NOS INVESTE 275 MILHÕES DE EUROS NOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2019

• Número total de serviços aumenta 104 mil, face ao final de setembro de 2018.
  • Serviços móveis com crescimento de 47 mil clientes face ao período homólogo, contando no final de setembro com 4,809 milhões.
  • Clientes de televisão de acesso fixo atingem 1,347 milhões.
  • Receitas crescem 1,5%, para 1,185 mil milhões de euros.
  • EBITDA cresce acima do aumento de receitas, resultado de maiores eficiências
  • Resultado Líquido Consolidado atinge 138,1 milhões euros.

A NOS continua a realizar fortes investimentos nas suas redes de nova geração, quer fixa quer móvel, por forma a garantir melhor qualidade de serviço, maior rapidez e mais conetividade aos seus clientes particulares e empresariais. Nos primeiros nove meses de 2019, o investimento, excluindo contratos de leasing, totalizou 275 milhões de euros. No terceiro trimestre deste ano, o investimento, excluindo os referidos contratos de leasing, somou 92,2 milhões de euros.

Nos primeiros três trimestres de 2019, as Receitas na NOS registam um aumento de 1,5%, com a área de telecomunicações e de cinema e audiovisuais a contribuírem positivamente para este crescimento.

Neste período, o EBITDA atinge 505,3 milhões de euros, crescendo 2,8%, com a margem EBITDA a melhorar 0,5 pp para 42,6%. Este resultado justifica-se sobretudo pelo aumento do número de serviços e por ganhos de eficiência significativos.

O Resultado Líquido Consolidado no exercício atingiu 138,1 milhões de euros, um acréscimo de 10,4% face aos primeiros nove meses de 2018.

EBITDA CONTINUA A MELHORAR ACIMA DAS RECEITAS COM CONTÍNUOS GANHOS DE EFICIÊNCIA

A NOS registou, nos primeiros nove meses de 2019, receitas totais de 1,185 mil milhões de euros, traduzindo-se num crescimento de 1,5% face ao período homólogo de 2018. As receitas de telecomunicações atingiram 1,128 mil milhões de euros neste período, mais 1,1% que no período homólogo do exercício anterior, apesar do impacto menos positivo provocado pela redução das tarifas de terminação e pela diminuição de consumo de canais desportivos premium.

A área de Cinema e Audiovisuais registou uma forte recuperação no segundo e terceiro trimestre deste ano, contribuindo para um crescimento das receitas no acumulado dos nove meses de 8,3%, para 88,4 milhões de euros.

Neste período, o EBITDA aumentou 2,8%, para 505,3 milhões de euros, com a margem EBITDA a melhorar 0,5pp, para 42,6%. O EBITDA do negócio de telecomunicações aumentou 2,8%, para 463,3 milhões de euros, com a margem EBITDA a melhorar 0,7pp para 41,1%.

O Resultado Líquido Antes de Resultados de Empresas Associadas e Joint-Ventures e Interesses não Controlados cresceu 5,1% para 135,6 milhões de euros. O Resultado Líquido Consolidado atingiu 138,1 milhões euros, um crescimento de 10,4% face ao período homólogo 2018.

A NOS manteve um forte investimento nos primeiros nove meses deste ano, em particular na área de telecomunicações. Os investimentos centraram-se sobretudo na expansão das suas redes de comunicação de nova geração fixa e móvel, criando condições para uma melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes. O Capex Total do Grupo, excluindo os contratos de leasing, atingiu, no mesmo período, 275 milhões de euros, dos quais 92,2 milhões de euros foram realizados no terceiro trimestre.

No final do período em análise, a dívida financeira líquida situou-se nos 1.089 milhões de euros, mais 5% que em igual período de 2018, representando 1,9x o EBITDA, um rácio conservador face às congéneres do setor.

NOS REFORÇA COBERTURA DE REDE FIXA E MÓVEL E COBRE MATOSINHOS COM 5G

A NOS registou um aumento do número de serviços de 104 mil face ao período homólogo de 2018. No final de setembro de 2019, prestava cerca de 9,653 milhões de serviços.

O número de serviços móveis registou um aumento de 47 mil face ao período homólogo, contando no final de setembro de 2019 com 4,809 milhões. O número de clientes de televisão por subscrição de acesso fixo atingiu 1,347 milhões de clientes, face aos 1,312 milhões verificados um ano antes. O número total de clientes de televisão da NOS situava-se, no final de setembro deste ano, em 1,631 milhões.

O número de serviços de banda larga fixa situava-se em 1,406 milhões face aos 1,369 milhões registados no período homólogo, enquanto o número de serviços de voz fixa alcançou os 1,773 milhões, face aos 1,766 milhões no mesmo período no ano anterior.

Os serviços de última geração chegam a cada vez mais portugueses, resultado do forte investimento que a NOS continua a realizar nas suas infraestruturas de rede. A cobertura de rede fixa atingiu, no final deste período, 4,609 milhões de casas, mais 332 mil lares face período homólogo de 2018.

Na rede móvel, para além da expansão e modernização da sua rede 4G, a NOS investiu na cobertura de Matosinhos com a tecnologia 5G, tornando-a assim a primeira cidade 5G em Portugal. A rede 5G da NOS está integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, à autarquia, empresas e polos de investigação, para o desenvolvimento de use cases alavancados nesta tecnologia.

Nos serviços empresariais, a NOS tem conseguido conquistar clientes relevantes no segmento corporate, quer no setor público quer no setor privado, o que levou a que o número de serviços empresariais atingisse os 1,515 milhões, face aos 1,493 verificados no final de setembro de 2018.

Na área de cinemas da NOS, o terceiro trimestre deste ano foi o melhor trimestre de sempre em termos de bilhetes vendidos, tendo aumentado 16,2% face ao trimestre homólogo de 2018. Em termos acumulados, nos primeiros nove meses de 2019, o número de bilhetes vendidos atingiu 6,861 milhões, representando um acréscimo de 8,1% face ao ano passado.

Os filmes mais fortes nestes meses foram “The Lion King”, “Spider-Man: Far from Home”, “Toy Story 4” e “Variações”. Na distribuição de Audiovisuais, a NOS mantém a sua posição de liderança ao distribuir 7 dos 10 filmes de maior sucesso.