NOS EMITE 100 MILHÕES DE EUROS EM LINHA DE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL

16/ 12/ 2020

A NOS vai efetuar a primeira emissão de uma linha de financiamento sustentável de um Operador de Telecomunicações em Portugal. A linha de papel comercial será emitida pelo BBVA, num montante de 100 milhões de euros e com maturidade em 2026.

Com esta operação, a NOS liga de forma tangível uma parte do seu custo de financiamento ao seu desempenho ao nível da Sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis da Organização, em atingir metas best in class em indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
A NOS mantém, também, o seu custo médio da dívida em patamares muito atrativos face às suas congéneres nacionais e europeias, como o demonstra o custo médio da dívida de 1,2% reportado para os primeiros nove meses de 2020. A NOS apresenta, ainda, um rácio de endividamento Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Leasings de 1,4x, um valor bastante abaixo das outras empresas do setor das Telecomunicações, o que demonstra a solidez ímpar do seu Balanço Consolidado.

Os termos acordados incluem uma componente relativa ao desempenho e classificação ESG da NOS, certificada pela VigeoEiris. Esta pontuação classifica a NOS como a 5ª melhor empresa de Telecomunicações na Europa, entre 41 empresas do setor avaliadas. A NOS foi classificada com o nível de “Advanced”, obtendo uma pontuação de 60 em 100.

A avaliação da VigeoEiris incide em seis dimensões: Comportamento da Empresa, Direitos Humanos, Ambiente, Envolvimento com a Comunidade, Governo da Sociedade e Recursos Humanos. A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, reflexo de um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da Empresa ao longo dos últimos anos.