 2022
A picture containing timeline

Description automatically generated

[1] European Telecommunications Network Operators’ Association – State of Digital Communications 2023