NOS FOLLOW EQUIPA PARQUE DE BICICLETAS DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A NOS associa-se à Universidade de Évora e ao seu projeto U-Bike, financiamento do POSEUR, equipando o parque de bicicletas tradicionais e elétricas com o NOS Follow, uma solução tecnológica de IoT que permite fazer a gestão e monitorização dos veículos, de forma rápida, simples e em tempo real.

Em prol da mobilidade, sustentabilidade urbana e redução das emissões de CO2, desde janeiro a Universidade de Évora – através do projeto U-Bike –  disponibiliza à comunidade académica (pessoal docente e não docente) 500 bicicletas para utilização nas deslocações no município.

Destinados à comunidade académica eborense sob candidatura e em regime de longa-duração, as 300 bicicletas convencionais e 200 elétricas, que constituem a oferta atualmente disponível, estão a partir de agora equipadas com um sistema inovador de gestão e monitorização desenvolvida pela NOS, que comunica em tempo real dados de utilização das bicicletas.

Esta monitorização é feita através de um dispositivo, instalado em cada uma das bicicletas. Este equipamento recolhe e envia dados para uma plataforma central, entre os quais, localização em tempo real com imagem de satélite da Google e com as imagens do Google Street View, registo de percursos de viagem, tempo de utilização, quilómetros percorridos, entre outros indicadores. Em áreas com fraco sinal ou sem sinal de GPRS/GSM, o dispositivo armazena as localizações e envia-as para a plataforma quando recupera o sinal GPRS/GSM.

Este dispositivo emite ainda alertas de excesso de velocidade e entrada ou saída da área de georreferenciação, entre outros.

O acesso à plataforma NOS Follow, que centraliza (24 horas por dia/7 dias por semana) e agrega em diversas análises (padrões e estatísticas) os dados recolhidos pelo dispositivo, pode ser feito através do PC, tablet e pela App NOS Follow, disponível para Android e iOS.

Com base nos resultados obtidos, a Universidade de Évora está a avaliar a possibilidade de no futuro, em parceria com outras entidades locais, estes dados poderem ser utilizados de forma a redefinir trajetos dos transportes existentes ou os horários das aulas nos diferentes edifícios da Universidade.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica.

A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,7 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,3 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em http://www.nos.pt/institucional