‘O PAI’, DO DRAMATURGO E REALIZADOR FLORIAN ZELLER, NOMEADO A QUATRO GLOBOS DE OURO

‘O PAI’, o comovente drama familiar realizado pelo dramaturgo francês Florian Zeller, está nomeado para a 78ª edição dos Globos de Ouro nas categorias de Melhor Filme-Drama, Melhor Ator-Drama, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento. Com Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis, esta é a primeira longa-metragem de Zeller e retrata a experiência labiríntica e confusa de alguém que vivencia demência.

Adaptado a partir da premiada peça de teatro homónima de Florian Zeller – Prémio de Melhor Peça de Teatro do Prémio Molière (França, 2012) e do Prémio Tony (na sua adaptação para inglês, 2016) que estrearia em 35 países, Zeller traz-nos um drama familiar - ora thriller, ora humor negro -, que, centrando-se na dinâmica entre Anthony (Anthony Hopkins) e Anne (Olivia Colman), procura explorar o impacto da velhice no próprio e naqueles que o rodeiam, com sublinhando a fragilidade e empatia que caracterizam a condição humana.

Na adaptação para o grande ecrã, Zeller voltar a trabalhar com Christopher Hampton (que traduzira a peça para inglês), vencedor do BAFTA e do Óscar® de Melhor Argumento por ‘Ligações Perigosas’, e nomeado na mesma categoria para o Óscar® e o Globo de Ouro por ‘Expiação’.

Com Zeller e Hampton colaboraram os galardoados produtores David Parfitt (Óscar® de Melhor Filme por ‘A Paixão de Shakespeare’), Philippe Carcassonne (‘Coco Avant Chanel’) e Jean-Louis Livi (‘Um Coração no Inverno’), ambos com nomeações aos BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.

O par de atores excecionais, Anthony Hopkins e Olivia Colman, é acompanhado no elenco por Mark Gatiss (‘A Favorita’ e série ‘Sherlock’), Imogen Poots (‘Vivarium – A Tua Casa. Para Sempre’ e ‘Um Grande Salto’), Rufus Sewell (‘Judy’ e série ‘O Homem do Castelo Alto’), e Olivia Williams (‘Uma Outra Educação’ e ‘O Escritor Fantasma’).

Depois da sua estreia mundial no Sundance Film Festival, ‘O PAI’ tem sido bem recebido quer pelo público, quer pela critica, na sua apresentação em festivais internacionais de cinema como o de Toronto, San Sebastián ou Zurique, sendo um forte candidato à 93ª edição dos Óscares®.
Os vencedores da 78ª edição dos Globos de Ouro – prémios atribuídos pela Hollywood Foreign Press Association que distinguem as melhores produções do cinema e da televisão do ano - serão conhecidos a 28 de fevereiro.

Sinopse
Anthony (Anthony Hopkins, vencedor de um Óscar) tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman, vencedora de um Óscar) tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias - decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer... Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? E porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não tinha decidido ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo? Parece que o mundo, por instantes, deixou de ter lógica. ‘O PAI’ aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos. Mas é também a história de Anne, a filha que enfrenta um dilema igualmente revelador e doloroso: o que fazer com o pai? Como viver o momento mantendo a dignidade dos dois?

Links: Trailer | Conteúdos

BREVEMENTE NOS CINEMAS