Comunicado NOS de Resultados 1º T 2023

COMUNICADO DE RESULTADOS 1º T 2023
26/04/2023

DESTAQUES 1T 2023

• NOS reforça liderança no 5G, com cobertura de 88% da população no final do 1º trimestre
  • Nos primeiros três meses, a NOS investiu em Portugal 97 milhões de euros
  • NOS volta a ser reconhecida por diversas entidades independentes pela qualidade superior das suas redes e dos serviços prestados
  • Compromisso com a sustentabilidade reforçado com 70% do financiamento indexado a critérios ESG
  • Número de serviços aumenta 4,6%, com os serviços móveis a crescerem 7,2% face ao trimestre homólogo
  • Resultado Líquido diminui 15,1% para 34,9 milhões de euros

“A NOS apresenta resultados muito consistentes, refletindo o crescimento operacional, e vendo, mais uma vez, reconhecida a qualidade das suas redes de última geração.

Neste trimestre, reforçamos ainda o investimento em inovação e o estabelecimento de parcerias que contribuem para materializar as oportunidades que o 5G apresenta para as empresas, mas também para as famílias portuguesas. A quebra em termos do resultado líquido reflete, além do contexto inflacionista, o impacto deste forte investimento no sentido de alavancar a transformação tecnológica de Portugal.

A estratégia definida, e em implementação, demonstra o compromisso da NOS em gerar valor para a sociedade portuguesa, indexando a sua atividade a objetivos de ESG muito ambiciosos.”

Miguel Almeida, CEO da NOS

Investimento da NOS em redes de última geração posicionam Portugal na vanguarda tecnológica

• A cobertura e qualidade da rede 5G da NOS contribuíram, de forma decisiva, para posicionar Portugal num lugar de liderança na implementação desta tecnologia. A NOS investiu no primeiro trimestre 97 milhões de euros[1].

• Em março de 2023, a NOS contava com 3441 estações base 5G instaladas, reforçando a clara liderança nesta tecnologia, cobrindo 88% da população portuguesa com a sua rede 5G.

• A DECO distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, a internet móvel da NOS como a melhor em Portugal. A Ookla reconheceu a rede 5G da NOS como a melhor no País, na velocidade de download e upload. A OpenSignal, no “Mobile Network Experience Report”, posiciona a NOS na liderança do setor em Portugal, incluindo na tecnologia 5G.

• A NOS chega a mais 3,9% lares com a sua rede de fibra atingindo 5,337 milhões lares cobertos, mais 203 mil face ao período homólogo.

• Reforçando a sua missão enquanto catalisadora de inovação em Portugal, a NOS Inovação foi a quarta entidade portuguesa que mais registos de patentes solicitou em 2022 ao Instituto Europeu de Patentes (IEP). Entre os vários pedidos destacam-se soluções nas áreas de computer vision e inteligência artificial.

• A NOS associou-se à Agência Nacional de Inovação (ANI) para desafiar as Instituições de Ensino Superior a apresentarem soluções inovadoras que explorem o potencial da tecnologia 5G, nas áreas de segurança da casa e melhoria da performance no desporto.

NOS reforça compromisso com a sustentabilidade
  • A NOS consolidou a relação entre a estrutura de financiamento e o propósito estratégico ao nível da sustentabilidade, reforçando compromisso em atingir metas best in class em indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), com a contratação de 350 milhões de euros de financiamento sustentável.

• Neste primeiro trimestre, a NOS assinou o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, comprometendo-se a recrutar e a reter jovens trabalhadores. Desde 2015, que o programa de trainees remunerado NOS Alfa é uma das principais bases de recrutamento da empresa.

Resultados sólidos com reforço do crescimento

• No 1º trimestre de 2023, a NOS registou um crescimento muito positivo na sua atividade, com uma performance operacional robusta, com o número de serviços a aumentarem 4,6% para cerca de 10,9 milhões.

• As receitas consolidadas do Grupo cresceram 2,2% para 381,4 milhões de euros. As receitas de Telecomunicações progrediram 0,9% para 369,2 milhões de euros, com o aumento de 4,6% do número de serviços. Destaque para o crescimento de 7,2% nos serviços móveis, para 5,8 milhões. As receitas de Cinema e Audiovisuais aumentaram 22,6% para 20,4 milhões de euros. Nos Cinemas, as vendas de bilhetes cresceram 52,1%, embora 19% abaixo do registado no primeiro trimestre de 2019.

• O EBITDA consolidado evoluiu 8,8%, face ao 1T 2022, para 173,5 milhões de euros, com o EBITDA das Telecomunicações a atingir 163,7 milhões, mais 9,4% que no ano anterior. O EBITDA AL[2] melhorou 6,2% para 146,2 milhões de euros, com o EBITDA AL das Telecomunicações a incrementar 6,3% para 138,9 milhões e o EBITDA AL da divisão de Audiovisuais e Cinemas a melhorar 5,8% para 7,2 milhões de euros.

• O resultado líquido atribuível aos acionistas da NOS reduziu 15,1% para 34,9 milhões de euros. Este valor é explicado  pelo crescimento acentuado das depreciações e amortizações como resultado dos  fortes investimentos que a empresa tem vindo a realizar, bem como pelo impacto da inflação em toda a estrutura de custos e do aumento das taxas de juro nos custos financeiros.