Optimus com cobertura de 80% da população portuguesa em 4G

A Optimus atingiu mais de 80% da população portuguesa coberta com tecnologia LTE, ou a quarta geração de telecomunicações móveis, ultrapassando a meta que colocou aquando do lançamento do 4G no início de 2012. A forte aposta da Optimus traduz-se na disponibilização, à grande maioria dos portugueses, do acesso à internet móvel a uma velocidade até 150 Mbps. Esta cobertura estende-se a todas as capitais de distrito de Portugal continental e representa um significativo investimento por parte da Optimus em levar o 4G a todos os portugueses, investimento que atingirá, até ao final de 2014, os 300 milhões de euros.Sendo a pioneira na banda larga móvel em Portugal e grande dinamizadora da democratização de smartphones em Portugal, além de líder na convergência de serviços de dados empresariais, a Optimus apresenta novos argumentos de reforço à sua estratégia de liderança nos dados móveis. A operadora aposta na cobertura rápida da população portuguesa, garantindo os mais elevados débitos que a tecnologia permite. A Optimus tem ao seu dispor, para o desenvolvimento do 4G, um conjunto de bandas de frequência que permitem uma complementaridade perfeita entre a capacidade de cobrir rapidamente a população e ao mesmo tempo assegurar aos seus clientes a melhor experiência desta tecnologia na sua máxima capacidade e pico tecnológico. A estratégia de cobertura com a frequência 1.800 MHz foi determinante na capacidade que a Optimus tem hoje de cobrir mais de 50% da população, com o pico tecnológico de 150Mbps. A forte aposta da Optimus no 4G enquadra-se no âmbito desta estratégia de liderança nos dados móveis, que já se traduz em resultados concretos, comprovados com uma quota de mercado em tráfego de banda larga móvel de 43,3%, de acordo com os números divulgados pela ANACOM referentes ao terceiro trimestre de 2012.O contínuo investimento nas infra-estruturas de rede, reforçado pela preparação da mesma para o 4G, vai permitir à Optimus manter e replicar na quarta geração móvel a qualidade superior da sua rede 3G, distinguida pela ANACOM nos seus estudos anuais de qualidade de serviço. A tecnologia 4G irá ainda contribuir para sedimentar a posição de destaque da Optimus na excelência na satisfação dos seus clientes. Recorde-se que a Optimus foi distinguida em 2012 com o prémio de Melhor Serviço ao Cliente do Mundo nos prémios Contact Center World 2012.A tecnologia 4GPossibilitando velocidades de pico até 8 vezes superiores às atuais e tempos de resposta até 4 vezes inferiores, a nova tecnologia 4G representa um salto tecnológico que irá revolucionar o acesso móvel a serviços na internet, melhorando a experiência de utilização nos serviços existentes e criando novas oportunidades nas mais diversas áreas, como entretenimento, segurança, saúde e educação, entre muitas outras.De forma mais concreta, o 4G vem introduzir importantes alterações ao nível de:VÍDEOS ONLINEA visualização de vídeos em alta-definição na internet é feita de um modo ultrarrápido e sem qualquer corte ou desfasamento;DOWNLOAD APLICAÇÕESO download de uma aplicação para um smartphone é praticamente instantâneo;STREAMING DE MÙSICAOuvir música na internet, sem interrupções e sem tempos de espera;JOGOS ONLINE Acabaram-se os tempos de espera e cortes inesperados a meio de um jogo online. O sucesso ou insucesso no jogo depende exclusivamente da capacidade do jogador;SERVIÇOS NA CLOUD O download de qualquer ficheiro é feito de forma quase instantânea;FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO Ferramentas de colaboração e produtividade disponíveis em qualquer lugar, com a máxima qualidade e a grande velocidade.Paralelamente o 4G multiplica a capacidade de rede permitindo-lhe suportar o aumento exponencial de tráfego de dados previsto para a próxima década, e despoletando um potencial inédito de acesso móvel à multiplicidade de serviços atuais e futuros suportados em ambientes cloud.O que nos liga é Optimus(comunicado em anexo)Para mais informações contactar:João Santos PereiraDirector de ContasM 351 93 761 23 32T 351 21 319 56 42jsp@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt