NOS DESENVOLVE SOLUÇÃO DE MOBILE EDGE COMPUTING EM 5G UTILIZANDO TECNOLOGIAS GOOGLE CLOUD

• Processamento de dados mais próximo do cliente
  • Menor latência e maior capacidade de processamento
  • Primeira solução MEC desenhada e implementada em Portugal
A NOS reafirma a sua liderança no 5G em Portugal ao ser a primeira a desenvolver e disponibilizar Mobile Edge Computing (MEC) na sua rede 5G, possibilitando um maior processamento de dados praticamente em tempo real. A solução de MEC, já foi implementada na rede e conta com uma arquitetura inteiramente desenhada na NOS em parceria com a Google Cloud.

O Mobile Edge Computing é uma componente de rede 5G que permite que as aplicações, que normalmente correm em datacenters centrais ou na Cloud, corram na periferia (edge) da rede, permitindo um processamento de dados mais próximo do local onde são gerados, ou seja no cliente. Ao processar os dados localmente, o tempo de processamento e resposta são instantâneos, o que é essencial para aplicações como condução de veículos autónomos, drones e robôs colaborativos, ou análise de vídeo em tempo real.

Baseada em tecnologias Google Cloud, a solução de MEC da NOS já está disponível na sua rede Live, já tendo sido realizadas várias provas de conceito, nomeadamente na área do streaming de vídeo na área do computer vision onde se destacam aplicações com processos de inferência onde o processamento em tempo real é critico para o seu bom desempenho, entre outras.

O MEC da NOS é uma solução cloud native, que além de uma resposta imediata (baixa latência) e elevadíssima capacidade de processamento, assegura um conjunto de funcionalidades adicionais, tal como a capacidade de gerir várias aplicações em simultâneo – suportado em Google Distributed Cloud – , e o processamento de imagem e vídeo (assegurado por GPUs Nvidia), desbloqueando um conjunto de novas oportunidades relacionadas com inteligência artificial e computer vision.

Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS, sublinhou: “O MEC é mais um passo na jornada de evolução do 5G, que a NOS está a liderar em Portugal, desde o primeiro momento. Acreditamos que esta nova solução irá facilitar uma série de aplicações que exigem um processamento em tempo real, em setores fundamentais como a saúde, segurança pública ou a indústria. Vamos continuar a impulsionar o desenvolvimento tecnológico do País, recorrendo aos melhores parceiros, como a Google Cloud.”