NOS APRESENTA RESULTADOS REFERENTES AO ANO DE 2014

Principais Destaques

• O ritmo operacional permaneceu muito forte nos serviços de comunicações, com ganhos de quota de mercado e com melhoria das tendências do desempenho financeiro dos serviços de comunicações.
  • Melhoria sequencial dos resultados financeiros face ao período homólogo refletindo a forte progressão operacional ao longo do ano, bem como o ritmo intenso de crescimento e de investimento no reforço da posição competitiva no mercado nacional.

Destaques Operacionais

• O crescimento do número de serviços registou um novo recorde, com adições líquidas de 165,3 mil no último trimestre, atingindo 7,6 milhões.
  • O número de serviços convergentes registou mais um trimestre de forte crescimento, com a adição de 365,5 mil novos serviços, atingindo 1,853 milhões. Os clientes convergentes já representam 29.2% da base de clientes de fixos, ou 385 mil clientes, pouco mais de um ano após o lançamento dos pacotes convergentes.
  • O número de subscritores de serviços de televisão aumentou pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2012, com adições líquidas de 7,1 mil clientes, no último trimestre do ano.
  • O número de subscritores de móvel aumentou 12,3% para 3,643 milhões, com adições líquidas de 107,4 mil subscritores no quarto trimestre de 2014 e com um aumento de 137,5 mil clientes no serviço pós-pago, refletindo positivamente a aposta nos produtos convergentes.
  • O número de utilizadores da plataforma IRIS aumentou 60 mil, no último trimestre do ano, e já representam 81,4% da base de clientes de 3,4 & 5P. No 4º trimestre, a IRIS registou mais de 140 milhões de interações por dia, mais de 90 mil streams no período de pico e 165 mil acessos únicos ao Youtube player.
  • Os serviços de Banda Larga fixa aumentaram 7,7% para os 993 mil.
  • A base de subscritores de telefone fixo verificou uma inflexão positiva no trimestre, com um crescimento de 0,9%, atingindo 1,477 milhões.
  • O ARPU no acesso fixo residencial aumentou 9,8% para 39,8 euros, reflectindo o crescimento do número de serviços vendidos.
  • O número de serviços empresariais aumentou 8,4% para 1,065 milhões, com crescimento de serviços de televisão paga de 24%, para 85,4 mil, de banda larga fixa de 19,8% para 109,2 mil e de 6,7% nos serviços móveis para 668,9 mil.
  • No último trimestre de 2014, a NOS continuou a aumentar penetração da sua rede fixa de nova geração, aumentando o número de casas com acesso em cerca de 70 mil. O número de lares com cobertura aumentou 2,6% para 3,326 milhões.

Destaques Financeiros

• As Receitas de Exploração atingiram 353,8 milhões de euros no 4º trimestre, mais 6 milhões de euros que o trimestre anterior e apenas 0,7% abaixo do trimestre homólogo. O último trimestre do ano representou o melhor trimestre de 2014 e representa uma significativa melhoria face ao início de 2014. Apesar da melhoria sequencial em todos os trimestres, as receitas totais de 2014 apresentam uma quebra de 3% para 1,383 mil milhões de euros.
  • O EBITDA consolidado registou uma evolução positiva sequencial em todos os trimestres tendo registado uma quebra de 4,9% para 510,5 milhões de euros em 2014. Considerando o contributo das operações de empresas associadas e joint ventures o EBITDA registou uma quebra de 3% para 524,4 milhões de euros.
  • Capex total aumentou 38,9% para 374,4 milhões de euros, com o CAPEX não recorrente a passar de 8,1 milhões, em 2013, para 98,6 milhões de euros em 2014.
  • O Resultado Líquido, em 2014, aumentou 17,8% para 74,7 milhões de euros. No quarto trimestre o Resultado Líquido atingiu 12,3 milhões de euros, valor que compara com resultados negativos de 13,1 milhões de euros no trimestre homólogo de 2013.
SERVIÇOS CONVERGENTES IMPULSIONAM NOVO TRIMESTRE RECORDE NO CRESCIMENTO DE SERVIÇOS

As ofertas convergentes continuam a impulsionar o crescimento de serviços prestados pela NOS, contribuindo para um novo trimestre recorde. O quarto trimestre foi o melhor trimestre de sempre em termos de serviços vendidos. O número de serviços convergentes registou a adição de 365,5 mil novos serviços, atingindo 1,853 milhões.

