LIGA NOS JOGA PELOS DIREITOS HUMANOS

Associação à iniciativa da Amnistia Internacional para promover direitos humanos no desporto, num projeto de consciencialização para os Direitos Humanos através do desporto.

A NOS, através do seu apoio à Liga, é signatária desde a primeira hora da iniciativa da Amnistia Internacional “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos”, uma campanha que junta entidades governamentais, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, associações de jogadores, treinadores e árbitros, entre outros parceiros.

Para Ana Paula Marques, administradora da NOS, “saudamos esta importante iniciativa da Amnistia Internacional que tem na sua génese a luta pelos direitos fundamentais do ser humano. Desde 2015 que a Liga NOS se empenha em valorizar o futebol nacional com base nos princípios de fairplay e  respeito. Inclusiva e espetacular, a Liga NOS é o reflexo desse compromisso. Hoje, a NOS veste a camisola e Joga Pelos Direitos Humanos."

Por ser inclusivo, multicultural e influente na nossa sociedade, o desporto deve ser aproveitado para a promoção da igualdade, justiça e respeito pelo outro. Desta forma, o projeto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” pretende, com o apoio e esforço conjunto de entidades do setor desportivo e outros parceiros, abrir caminho a uma reflexão a partir dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao longo da época 2020/2021, e enquanto patrocinador principal da Liga, a NOS, juntamente com todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa, levará a cabo várias ações de sensibilização e educação para os Direitos Humanos. Um desses exemplos é a “Fair Play Selfie”, fotografia que une os capitães de equipa antes do início de cada partida, e que será utilizada para comunicar #EuJogoPelosDireitosHumanos ao longo de toda a época.

Entre os parceiros institucionais e organizações desportivas encontram-se a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P./Plano Nacional da Ética no Desporto, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Profissional/Fundação do Futebol, entre outros.