NOS INVESTE 30 MILHÕES DE EUROS E IMPLEMENTA REDE DO FUTURO NA MADEIRA

O CEO da NOS, Miguel Almeida, anunciou hoje, no Funchal, a última fase de um ciclo plurianual de investimentos nas infraestruturas de rede na Região Autónoma no valor de 30 milhões de euros. A Huawei é o parceiro tecnológico deste projeto.

O investimento estratégico na Região Autónoma tem como resultado a transformação total da sua rede fixa em All Gigabit, visando a disponibilização de serviços Gigabit aos seus clientes e uma modernização completa da rede móvel para tecnologia 4.5G, evolutiva para 5G. Com o anúncio deste forte investimento a NOS associa-se à comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações.

Durante o evento, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o CEO da NOS destacou o compromisso de longa data da empresa para com a Madeira.

Esse compromisso foi agora renovado com o projeto de melhoria da rede permitindo que os 250 mil habitantes e o tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira beneficiem de uma infraestrutura mais robusta de suporte às suas comunicações.

De acordo com Miguel Almeida “a NOS tem investido nos últimos anos para dotar o arquipélago com as maiores e mais avançadas redes de comunicação, suporte e alavanca do desenvolvimento económico e social. Foi na Madeira que a NOS disponibilizou pela primeira vez uma rede 3G e será aqui que queremos que se inicie a transição para a quinta geração de comunicações móveis”.

“O nosso compromisso com a Madeira é o de continuarmos a ser um sólido parceiro de inovação e de disponibilizar sempre as melhores redes de nova geração para sermos efetivamente motor da promoção do crescimento e geração de valor dos madeirenses”, acrescentou o mesmo responsável.

Madeira com 98% de cobertura móvel 4G e 4,5G

O aumento e melhoria na rede móvel com a tecnologia Single-RAN de última geração permite atualmente à NOS assegurar uma cobertura móvel de 98% da Região Autónoma com redes 4G e 4,5G, resultando num acréscimo de mais de 400% na capacidade de transmissão de dados e de 60% na capacidade e qualidade das chamadas de voz.

Esta tecnologia antecipa o futuro do 5G, oferecendo mais capacidade de transmissão de dados, funcionalidades avançadas e uma superior eficiência no consumo energético.

O upgrade para esta tecnologia torna a rede móvel da NOS na Madeira NB-IoT ready, permitindo alavancar soluções de objetos conectados, também conhecido como paradigma Internet of Things, e soluções nas áreas do smart metering, smart cities, ou smart home.

Parceria com a Huawei

A Huawei tem um sentimento especial pela Madeira, uma vez que foi nesta ilha que, em 2005, colocou ao serviço a primeira rede 3G Huawei da Europa, um marco importante para a empresa.

Agora é com muito agrado que a Huawei volta a colaborar com a NOS na modernização da rede móvel da Madeira com os equipamentos 4.5G mais avançados do mercado, compatíveis com o 5G, permitindo oferecer aos clientes velocidades de transmissão de dados em linha com os mercados mais competitivos do mundo, bem como possibilitar o desenvolvimento de soluções para “Smart Cities” e Internet das Coisas, utilizando a tecnologia NB-IOT.

Na demonstração do evento do Funchal foram utilizados o Huawei P20 Pro, Huawei P20 e Huawei Mate 10Pro. Estes equipamentos são os mais recentes lançamentos no mercado e têm em comum a inteligência artificial e o processador Kirin 970 que permitem tirar o melhor proveito da capacidade da rede.

Segundo Chris Lu, CEO da Huawei Portugal “A Huawei tem vindo a demonstrar o seu compromisso em trazer as mais inovadoras soluções tecnológicas para a infraestrutura de telecomunicações em Portugal. Este projeto é mais um exemplo desse compromisso, vem permitir aos consumidores e às empresas usufruir de cada vez melhores serviços de telecomunicações.”

Madeira é 100% All-Gigabit

O investimento na rede fixa da NOS na Madeira tem como objetivo a modernização total da rede da Região Autónoma, o que resultou numa cobertura de 100% dos lares madeirenses com uma rede que permite débitos de GB, ou seja, uma rede All Gigabit.

No decurso desta última fase de modernização foram cobertos mais de 10 mil lares, totalizando mais de 84 mil lares, sendo utilizados mais de 3,8 mil quilómetros de fibra ótica, com destaque para a criação das redes de nova geração construídas em Santana, São Vicente e Calheta.

Cooperação tecnológica com a Universidade da Madeira

No âmbito deste evento foi também assinado um protocolo de parceria entre a NOS e a Universidade da Madeira, com o objetivo de apoiar a investigação e desenvolvimento de iniciativas de matriz tecnológica e empresarial, cruzando o conhecimento e competências da Academia com o universo empresarial.  A NOS e a Huawei vão ainda premiar o mérito distinguindo os dois melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

Este investimento insere-se no plano da NOS, de construção da rede do futuro a nível nacional, que está a criar condições, já hoje, para que Portugal esteja no mapa digital.

IMAGENS DO EVENTO AQUI

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,7 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,3 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em  http://www.nos.pt/institucional

Sobre a Huawei

A Huawei é líder mundial no fornecimento de soluções de tecnologias da informação e das comunicações (TIC). Impulsionada pela inovação contínua e em parceria com os seus clientes, a Huawei desenvolveu um portfólio competitivo de soluções TIC para Operadores de Telecomunicações, Empresas (B2B), abrangendo desde infrastrutura ponta-a-ponta, dispositivos móveis e soluções de Cloud. As soluções, produtos e serviços Huawei são utilizados em mais de 170 países e regiões, servindo um terço da população mundial.

Com mais de 170.000 funcionários, a Huawei está empenhada em capacitar a futura sociedade da informação na construção de uma infrastrutura digital.

Para mais informações, visite a Huawei em  http://consumer.huawei.com/  e siga a marca nas redes sociais: LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube