NOS e NOVA FCT juntas para promover cooperação entre Academia e Empresas

A NOS e a Nova Faculdade de Ciências e Tecnologia (Nova FCT) assinaram, ontem, um protocolo com o objetivo de promover a cooperação entre a academia e as empresas, visando um maior desenvolvimento dos campos da ciência, engenharia e tecnologia, em Portugal.

Através deste protocolo, que deverá vigorar pelo período de três anos, a NOS passará a apoiar a atribuição de uma bolsa de estudo por ano, de forma a incentivar a qualificação de mais pessoas em ciência e tecnologia. As duas entidades deverão também colaborar em atividades de investigação e inovação, promovendo a transferência de tecnologia e conhecimento.

Está prevista ainda uma maior proximidade entre o meio empresarial e o meio académico para o desenvolvimento de estágios curriculares, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, bem como a colaboração para o desenvolvimento de cátedras.

Desta forma, pretende-se promover uma maior qualificação dos jovens em áreas vitais para a sociedade, aumentando as oportunidades de formação e promovendo mais oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, espera-se um maior intercâmbio de know-how e conhecimento, impulsionando o desenvolvimento de novas respostas a desafios concretos da sociedade e economia.

Luís Nascimento, Administrador da NOS, sublinha: "Acreditamos que a ligação entre as empresas e o meio académico é importantíssima para a transferência de conhecimento entre instituições e a criação de valor para a sociedade. Com esta parceria queremos contribuir para o enriquecimento da nossa economia e, simultaneamente, identificar e promover jovens talentos que queiram fazer parte deste ecossistema.”

Ana Rodrigo Gonçalves, Head of Partnerships & Engagement da NOVA FCT defende que, “É essencial ampliar os espaços de diálogo entre universidades e empresas para que possamos antecipar as necessidades de formação universitária frente aos desafios de um mercado cada vez mais tecnológico. Essas parcerias são cruciais para aproximar as instituições de ensino superior ao mundo empresarial, promovendo uma mudança de paradigma: as universidades não devem ser vistas apenas como locais de transmissão de conhecimento, mas também como centros criativos que facilitam o contato direto com as principais empresas nacionais, como a NOS. O feedback dos estudantes revela que a transição para o mercado de trabalho é uma das suas maiores preocupações, e acreditamos que essa preparação deve ser cada vez mais impulsionada por uma colaboração estreita entre universidades e empresas.