Liga Portugal, Samsung, NOS e SPORT TV promovem primeira transmissão de futebol em realidade virtual

Com a tecnologia imersiva dos óculos de realidade virtual Gear VR, será possível assistir ao jogo da Liga NOS FC Porto - SL Benfica no Estádio do Dragão

A Liga Portugal, a Samsung, a NOS e a Sport TV anunciam que o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no próximo dia 20 de setembro, a contar para a 5.ª jornada da Liga NOS, será a primeira partida de futebol no Mundo transmitida ao vivo, com multicâmaras, através dos óculos de realidade virtual Gear VR. A colocação de 5 câmaras no Estádio do Dragão dará ao utilizador a possibilidade de escolher diversos ângulos de transmissão do jogo, usufruindo de uma experiência imersiva 360º.

Portugal e a Liga entram assim para a história mundial da modalidade, criando uma nova forma de se assistir a conteúdos em direto.

“É com enorme orgulho que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional se associa a estes parceiros e a esta iniciativa revolucionária no paradigma do visionamento de um jogo de futebol. O encontro entre o FC Porto e o SL Benfica ganhará, deste modo, um ainda maior número de espectadores, a somar aos milhares de adeptos no Estádio do Dragão e aos milhões que irão seguir, com emoção, a transmissão televisiva. O futebol profissional português e a sua espetacularidade serão levados a um nível nunca visto. Por ser um evento pioneiro e pela mais-valia que o lançamento dos Samsung Gear VR representam, foi com imensa satisfação que a Liga Portugal recebeu, de braços abertos, este projeto”, afirma Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Graças à tecnologia imersiva, com rotação de 360º graus e qualidade de visualização cinematográfica, será possível assistir ao desenrolar do jogo em campo. A transmissão multicâmara em tempo real permite ver em 1.ª mão toda a ação no relvado no momento em que acontece.

“Este é, sem dúvida, um momento histórico para Portugal e, também, para a Samsung. O utilizador português já tem oportunidade de desfrutar de uma experiência verdadeiramente imersiva com os Samsung Gear VR, contudo, pela primeira vez em multicâmara, poderá sentir todas as emoções de um jogo de futebol da forma mais emocionante até hoje”, refere Frederico Paiva, Diretor de Negócio da Samsung Portugal. “Sabemos que o futebol é um passion point dos portugueses, pelo que esta iniciativa, a primeira do género a nível mundial, possui todos os ingredientes para que os utilizadores tenham acesso a uma experiência que promete mudar a forma como olhamos para a transmissão de conteúdos ao vivo”.

Os que não podem estar no Estádio do Dragão terão, na loja da marca Samsung no Fórum Almada e nos cinemas NOS do Colombo, a possibilidade de assistir à transmissão normal do jogo, podendo também ter acesso à transmissão exclusiva através do Gear VR.

“A NOS como Sponsor da Liga NOS e parceiro tecnológico desta ação, congratula-se por voltar a fazer história na transmissão de conteúdos desportivos em Portugal. Depois de ter sido o primeiro operador a transmitir em direto e em 3D um jogo da seleção nacional e a final de golfe do Masters Augusta, em 2010 e mais recentemente conteúdos de surf em ultra alta definição (4k), a NOS dá mais um passo na experiência que proporciona aos Portugueses”, refere Hugo Figueiredo, Diretor de Marca e Comunicação da NOS.

De referir que a NOS viabiliza a transmissão em realidade virtual diretamente do estádio para os equipamentos Samsung Gear VR através de uma rede de fibra ótica resiliente de 1 Gbps  e de uma rede 4G com 300 Mbps, implementadas temporária e exclusivamente para o efeito.

“É com satisfação que a SPORT TV se associa à transmissão em directo de um evento desportivo para ser visto através de óculos de realidade virtual permitindo uma experiência 360º ao seu utilizador. Desde o lançamento do primeiro canal premium de desporto em Portugal, passando pela primeira transmissão em Portugal de um evento desportivo em direto em alta definição (HD), pelo formato 16:9 nos seus canais e pela app multiscreen para tablets, smartphones e computadores pessoais, que a SPORT TV se encontra na vanguarda da inovação tecnológica associada às transmissões de eventos desportivos em direto”, refere Rolando Oliveira, Administrador da SPORT TV.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras que redefinem o universo das TVs, smartphones, wearables, tablets, câmaras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores. Estamos, ainda, na vanguarda da Internet of Things (Internet das Coisas) através, entre outras, das nossas iniciativas nas áreas da Digital Health (Saúde Digital) e Smart Home (Casa Inteligente). A Samsung conta com 310,000 colaboradores em 84 países. Para mais informações, por favor visite www.samsung.com e o nosso blog oficial em global.samsungtomorrow.com

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado.

É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal.

No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.

A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), com uma capitalização superior a 2,5 mil milhões de euros e conta com mais de 3,7 milhões de clientes móveis, 1,5 milhões de clientes de televisão, 1,5 milhões de clientes de telefone fixo e 1,067 milhões de clientes de internet de banda larga fixa.

Sobre a SPORT TV

Desde 1998, ano do lançamento do primeiro canal premium de desporto em Portugal, que a SPORT TV oferece uma vasta cobertura de todo o universo do desporto, transmitindo as mais importantes competições a nível nacional e internacional, o que permite posicionar-se como o palco do desporto por excelência.

Atualmente a oferta de canais SPORT TV conta com 5 canais nacionais, SPORT.TV1, SPORT.TV2, SPORT.TV3, SPORT.TV4 e SPORT.TV5 todos disponíveis também em HD e através da app Multiscreen para tablets, smartphones e computadores pessoais e ainda com os canais internacionais  SPORT.TV ÁFRICA1,  SPORT.TV ÁFRICA2 e o SPORT.TV AMÉRICAS. Para mais informações, por favor visite www.sporttv.pt.

(comunicado na íntegra em anexo)