NOS APOIA EMPRESAS A DAR O SALTO PARA O 5G

• FAST 5G é o novo programa da NOS de aceleração de projetos empresariais em 5G
  • Iniciativa arranca a 3 de março com webinar aberto a todos os interessados
  • Programa para implementar soluções inovadoras assentes em 5G desenvolve-se em parceria com a Fábrica de Startups

Consciente do valor disruptivo da nova geração de redes móveis, a NOS pretende acelerar a utilização de 5G nas empresas portuguesas de grande dimensão e em forte crescimento e, assim, contribuir para a sua competitividade e para o desenvolvimento económico do país.
O novo programa FAST 5G nasce com o objetivo de acelerar a adoção de soluções inovadoras assentes em 5G que enderecem os desafios das empresas nacionais do setor industrial.
Em parceria com a Fábrica de Startups, a iniciativa desafia os participantes a encontrar oportunidades de resolver problemas concretos e acelerar a transformação digital a partir das tecnologias potenciadas pelo 5G, incluindo Internet of Things, Data Analytics, Cloud Computing, Realidade Virtual e Aumentada ou Cibersegurança entre outras.
“Apoiar a inovação do tecido empresarial faz parte da liderança da NOS no 5G. Queremos colocar os nossos recursos, humanos e tecnológicos, e a nossa rede de suporte ao ecossistema de inovação, ao serviço de todo o tecido empresarial, desde startups a grandes negócios. E, desta forma, facilitar a jornada de digitalização das empresas portuguesas, a qual será altamente impulsionada pelo 5G.” afirma João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações.
Com  início a 3 de março, o FAST 5G está estruturado em três fases: imersão, ideação e conceção. A imersão será realizada através de um webinar inicial,  focado na apresentação e análise de use cases de sucesso na aplicação industrial do 5G. É aberto a todos os interessados através de inscrição.
A fase seguinte, direcionada às empresas candidatas selecionadas, contempla a realização de ideation sprints para identificação de problemas e brainstorming de soluções e tem a duração de aproximadamente dois meses.
A última fase, conceção, consiste na apresentação, à gestão de topo de cada empresa participante, das propostas de transformação baseadas em tecnologia 5G, tendo em conta a viabilidade das soluções escolhidas e a criação de um business case, incluindo quantificação dos benefícios e estimativa do investimento necessário.
O FAST 5G é sustentado na metodologia FastIdea da Fábrica de Startups, baseada nos conceitos de design thinking, lean startup e agile development, aplicada já em mais de 100 programas em Portugal.
Este programa, sem qualquer custo associado para as empresas selecionadas, conta com a participação dos facilitadores João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações, António Lucena de Faria, Founder e CEO da Fábrica de Sartups, Pedro Machado, Head of B2B New Business na NOS, André Marquet, Co-Founder da Productized, e Miguel Adrego, 5G B2B Team Lead na NOS.
Mais informação e inscrições no programa em https://www.fast5g.pt/.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.
A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa. Mais informação em http://www.nos.pt/institucional

Sobre a Fábrica de Startups
A Fábrica de Startups, elemento ativo do ecossistema empreendedor português, tem na sua génese o apoio a novas empresas e tem vindo a destacar-se como líder na criação e desenvolvimento de startups com produtos e serviços inovadores.
Com presença nacional e internacional, a Fábrica de Startups posiciona-se como a aceleradora de excelência no apoio a startups no seu processo de internacionalização, em particular como ponte na relação entre os continentes da Europa, Ásia e América do Sul.