Para este desempenho contribuiu o significativo crescimento de serviços móveis com o número de clientes a aumentar 12,3% para 3,643 milhões, e com adições líquidas de 107,4 mil subscritores no quarto trimestre de 2014. No mesmo período, o número de clientes pós-pagos aumentou 56,4% para 1,552 milhões. É importante registar ainda que os utilizadores de smartphones representam já cerca de 43% dos clientes de telemóvel da NOS, factor muito relevante na potenciação da utilização de dados móveis.

No final do ano, a NOS prestava mais de 7,610 milhões de serviços, ou seja, mais 5,5% que em igual período do ano passado.

A plataforma IRIS, o interface de vanguarda da NOS, também verificou uma excelente performance, registando 256 mil adesões líquidas em 2014. O parque atual de clientes com IRIS ascende a 693,6 mil.

Nos clientes de televisão por subscrição é de realçar ainda o facto de, pela primeira vez desde o início de 2012, se terem verificado, no quarto trimestre, adições líquidas positivas de 7,1 novos subscritores, resultado do crescimento quer da base de clientes de acesso fixo, quer de acesso por satélite.

O desempenho da banda larga fixa continuou, em 2014, a ser positivo ao registar um incremento de 7,7% para os 993 mil subscritores.

Ao nível do segmento empresarial, o último trimestre ficou marcado por um grande dinamismo nas diferentes áreas de negócio, com aumentos do número de clientes de televisão, internet e móvel. No terceiro trimestre foram conquistados importantes clientes corporate, cujo impacto positivo nos resultados financeiros começarão a sentir-se ao longo de 2015.

Nos audiovisuais e cinemas, a receita média por bilhete situou-se nos 4,7 euros, com o número de bilhetes vendidos a reduzir-se em 7,9% para 7.277,5 milhões, melhor do que a performance do mercado como um todo, e não obstante a melhoria de 6,8% verificada no último trimestre face ao trimestre homólogo de 2013.

RESULTADO LÍQUIDO ATINGE 74,7 MILHÕES DE EUROS,
MAIS 17,8% QUE EM 2013

A NOS atingiu, em 2014, um resultado líquido de 74,7 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 17,8% face ao período homólogo de 2013. No último trimestre de 2014, o Resultado Líquido aumentou para 12,3 milhões de euros, valor que compara com 13,1 milhões de euros negativos registados no período homólogo de 2013.

As Receitas de Exploração decresceram apenas 0,7% no quarto trimestre, com um decréscimo anual significativamente mais reduzido das receitas de telecomunicações de 0,5% para os 335,8 milhões de euros. Em 2014, as Receitas de Exploração decresceram 3% quando comparadas com o período homólogo de 2013, para 1,383 mil milhões de euros.

O EBITDA consolidado recuou 4,9% quando comparado com o período homólogo de 2013, para 510,5 milhões de euros., Considerando o contributo das operações de associadas e joint-ventures, o EBITDA atingiu 524,4 milhões de euros, ou seja, uma redução de 3% face a 2013.

O Capex Total aumentou 38,9% para 374,4 milhões de euros, estimando-se que o mesmo continue a aumentar em 2015 devido à anunciada estratégia da empresa de expandir a sua rede e crescer a sua quota de mercado.

No final de 2014, a dívida financeira líquida situou-se nos 983,5 milhões de euros, ou seja, 1,9x o EBITDA.

(comunicado na íntegra em anexo)