NOS APOIA STARTUP PORTUGUESA MODATTA NO ÂMBITO DE PROGRAMA EUROPEU

• Digital Volunteers - Mentors Program aproxima pequenas empresas com potencial de crescimento a grandes tecnológicas

• NOS foi convidada pela Comissão Europeia para participar no projeto piloto e escolheu ser mentora da Modatta

• Startup Modatta criou solução que permite aos consumidores vender os dados a empresas, garantindo o respeito pela privacidade

Reconhecida pela sua capacidade de inovação e track record na digitalização da sociedade portuguesa, a NOS foi convidada pela Comissão Europeia para integrar o Digital Volunteers - Mentors Program, iniciativa fomenta a aproximação de pequenas e médias empresas (PME) com elevado potencial de crescimento a grandes empresas de tecnologia e inovação.

No âmbito desta iniciativa, que conta com a participação de mais de 50 grandes empresas em toda a Europa, a NOS abraçou o desafio de apoiar a startup portuguesa Modatta, com um programa de mentoria que abrange as vertentes técnica, de negócio e de posicionamento no mercado.

“A NOS não hesitou em integrar o programa criado pela Comissão Europeia e escolheu ser mentora da Modatta, uma empresa que acompanha há algum tempo e que apresenta um modelo de negócio inovador, com uma proposta promissora e muito relevante, tanto para as empresas, como para os cidadãos. Acreditamos que estas iniciativas podem realmente marcar a diferença no caminho da inovação em Portugal”, afirma Tiago Ribeiro, B2B Business Development Director da NOS.
Criada por Rodrigo Moretti e Eduardo Pinto Basto, a Modatta tem como missão garantir que os dados pessoais possam ser tratados com a devida proteção e gerar uma partilha de valor, justa e transparente, tanto para as empresas como para os utilizadores.
Consciente das questões éticas inerentes à privacidade dos dados, a Modatta criou uma aplicação móvel inovadora através da qual os utilizadores decidem se querem disponibilizar dados às marcas e que dados pretendem ceder às marcas, tendo a oportunidade de receber uma remuneração por isso, após resposta a campanhas direcionadas ao seu perfil. Com esta solução, a startup pretende construir a maior base de dados descentralizada, com informações pessoais de qualidade e consentidas, que permite a qualquer utilizador controlar os seus dados pessoais, ao mesmo tempo que possibilita às marcas segmentar a audiência, garantindo uma gestão ética e responsável dos dados.

“Para a Modatta, é um privilégio contar com o apoio de uma empresa como a NOS, que tem acompanhado o nosso crescimento desde o início. Queremos tirar partido do conhecimento e experiência da NOS para fazermos crescer o negócio e acelerar o plano de entrada e expansão de mercado. Temos como objetivo chegar a mais de 250k utilizadores em Portugal até o final deste ano, e atingir a meta de 1M de utilizadores antes do final de 2022”, afirma Rodrigo Moretti, co-fundador da Modatta.

Através da proximidade com a NOS e do programa de mentoria, a Modatta espera ultrapassar desafios que passam por otimizar e escalar a infraestrutura de cloud, de modo a garantir segurança e flexibilidade e conseguir atender às variações da procura por parte de vários tipos de negócio, assegurando, ao mesmo tempo, sustentabilidade económica. Além disso, a Modatta pretende ainda usar os canais certos para promover a marca e fazê-la chegar a um maior número de indivíduos e de empresas. Simultaneamente, tenciona fazer crescer a credibilidade da marca e chegar aos decisores certos em marcas de renome.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.
A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa. Mais informação em http://www.nos.pt/institucional

Sobre a Modatta

A ideia da Modatta surgiu em 2019, quando o RGPD estava a ser implementado nas empresas, e o utilizador, elemento fulcral nesta equac¸a~o, na~o estava a receber a atenc¸a~o devida e a ser considerado como parte da soluc¸a~o. Eduardo Pinto Basto e Rodrigo Moretti, fundadores da Modatta e amigos desde os tempos da faculdade, criaram a soluc¸a~o para este problema, pensando nos utilizadores em primeiro lugar. Na Modatta, as pessoas te^m o total controlo sobre a sua privacidade. Todos os dados existem apenas no telemo´vel do utilizador e, por isso, este tem controlo absoluto na forma como eles sa~o processados.

A Modatta permite que as empresas criem campanhas para qualquer necessidade do seu funil de vendas e fac¸am uma segmentac¸a~o da potencial audie^ncia atrave´s do uso de qualquer datapoint. Esta startup portuguesa apresenta uma alternativa aos modelos intrusivos de marketing utilizados atualmente, ja´ que oferece um canal onde empresas e indivi´duos podem estabelecer voluntariamente relac¸o~es positivas, baseadas em privacidade e respeito.