DUA LIPA FOI O CONCERTO MAIS PARTILHADO

BALANÇO DE COMUNICAÇÕES NOS ALIVE 24

• Pico do festival atingido durante interpretação de “Break my Heart” de Dua Lipa
  • Atingido recorde de cerca de 13 000 clientes NOS a usar a rede em simultâneo
  • Instagram foi a App mais utilizada para partilhar conteúdos
  • 15% dos festivaleiros foram estrangeiros

O concerto mais partilhado no NOS Alive foi o de Dua Lipa, considerando os dados relativos aos clientes NOS que visitaram o Passeio Marítimo de Algés entre os dias 11 e 13 de julho. Durante a interpretação da artista anglo-albanesa, foram usados quase dois Terabytes, o correspondente aos dados usados durante um dia no aeroporto de Lisboa. Num segundo lugar muito próximo, ficou o concerto de Pearl Jam, seguido de Smashing Pumpkins.

Ainda assim, o pico de mais partilhas no espaço de uma hora foi atingido no primeiro dia, das 21h00 às 22h00, durante o espetáculo de Smashing Pumpkins. Já o recorde de maior número de clientes NOS a usar a rede em simultâneo foi quebrado durante a interpretação do êxito “Break my Heart” de Dua Lipa, que juntou cerca de 13 000 utilizadores diferentes.

O dia em que mais dados foram consumidos (mais de 6,7 Terabytes) foi o segundo dia, que contou com Dua Lipa como cabeça de cartaz, logo seguido do terceiro dia, dia da atuação dos Pearl Jam. Para partilhar os momentos mais emocionantes, a APP mais usada foi o Instagram, seguida do WhatsApp e Facebook.

No total dos utilizadores, 15% do total eram estrangeiros (roamers), sendo o Top 5 total encabeçado pelo Reino Unido, seguido de Espanha, França, Itália e Estados Unidos de América.

Mesmo com o grande consumo de dados, alcançou-se uma disponibilidade de rede móvel 4G e 5G superior a 99,7%, sem falhas registadas, e conseguiram-se velocidades médias 5G acima de 505 Mbps para downloads, e 78 Mbps para Uploads. Algo que só foi possível graças à instalação no terreno de mais de 100 antenas, 16 das quais 5G, que permitiram oferecer serviços nos picos de utilização extrema de rede, minimizando falhas.

E tudo sem interferir com as ações especiais 5G que decorreram durante todo o evento, sejam as transmissões especiais do repórter 5G para a RTP, o “entusiasmómetro”, ou o concerto para a comunidade Surda em 5G. Para estas iniciativas foram reservados recursos específicos da rede, através de slicing. Mais uma prova do grande potencial da nova tecnologia móvel em eventos de grande dimensão como este, para aumentar a rapidez e qualidade de todas as interações, minimizando interferências.