INSPIRADO NAS FIGURAS DE BARRO DE ROSA RAMALHO ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ ESTREIA ESTA QUINTA-FEIRA NOS CINEMAS

COMUNICADO DE IMPRENSA
21/06/2023

Primeira longa-metragem portuguesa de animação em stop motion

Com as vozes de Victória Guerra, Ana Sofia Martins e Nuno Lopes, entre outros atores, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ do realizador Nuno Beato é a primeira longa-metragem portuguesa de animação em stop motion e chega aos cinemas já esta quinta-feira, dia 22 de junho.

Com banda sonora dos Gaiteiros de Lisboa, baseada nos cantos tradicionais transmontanos, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ desenrola-se numa aldeia imaginária, em Vale do Sarronco, Trás-os-Montes. Rosa (Victória Guerra) é uma profissional de sucesso, uma jovem mulher urbana, que vive uma vida agitada em busca da gratificação social que o dinheiro e a cidade parecem trazer-lhe. A morte súbita do avô que a criou e o sentimento de não ter devolvido esse amor levam-na de volta ao interior do país.

Graças a uma série de cartas e pistas que o seu avô lhe deixou, a protagonista de ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ irá dedicar-se a uma tarefa que a irá ajudar a fazer as pazes consigo mesma e com os outros, enquanto repara os erros passados do seu avô.

O projeto de Nuno Beato nasceu em 2014, e encontra as suas origens estéticas no mais profundo da cultura portuguesa. Inspirado nas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e na paisagem transmontana, o filme de animação de Beato faz a distinção entre a vida na cidade e o meio rural, abordando a forma como nos relacionamos com o outro.

‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ é uma história que traz à tona as contingências do dia-a-dia, que nos distanciam da necessidade intrínseca de vivermos ligados à comunidade e aos que nos são mais queridos.

Em ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ a caracterização dos meios urbano e rural distingue-se pelo uso de diferentes técnicas gráficas de animação, que dão corpo ao universo do filme: para a cidade a animação tradicional; para o campo o stop motion, aliado à animação de volumes. Nesta técnica única, por cada segundo de filmagem são precisas 12 fotografias de cena para criar a ilusão de movimento.

Com argumento de Possidónio Cachapa e Cristina Pinheiro, ‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ conta ainda no elenco com as vozes de António Durães, Celso Bugalho, Joana Brandão, João Tempera, Martim Balsa e Óscar Branco.

‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ teve a sua estreia mundial em 2022, no Annecy Festival Internacional de Cinema de Animação. O filme foi nomeado para a 36ª edição dos Prémios Goya na categoria de Melhor Filme de Animação, e passou pelo Monstra – Festival de Animação de Lisboa, em março, onde arrecadou o Prémio Especial do Júri, depois de receber vários prémios e distinções em diversos festivais nacionais e internacionais.

‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’ é uma coprodução da Sardinha em Lata, produtora de animação portuguesa, com França e Espanha. Um filme para todas as idades e gerações, e uma oportunidade única para uma ida ao cinema em família.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Festival De Cinema do Uruguai
Prémio Competição Internacional de Cinema Infantil - Sobre o qual o júri realçou "o desenvolvimento de personagens e animação excecional”, bem como "a sensibilidade com que a história é abordada”.

Delucc JR 2023
Prémio do Júri para Melhor Longa Metragem de Animação para maiores de 7 anos

Celtic Media Festival 2023
Prémio na Categoria Animação

Monstra Festival de Animação de Lisboa, Portugal 2023
Prémio Especial do Júri

Caminhos do Cinema Português Film Festival, Portugal, 2023
Melhor Banda Sonora Original

CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação, Portugal 2022
Grande Prémio Competição Internacional Longas-Metragens

Future Film Festival, Itália, 2022
Menção Especial para "Bper Green Future Prize"
?
Nomeações:
  • Prémios Goya na categoria de Melhor Filme de Animação
  • Online Film Critics Society Awards
  • Prémios CineEuphoria

Sinopse
‘Os Demónios Do Meu Avô’, do realizador Nuno Beato é o primeiro filme de animação português em stop motion. Inspirado nas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e na paisagem transmontana, com banda sonora dos Gaiteiros de Lisboa, a narrativa segue a história de Rosa (Victória Guerra), uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.

Links: Trailer | Materiais

A 22 DE JUNHO NOS CINEMAS

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal. A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em https://www.nos.pt/institucional