NOS inaugura salas digitais em todo o país para promover inclusão social

• Espaços tecnológicos vão ser inaugurados em parceria com instituições de solidariedade social
  • Salas Digitais impulsionam a literacia digital e criam oportunidades para o desenvolvimento social e económico
  • Primeira Sala Digital NOS inaugurada na Academia do Johnson, na Amadora
É hoje inaugurada a primeira Sala Digital NOS, na Academia do Johnson, na Amadora. Este é um espaço multifuncional equipado com a mais avançada tecnologia e conectividade 5G, que permitirá alavancar a missão da instituição e apoiar mais de 200 jovens, crianças e famílias do bairro do Zambujal.

A tecnologia representa uma das mais poderosas ferramentas para capacitar as atuais e futuras gerações. De forma a torná-la acessível a todos, principalmente aos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, até ao final de 2024 a NOS vai criar várias salas digitais em Associações espalhadas pelo País.

Estes espaços são criados nas instalações de Organizações do Terceiro Setor parceiras da NOS e dirigem-se aos beneficiários das mesmas, que as poderão utilizar como local de apoio ao estudo, à formação, ao enriquecimento pessoal e ao desenvolvimento de competências, principalmente digitais. Podem ainda funcionar como espaço para o desenvolvimento de atividades profissionais, para cumprir tarefas burocráticas e/ou administrativas, ou ainda para atividades de lazer e entretenimento.

Para além de estarem ligadas à tecnologia de última geração NOS – a rede móvel mais rápida da Europa – as Salas Digitais contam com computadores, tablets, óculos de VR para experiências educativas e de entretenimento mais ricas, bem como de vários equipamentos tecnológicos que suportam a atividade escolar e profissional da comunidade.

“As Salas Digitais NOS surgem para promover o acesso equitativo à tecnologia e à conectividade de elevada qualidade, e para impulsionar a criação oportunidades de desenvolvimento social e económico. Inaugurar a primeira destas salas na Academia do Johnson tem especial significado, pelo trabalho sólido que têm desenvolvido, especialmente no acompanhamento escolar e profissional dos jovens. Temos a certeza de que os recursos tecnológicos disponibilizados vão melhorar ainda mais este trabalho de inclusão e valorização pessoal da comunidade”, afirma Margarida Nápoles, Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da NOS.

Para Carlos Simões, Presidente da Academia do Johnson “a tecnologia faz parte integrante da vida atual e por isso a preparação dos jovens e, sobretudo, a sua integração na sociedade passa também pelo acesso e pelo domínio da área digital. Abraçámos este projeto sem hesitar porque sabemos que vem colmatar uma lacuna que sentíamos na Associação e que passa pela disponibilização de equipamentos. Celebramos 10 anos de existência de atividade este mês e, agora, sentimo-nos ainda mais capacitados para apoiar a nossa comunidade nas atividades de estudo, de pesquisa de informação, de trabalho ou de entretenimento. A Sala Digital NOS é mais uma forma de transformar a vida de quem vive no bairro do Zambujal”.
A Academia do Johnson é uma organização não governamental que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e bem-estar, através do acompanhamento personalizado a idosos, crianças e jovens oriundos de meios sociais fragilizados, assim como às suas famílias, sobretudo do bairro do Zambujal, no concelho da Amadora.

A celebrar 10 anos de atividade este mês (abril), a Academia do Johnson desenvolve um trabalho integrado em redor do contexto da criança, promovendo a educação e os valores de cidadania na prevenção das situações de risco. Esta atividade contínua reúne apoio escolar, desporto e atividades culturais, nomeadamente futsal, andebol, dança e coro musical, num total de mais de 200 crianças e jovens apoiados, assim como as suas famílias.

Link com imagens - https://we.tl/t-lvD222M3Nx