FUNDO “NOS 5G” TEM GESTÃO DA ARMILAR

Armilar Venture Partners, o maior operador privado de Venture Capital em Portugal, assegura a gestão do primeiro fundo de 10 milhões de euros, lançado pela NOS, para investir em startups com tecnologias inovadoras para o ecossistema 5G.

• Primeiro Fundo de investimento em Portugal orientado a startups posicionadas no ecossistema 5G tem gestão da Armilar Venture Partners, sociedade gestora de fundos de capital de risco independente, focada em investimentos em empresas de base tecnológica.
  • Fundo “NOS 5G” visa investir em soluções tecnológicas inovadoras baseadas ou potenciadas pelo 5G, abrangendo desde a infraestrutura de rede até aos produtos ou serviços para clientes.
  • Já em operação, o Fundo possui capital inicial de 10 milhões de euros e período de investimento estimado de cinco anos.
  • Para informações adicionais e submissão de propostas de investimento consultar https://www.nos.pt/institucional/PT/5G/maisiniciativas/Paginas/Fundo-NOS-5G.aspx.
A NOS estabeleceu uma parceria estratégica com a Armilar Venture Partners, o maior operador privado de Venture Capital em Portugal, para assegurar a gestão do primeiro Fundo de Investimento em startups de base nacional com investigação e desenvolvimento (I&D) em soluções enquadradas no ecossistema 5G.

Lançado no final de 2019, o “Fundo NOS 5G” conta com um montante inicial disponível de 10 milhões de euros e visa investir em empresas nascentes com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão diversas como a tecnologia de redes, Internet of Things (IoT), Data & Analytics, Cloud Computing, Realidade Virtual / Aumentada, Cibersegurança, entre outras.

O “Fundo NOS 5G” pretende privilegiar o investimento junto da comunidade de empreendedores em Portugal e em projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento, comummente designadas por fases early stage.

“A NOS orgulha-se de ter a Armilar Venture Partners como parceiro especializado na gestão do primeiro Fundo exclusivamente destinado a investir ativamente em empresas que possuam tecnologias e modelos de negócio que sejam potenciados e alavanquem a tecnologia 5G. Estamos certos de que este Fundo será uma valiosa ferramenta agregadora para explorar o potencial que a quinta geração de comunicações móveis encerra e posterior disponibilização dos benefícios para a economia e sociedade portuguesas”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS.

“Ter a oportunidade de gerir este fundo em parceria com a NOS é um motivo de grande satisfação para a Armilar, pois é mais uma prova da forte reputação que construímos no mercado de Venture Capital, em Portugal e no estrangeiro. Desenvolver esta parceria estratégica de longo-prazo numa área onde há grandes expetativas de geração de valor como é o 5G, ainda torna esta oportunidade mais desafiante”, afirma Joaquim Sérvulo Rodrigues, CEO da Armilar.

O “Fundo NOS 5G” já iniciou a sua operação, pelo que os empreendedores podem apresentar-se e submeter uma proposta de investimento seguindo as indicações no site da NOS, bem como através do site da Armilar.

Com a constituição do “Fundo NOS 5G” o operador nacional tornou-se a primeira empresa de comunicações a constituir um Fundo de investimento dedicado exclusivamente à quinta geração de redes móveis, consolidando a sua aposta de liderança no 5G e reforçando o seu compromisso quer com o desenvolvimento de um país tecnologicamente mais avançado e inovador, quer com os empreendedores portugueses.

Recorde-se que a NOS cobriu integralmente a primeira cidade em Portugal - Matosinhos -, com a quinta geração de comunicações móveis, e foi a primeira operadora a testar a tecnologia em ambiente real, bem como a lançar um smartphone preparado para a futura geração móvel.

Sobre a Armilar Venture Partners SGFCR, SA
A Armilar Venture Partners é líder em gestão de fundos de capital de risco em Portugal. Uma VC (Venture Capital) independente com uma história de 20 anos, com um registo de elevado desempenho e presença internacional, a Armilar investe em empresas onde os dados, a digitalização e a conectividade têm um papel central, com foco em projetos de forte base tecnológica nas fases early-stage. Atualmente, a Armilar tem um total de cerca de 260 milhões de euros sob gestão, distribuídos por vários fundos, e mobilizados tipicamente como principal investidor em transações nas fases seed e early-stage de empresas em Portugal, na Europa e nos EUA. Mais informação em www.armilar.com.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT, IoT e Cloud. Com uma rede preparada para o 5G e ao dotar a cidade de Matosinhos com a 5ª geração da rede móvel a NOS posiciona-se na linha da frente na implementação desta nova tecnologia e assume um papel de liderança na inovação associada às cidades inteligentes e ao desenvolvimento das sociedades 5.0.
Por outro lado, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta levou a NOS a subscrever a Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5ºC”, o que confirma o compromisso público da empresa para alinhar as suas emissões com as trajetórias de descarbonização, necessárias para limitar o aquecimento global. A NOS está no principal  índice bolsista nacional (PSI-20), conta com 4,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em http://www.nos.pt/institucional