NOS é a 5º melhor empresa de Telecomunicações na Europa em matéria de Sustentabilidade

• Ranking internacional distingue desempenho da NOS, principalmente na dimensão Ambiente
  • Empresas com melhor pontuação entram nos índices da família Euronext VigeoEiris
  • Até 2030, a NOS quer reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs) e em 75% a emissão de gases com efeito de estufa, e aumentar em 80% o consumo de energias verdes
 A NOS é a 5ª empresa melhor classificada a nível europeu no VigeoEiris ESG Rating – um rating internacional de elevada credibilidade e reconhecimento no mercado financeiro, desenvolvido pela VigeoEiris, uma afiliada da Moody´s. A NOS foi classificada com o nível “Advanced”, obtendo uma pontuação de 60 em 100, num estudo onde foram avaliadas 41 empresas de telecomunicações.

O VigeoEiris ESG Rating avalia a capacidade de as empresas integrarem fatores de sustentabilidade na sua estratégia e práticas de gestão, com o propósito de promover o crescimento económico, o investimento responsável e a criação de valor a médio e longo prazo. As empresas com a melhor pontuação neste rating são selecionadas para integrar os índices da família Euronext VigeoEiris.

O estudo incide em seis dimensões: Comportamento da Empresa, Direitos Humanos, Ambiente, Envolvimento com a Comunidade, Governo da Sociedade e Recursos Humanos. A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, refletindo um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da Empresa ao longo dos últimos anos.
  1. Objetivos e metas de redução de energia e emissões
Em 2019, a NOS aderiu à Carta de Compromisso Business Ambition for 1.5ºC, uma iniciativa do secretário geral das Nações Unidas, tornando-se uma das primeiras empresas portuguesas a integrar este movimento global.

Com base em cenários de evolução do negócio no médio prazo, foram projetados consumos e emissões e definidas metas até 2030:
  • Reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs), em relação a 2015
  • Reduzir em 75% a pegada de carbono da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2), em relação a 2015
  • Consumir 80% de eletricidade proveniente de energias renováveis
As metas definidas estão alinhadas com o consenso científico e social sobre o contributo necessário do setor privado para a transição de baixo carbono.
  1. Implementação de medidas de eficiência energética
Entre 2015 e 2019, a NOS reduziu em 62% o seu consumo de energia por tráfego de dados. Este resultado reflete o investimento que a empresa tem vindo a fazer:
  • Na rede de acesso, através da sua modernização integral, reforço de capacidade e instalação de equipamentos mais eficientes, resultando em poupanças de energia na ordem dos 25%, para a mesma capacidade de tráfego;
  • Nos edifícios administrativos e na rede de lojas próprias, através da modernização e otimização do funcionamento dos sistemas de climatização e instalação de iluminação LED, que colocam a NOS na trajetória de cumprimento dos objetivos definidos para 2020:  menos 9% de consumo de energia nos edifícios e menos 35% de consumo de energia nas lojas próprias, em relação aos valores de 2015;
  • Na frota automóvel, com a transição progressiva de todo o parque para viaturas elétricas e introdução de mais postos de carregamento elétrico nos diferentes edifícios da NOS;
  • Na cultura interna, através de medidas de incentivo à redução da pegada ambiental dos colaboradores incluindo a oferta de condições especiais para aquisição de viaturas e bicicletas elétricas; a disponibilização de estacionamento gratuito para bicicletas em todos os edifícios; e a dinamização do programa “Boleias”, que incentiva os colaboradores a partilharem viatura nas deslocações de e para o escritório, e nas viagens profissionais entre cidades.
  1. Gestão de Resíduos e Economia Circular

Também no âmbito da gestão do ciclo de vida dos seus produtos e serviços, a NOS tem vindo a implementar medidas para tornar a sua operação mais eco eficiente, tais como:
  • Recolha e recolocação no mercado de equipamentos utilizados no serviço fixo (boxes de TV, routers) evitando o consumo adicional de matérias-primas e energia, e aumentando os níveis de circularidade dos processos da empresa. A percentagem de recolha destes equipamentos situa-se atualmente nos 83%, um aumento de 13 pontos percentuais entre 2015 e 2019.
  • Implementação de sistemas de recolha seletiva que garantem, desde 2015, o encaminhamento para reciclagem multimaterial ou valorização energética, de mais de 95% do total de resíduos produzidos na sua operação.
  • Implementação de ações de sensibilização junto de colaboradores e parceiros sobre os impactes ambientais dos resíduos de plástico e boas práticas individuais para reduzir a sua produção. Em 2019, a NOS eliminou os copos de plástico das máquinas dispensadoras de água nos seus edifícios e reduziu em 8% as embalagens e outros resíduos de plástico.
  • Protocolos com organizações do terceiro setor para doação de equipamentos e materiais usados, como desktops, monitores e acessórios, aumentando a vida útil destes recursos e apoiando a atividade das instituições parceiras.
  1. Sistema de Gestão Ambiental

A NOS possui um sistema de gestão ambiental certificado de acordo com a norma ISO 14001:2015 e que abrange cerca de 90% dos seus colaboradores. O sistema de gestão ambiental - bem como os sistemas de gestão da qualidade (certificação ISO 9000:2015) e de saúde e segurança no trabalho (ISO 45001:2018) - é avaliado de forma sistemática, assegurando a monitorização dos objetivos e metas definidos e a melhoria contínua do desempenho.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. No mercado empresarial oferece um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT, IoT e Cloud.
Com uma rede preparada para o 5G e ao dotar a cidade de Matosinhos com a 5ª geração da rede móvel a NOS posiciona-se na linha da frente na implementação desta nova tecnologia e assume um papel de liderança na inovação associada às cidades inteligentes e ao desenvolvimento das sociedades 5.0.

Por outro lado, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta levou a NOS a subscrever a Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5ºC”, o que confirma o compromisso público da empresa para alinhar as suas emissões com as trajetórias de descarbonização, necessárias para limitar o aquecimento global.

É líder na distribuição e exibição cinematográficas com uma quota de 61,5% das receitas brutas sendo o exibidor com mais complexos (31) e salas (218).
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com 4,9 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em http://www.nos.pt/institucional