NOS LIDERA RANKING DE INVESTIMENTO EM I&D E INOVAÇÃO EM PORTUGAL

A NOS assume o primeiro lugar do ranking de Investigação e Desenvolvimento de 2019 divulgado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Com um investimento que ultrapassa os 67 milhões de euros e 193 profissionais alocados às áreas de inovação a NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses.

A Inovação é um eixo core no posicionamento e desenvolvimento de negócio da NOS permitindo uma rápida adaptação aos desafios tecnológicos e uma resposta eficaz às necessidades do mercado e dos seus clientes.
É nesse sentido que a NOS trabalha a Inovação numa lógica de parceria com os grandes players mundiais da tecnologia mas também com universidades, start-ups e incubadoras.

O montante de 67 milhões de euros investido foi maioritariamente alocado à evolução das redes de nova geração, incluindo uma estratégia de liderança no 5G, experiência de cliente, soluções digitais nas áreas de net, TV e móvel e ainda advanced analytics e usecases industriais no âmbito das smart cities.

Principais áreas/ projetos de I&D e Inovação da NOS:

• Tecnologia de voz
  • Evolução dos serviços de TV e internet
  • Novos conteúdos personalizados face ao target
  • Pilotos de NB IoT em parceria com players da indústria
  • Cases de 5G e smart cities
  • Data analytics ao serviço de causas sociais (Eurokathon)
Este ano o investimento nas áreas de I&D é ainda mais pertinente face aos desafios que se vivem e ao calendário do setor e vai continuar a ser uma aposta estratégica da NOS.

A NOS lidera a lista de uma centena de empresas com maior investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2019, com base nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2019 (IPCTN19). Este inquérito constitui a fonte de informação estatística oficial relativa a atividades de I&D no nosso país.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder em TV por subscrição e na distribuição e exibição cinematográficas. No mercado empresarial oferece um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT, IoT e Cloud.
Com uma rede preparada para o 5G e ao dotar a cidade de Matosinhos com a 5ª geração da rede móvel a NOS posiciona-se na linha da frente na implementação desta nova tecnologia e assume um papel de liderança na inovação associada às cidades inteligentes e ao desenvolvimento das sociedades 5.0.
Por outro lado, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta levou a NOS a subscrever a Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5ºC”, o que confirma o compromisso público da empresa para alinhar as suas emissões com as trajetórias de descarbonização, necessárias para limitar o aquecimento global.
No segmento do Cinema, a NOS continua a liderar o mercado com uma quota de 61,5% das receitas brutas sendo o exibidor com mais complexos (31) e salas (218).
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com 4,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em http://www.nos.pt/institucional