NOS integra pela primeira vez o índice Bloomberg de Igualdade de Género

• NOS é distinguida no Bloomberg Gender-Equality Index 2022 pela excelência das suas práticas
  • Empresas de 45 países e regiões estão incluídas no índice
A NOS participa pela primeira vez no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI) 2022, um índice ponderado pela capitalização de mercado, que visa acompanhar o desempenho das empresas cotadas comprometidas com a transparência na prestação de informação sobre as práticas e políticas de igualdade de género.

O índice de referência GEI 2022 mede a igualdade de género de acordo com cinco pilares: liderança e pipeline de talentos femininos, igualdade e paridade remuneratória entre homens e mulheres, cultura inclusiva, políticas contra o assédio sexual e marca pró-feminina.

Entre mais de 400 empresas, de 45 países e regiões em todo o mundo, a NOS foi avaliada tendo em conta a ponderação entre a qualidade e transparência da informação disponibilizada (Disclosure) e a excelência de desempenho (Data Excellence) nas suas práticas.

A inclusão no GEI 2022 reforça o compromisso da NOS para com a igualdade de tratamento e de oportunidades entre todas as suas pessoas, e para com a eliminação de qualquer tipo de discriminação em função do sexo.

Estes objetivos estão materializados no Plano para a Igualdade de Género 2022, e na Declaração de Compromisso para a Diversidade e Inclusão da NOS, que apresenta os princípios orientadores da empresa nesta matéria e que tem por base três principais eixos de ação: Mindset de Diversidade e Inclusão, Liderança Inclusiva e Pool de Talentos Diversa.

De acordo com Miguel Almeida, CEO da NOS, “os princípios da igualdade, diversidade e inclusão assumem um papel central na estratégia de recursos humanos da NOS, estando intrinsecamente relacionados com a evolução, crescimento e diversificação do nosso negócio. Apostamos na captação e retenção dos melhores talentos e promovemos a igualdade de oportunidades, independentemente do género. Estamos muito conscientes do impacto que estas práticas têm na valorização das nossas pessoas e esta distinção incentiva-nos evoluir cada vez mais”.

As empresas que integram o GEI 2022 obtiveram uma pontuação igual ou superior ao limiar global definido pela Bloomberg para refletir a transparência na prestação de informação e a implementação ou adoção de estatísticas das melhores práticas no que respeita à igualdade de género.
O GEI 2022 aumentou a sua abrangência global para representar 45 países e regiões, incluindo pela primeira vez empresas sedeadas na Colômbia e Uruguai. As empresas que integram o índice representam vários setores como o financeiro, tenologia e utilities, as quais, conjuntamente, compõem a maioria das empresas do índice.

“Temos o orgulho de distinguir a NOS assim como as restantes 417 empresas incluídas no GEI 2022 pelo compromisso com a transparência e em estabelecer uma nova referência na divulgação de informação relativa ao género,” afirmou Peter T. Grauer, Chairman da Bloomberg e Founding Chairman do U.S. 30% Club. “Apesar de o limiar para inclusão no GEI ter subido, a lista de integrantes continuou a aumentar. Esta é uma prova de que, cada vez mais empresas estão a trabalhar para melhorar as suas práticas relativas às questões de género, e a incentivar mais oportunidades de sucesso para a diversidade do talento dentro das organizações.”

No âmbito da Igualdade de Género, a NOS é subscritora da Carta Portuguesa para a Diversidade gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e adaptada da Carta para a Diversidade da Comissão Europeia, documento que descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

A NOS integra ainda o Target Gender Equality, programa das Nações Unidas que visa acelerar a igualdade de género nas empresas que já subscrevem a iniciativa UN Global Compact. Este programa propõe-se a prestar assistência às empresas no sentido de estabelecerem e alcançarem metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres nas organizações. A NOS subscreveu este programa no sentido de potenciar a igualdade de oportunidades dentro da organização e garantir que todos os seus colaboradores têm um tratamento igualitário e meritocrático.

Para mais informações sobre o índice, consultar por favor: https://www.bloomberg.com/professional/sustainable-finance/

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.
A NOS conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em http://www.nos.pt/institucional