NOS APOIA ENTRAJUDA COM MAIS DE UM MILHAR DE CAIXAS PLÁSTICAS DE ARMAZENAMENTO

No âmbito da sua política de responsabilidade social e ambiental, a NOS doou mais de 1000 caixas plásticas de armazenamento à ENTRAJUDA, parceira solidária de longa data da empresa, potenciando a circularidade de recursos.

As caixas excedentárias das operações da área de Logística da NOS serão reutilizadas por instituições particulares de solidariedade social para armazenamento temporário de bens e apoio ao transporte e distribuição de alimentos,  atividades especialmente relevantes durante a quadra natalícia. Desta forma, a operadora contribui para dar uma nova vida a centenas de caixas, de ampla durabilidade e resistência, que não estavam a ser utilizadas nos seus armazéns, evitando o tratamento de mais de três toneladas de resíduos de plástico e o consumo adicional de recursos necessários à produção de novos materiais.

Para Isabel Borgas, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da NOS, “esta é mais uma iniciativa que denota o propósito de tornar a operação da NOS mais sustentável, minimizando os excedentes e redirecionando materiais em bom estado de conservação, mas de alguma forma excedentários, para novos usos. No âmbito da parceria de continuidade que a NOS mantem com a ENTRAJUDA e da capacidade que esta instituição tem para canalizar para as IPSS a ajuda que mais precisam, esta doação permitirá, nesta época que se aproxima, apoiar a gestão do banco de bens doados e a distribuição dos mesmos”.

“A doação recebida de caixas de plástico duro reveste elevada utilidade para as instituições sociais apoiadas pela ENTRAJUDA, pois permite o acondicionamento de bens que recebem, facilita o armazenamento dos mesmos e até a entrega às famílias ajudadas. Foram entregues pelo Banco de Bens Doados a várias dezenas de organizações que podem assim ver facilitada a atividade que desenvolvem e não teriam possibilidade de as adquirir. A título de exemplo, foram entregues à Refood para transporte de pão e bolos recolhidos pelos vários núcleos, ou aos Bancos Alimentares para acondicionamento de materiais usados nas campanhas de recolha. Acresce a componente ambiental pela reutilização destas caixas de plástico que podem assim ganhar uma vida nova”, refere Isabel Jonet, Presidente da ENTRAJUDA.

Esta ação enquadra-se nos princípios de Economia Circular promovidos pelo Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, que visa dar nova vida a equipamentos e utilitários que teriam como destino provável a destruição, protegendo o ambiente e, neste caso específico, contribuindo para reforçar a rede de solidariedade social. As 1100 caixas doadas pela NOS serão entregues a instituições que delas necessitam para o desenvolvimento das suas atividades de luta contra a pobreza, prolongando assim a vida útil de mais de 3 400 kg de plástico.

Esta iniciativa enquadra-se no objetivo da NOS de redução do consumo de plástico, eliminando progressivamente os plásticos de utilização única e promovendo a reutilização deste tipo de material. Recorde-se que já este ano, no âmbito da campanha interna “Mergulha nesta onda contra o plástico”, a NOS eliminou as garrafas e copos de plástico nos seus edifícios, oferecendo aos colaboradores, em substituição, garrafas de vidro. A empresa estima que esta medida permita evitar a produção de cerca de quatro  toneladas de resíduos de plástico por ano.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica.

No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.

A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com 4,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em http://www.nos.pt/institucional

Sobre a ENTRAJUDA

A ENTRAJUDA é uma IPSS com um projeto inovador na área da solidariedade social, empenhada em ajudar instituições de solidariedade a melhorarem a sua gestão e organização, para que possam combater, com maior eficácia e calor humano, a pobreza em Portugal.

Reconhecendo a existência de necessidades diversas das instituições de solidariedade em materiais e equipamentos, a ENTRAJUDA, decidiu estruturar uma área destinada a fazer chegar às instituições que apoia produtos não alimentares doados por empresas e particulares: o BANCO DE BENS DOADOS.

A estratégia de luta contra a exclusão e a discriminação do BANCO DE BENS DOADOS passa pela entrega profissionalizada e criteriosa de bens com utilidade social a Instituições de Solidariedade, selecionadas e acompanhadas pela ENTRAJUDA e localizadas em território nacional. Estes produtos podem ser utilizados na própria instituição ou encaminhados para as famílias beneficiárias.

Tem um duplo objetivo: de carácter social, ao potenciar o trabalho das Instituições de Solidariedade Social, distribuindo-lhes bens e produtos doados por empresas ou particulares, em estado novo ou passíveis de reutilização; de carácter ambiental, ao contribuir para o aproveitamento ou correta destruição de bens que deixaram de ter valor nas entidades doadoras e que, de outra forma, seriam desperdiçados com os inerentes custos ambientais. http://www.entrajuda.pt