Distinguido com o Prémio FIPRESCI, na 29ª edição dos Caminhos do Cinema Português | ‘O BÊBADO’, PRIMEIRA LONGA-METRAGEM DO REALIZADOR PORTUGUÊS ANDRÉ MARQUES CHEGA AOS CINEMAS A 30 DE MAIO

Vencedor do prémio FIPRESCI – atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema em 2023, ‘O BÊBADO’ é a primeira longa-metragem do jovem realizador português André Marques. O filme foi exibido na 29ª edição dos Caminhos do Cinema Português, em novembro passado, e estreia a 30 de maio nas salas de cinema português dos complexos de Cinemas NOS do Alvaláxia Shopping (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra) e Alameda Shop & Spot (Porto).

‘O BÊBADO’ é um drama sensorial e intimista que acompanha Rogério - um alcoólico que pode vir a salvar uma mulher, vítima de tráfico humano. Perante o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar. A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu.

Em ‘O BÊBADO’ André Marques explora temas como a opressão, a exclusão, a violência, ou o submundo do tráfico humano, mas também a falta de alternativas na vida, a tristeza, e os vícios (sejam álcool ou drogas de qualquer espécie). O realizador convida o espectador a mergulhar numa viagem única às profundezas da alma humana, e apela à reflecção sobre a sociedade contemporânea e anestesiada em que vivemos.

Marques começou a trabalhar no projeto há mais de 10 anos, e contou com o apoio do programa Biennale College Cinema - do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, entre outras parcerias. Do elenco de ‘O BÊBADO’ fazem parte o ator estreante Vitor Roriz, no papel de Rogério, ao lado de nomes como João Pedro Vaz (série ‘Glória’ e ‘Rabo de Peixe’), Teresa Madruga, ou António Melo.

O filme chega a 30 e maio aos cinemas portugueses.

Sinopse:
Contemplando o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar. A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, Rogério dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu.

Links: Trailer | Materiais

SOBRE ANDRÉ MARQUES
André Marques (1984, Portugal) estudou cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema - é um multipremiado argumentista/ realizador português. O seu trabalho tem-se multiplicado em várias vertentes - ficção, experimental, documentário - com filmes e projetos selecionados em festivais de renome internacional como o Festival de Berlim, Festival de Veneza, Palm Springs, Leeds, Curtas Vila do Conde, Gijón, Doclisboa, entre outros. Foi alvo de seis retrospetivas: pela Cinemateca de Bucareste (Roménia) em 2015, pelos canais NOS TVCine (Portugal) e Festival FicBueu (Espanha) em 2016, pelo FestivalBurgas (Bulgária), Festival Ymotion (Portugal) e Fundação Gulbenkian 8Portugal) em 2017.  Foi ainda selecionado para o programa Berlinale Talents 2016.

A 30 DE MAIO NOS CINEMAS

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal. A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em https://www.nos.pt/institucional