FILMES DISTRIBUÍDOS PELA NOS AUDIOVISUAIS RECEBEM 56 NOMEAÇÕES AOS ÓSCARES® 2023

14 filmes distribuídos pela NOS Audiovisuais foram nomeados para a 95ª edição dos prémios da Academia de Cinema dos Estados Unidos, com um total de 56 nomeações em 17 categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega dos Óscares® 2023, que se realiza a 12 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

‘Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo’, foi o filme mais nomeado aos Óscares® deste ano, com 11 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz para Michelle Yeoh. A emocionante aventura de ação e ficção científica da dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert estreou em Portugal a 7 de abril de 2022 e será reposto brevemente nas salas de cinema.

Com 9 nomeações aos Óscares®  2023, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Ator para Colin Farrell, Os Espíritos de Inisherin’, integra também a lista dos filmes mais nomeados às estatuetas douradas. A comédia negra do realizador britânico Martin McDonagh, é uma das produções dos mais aguardadas do ano, e chega a 2 de fevereiro aos cinemas nacionais.

Em exibição nas salas de cinema portuguesas, ‘Os Fabelmans’, a obra mais pessoal de Steven Spielberg, recebeu 7 nomeações aos Óscares® em categorias como Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz (Michelle Williams) e Melhor Banda Sonora Original, para o compositor John Williams. Com 53 nomeações, Williams é o mais velho nomeado de sempre aos prémios da academia norte-americana.

Top Gun: Maverick’, o filme mais bem-sucedido da carreira de Tom Cruise, foi nomeado para 6 Óscares®. , incluindo Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Canção Original - ‘Hold My Hand”, de Lady Gaga. O fenómeno cinematográfico de Joseph Kosinski foi o filme mais visto nos cinemas portugueses em 2022, com mais de 714 mil espectadores em sala, e uma receita Box Office superior a 4,5 milhões de Euros.

Visto por mais de 912 mil espectadores só em Portugal, ‘Avatar: O Caminho da Água’ soma 4 nomeações aos Óscares®., nas categorias de Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. Em exibição nos cinemas desde 15 de dezembro de 2022, o novo sucesso de James Cameron continua a bater recordes de bilheteira, e alcançou já a 6ª posição em todo o mundo e a 3ª posição em Portugal na lista dos filmes mais lucrativos de sempre.

‘Babylon’ de Damien Chazelle, chegou aos cinemas na passada quinta-feira, 19 de janeiro, e conta com 3 nomeações aos prémios mais dispotados da indústria cinematográfica, incluindo Melhor Banda Sonora Original para Justin Hurwitz. O novo filme de Chazelle, transporta o espectador para a louca Hollywood dos anos 20 e conta no elenco com Margot Robbie, Brad Pitt, Diego Calva e Flea (baterista dos Red Hot Chili Peppers) entre outros grandes atores.

Dos filmes da NOS Audiovisuais nomeados à 95ª edição do Óscares®. destacam-se também ‘A Baleia’, o drama psicológico do realizador americano Darren Aronofsky, soma três nomeações nas categorias de Melhor Ator (Brendan Fraser), Melhor Atriz Secundária (Hong Chau) e Melhor Caracterização, e ainda a ‘A Voz Das Mulheres’ nomeado para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. ‘A Baleia’ marca o intenso e dramático regresso de Fraser ao grande ecrã, a 2 de março. O filme valeu já a Branden Fraser 20 prémios e 40 nomeações ao prémio de melhor ator, pela sua brilhante interpretação.

‘A Voz Das Mulheres’, a mais recente e aclamada longa-metragem de Sara Polley está nomeada para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado e tem estreia agendada nos cinemas para 9 de março.

‘Black Panther: Wakanda Para Sempre’ com 5 nomeações, ‘Pinóquio de Guillermo Del Toro’, nomeado a Melhor Filme De Animação; ‘Bardo: Falsa Crónica De Umas Quantas Verdades’ e ‘Império da Luz’, do realizador Sam Mendes - que chega aos cinemas a 23 de fevereiro, completam a lista dos filmes nomeados com distribuição pela NOS Audiovisuais, assim como ‘Viver’ (estreia a 30 de março), com 2 nomeações, para Melhor Ator (Bill Nighy) e Melhor Argumento Adaptado, e ‘Para Leslie’ – nomeado ao Óscar®. de Melhor Atriz (Andrea Riseborough), que estreia brevemente nas salas de cinema em Portugal.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal. A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em https://www.nos.pt/institucional