NOS Inovação é a entidade que mais patentes requereu em 2023

A NOS Inovação foi a entidade portuguesa que mais pedidos de patentes submeteu em 2023 - um total de 28 – segundo os dados do Instituto Europeu de Patentes (IEP), hoje divulgados. A empresa mais do que triplicou a submissão de patentes face ao ano anterior, tendo passado de quarto para primeiro lugar neste conjunto de empresas e inventores portugueses.

Num ano que marca o recorde de pedidos de patentes ao Instituto IEP por parte do nosso País (um total de 329), a NOS Inovação destaca-se claramente das restantes empresas, tendo submetido o dobro da segunda entidade neste ranking. As patentes submetidas pela NOS incidiram nas tecnologias de Data Analytics, Blockchain, Streaming de Vídeo e Vision AI, áreas nas quais a NOS tem vindo a aprofundar a investigação e desenvolvimento.

Para João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, “Estes dados são um motivo de orgulho para a NOS e refletem a aposta da empresa na Inovação enquanto pilar essencial do desenvolvimento de negócio, mas também na linha do seu compromisso para com a promoção do empreendedorismo, criatividade e criação de valor para Portugal. A NOS está comprometida em colocar a inovação ao serviço de todos os portugueses com novas e mais eficientes formas de utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas.”

Este esforço de desenvolver e patentear conhecimento vem na linha de um compromisso por parte da NOS Inovação de desenvolver um ecossistema de inovação 360º. No sentido de partilhar o conhecimento e assegurar maior visibilidade à investigação tecnológica nacional, a empresa conta com uma rede significativa de parceiros académicos, tendo triplicado, no ano passado, o número de artigos científicos em publicações internacionais de referência, face a 2022.