OPTIMUS E ASSOCIAÇÃO SALVADOR ENTREGAM PORTÁTEIS E ACESSOS DE BANDA LARGA MÓVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala no dia 3 de Dezembro, a Optimus associou-se à iniciativa ‘Acção Qualidade de Vida’, da Associação Salvador, e irá promover junto de 11 beneficiários da instituição a utilização das tecnologias de informação através da distribuição de Portáteis e Acessos de Banda Larga Móvel.

O objectivo da iniciativa, integrada no programa de responsabilidade corporativa da operadora, passa por promover a inclusão e combater o isolamento das pessoas com deficiência motora, aumentando o seu conforto e autonomia e reforçando as suas competências.

No âmbito deste programa, a Optimus já entregou mais de 50 computadores portáteis de última geração com internet móvel Kanguru, comunicações grátis e apoio de manutenção à Associação SOL, à Fundação Gil e à Acreditar. Até ao momento, a utilização destes equipamentos e comunicações por parte dos utentes das organizações registou 10.000 horas de navegação e 6.700 acessos.

Após uma avaliação das necessidades destes beneficiários, realizada pela Associação Salvador e pela Optimus, seleccionou-se o Optimus Kanguru como serviço potenciador da autonomia destas pessoas, fruto da possibilidade de acesso online, e em mobilidade, a um mundo de partilha e conhecimento.

Com a disponibilização de 11 computadores portáteis de última geração e Internet móvel Kanguru com tráfego ilimitado, os parceiros tencionam dar resposta às necessidades de diversas pessoas com deficiência motora que de outra forma não têm possibilidade de adquirir este tipo de soluções de comunicação.

É objectivo da Optimus continuar a apoiar activamente novos projectos e causas para as quais a Internet Móvel, ou outros serviços de telecomunicações, representem um veículo de inserção social e valorização das competências pessoais dos seus beneficiários.

Associação Salvador

Fundada em 2003 por Salvador Mendes de Almeida, a Associação Salvador é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que actua na área da deficiência motora.

Em finais de 2007 obteve o estatuto de utilidade pública, encontrando-se desde essa altura ao abrigo da Lei do Mecenato. Em 2008 deu início a diferentes projectos ambiciosos, que tiveram já resultados e impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas, tendo de uma forma geral atingido os objectivos a que se propuseram.

Assumindo uma postura activa, responsável e credível na construção de uma sociedade inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

A iniciativa ‘Acção Qualidade de Vida’, promovida pela Associação Salvador, tem como objectivo atribuir, via candidatura e selecção, apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros, que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social ou Instituto de Emprego e Formação Profissional. O projecto subdivide os apoios em duas categorias distintas, "Vida com Dignidade" que visa satisfazer necessidades básicas do candidato, contribuindo para uma melhoria da sua condição de vida, e "Mudança de Vida", no qual se inclui esta acção e que pretende tornar a pessoa mais activa, promovendo a sua melhor integração na sociedade.

O que nos liga é Optimus