Optimus fomenta empreendedorismo e lança Plano de Incentivo às Empresas

Enquadrada na sua missão de apoio ao tecido empresarial nacional a Optimus apresenta hoje o Plano de Incentivo a Pequenas Empresas, PIPE, que oferece um desconto de 50% em todas as mensalidades de telecomunicações no primeiro ano de vida da empresa.Tornado público hoje, no lançamento do Founder Institute Lisboa, um evento que contou com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, o Plano de Incentivo a Pequenas Empresas reforça o compromisso da Optimus no apoio ao crescimento das startups nacionais e de estímulo à competitividade das empresas portuguesas.Através deste plano de incentivos, qualquer empresa com menos de três meses pode ter acesso a uma solução de telecomunicações integrada e convergente, assente numa rede robusta, de última geração, usufruindo de um desconto de 50% sobre o valor total da mensalidade durante um ano.O Plano de Incentivo às Pequenas Empresas foi apresentado no âmbito do lançamento do Founder Institute Lisboa, um programa prático de criação de startups nascido em Sillicon Valley, e trazido para Portugal pela Beta-i. Através de um programa de 4 meses, os empreendedores adquirem o know how necessário para que possam criar a sua própria empresa, contando com formação especializada, feedback e apoio de experientes CEO de startups tecnológicas a nível internacional e nacional.De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador da Optimus, “a parceria entre a Optimus e o Founder Institute, pretende contribuir para dotar os empreendedores portugueses das competências necessárias ao desenvolvimento sustentável dos seus projetos profissionais e, consequentemente, para o crescimento da economia nacional. Neste âmbito, o Plano de Incentivo às Pequenas Empresas representa um contributo adicional da Optimus para o mesmo objetivo, pois entendemos que a nossa missão é, não só ajudar as empresas a lançarem-se no mercado, mas dar-lhes as condições necessária para que possam crescer e desenvolverem-se”, acrescentou o mesmo responsável. Sobre o Founder InstituteNascido em Silicon Valley em 2009, e trazido para Portugal pela associação Beta-i, o Founder Institute é um programa prático de criação de empresas startup com duração de 4 meses, tendo sido montado e testado com mais de uma centena de fundadores deste tipo de startups de tecnologia nos EUA.Com uma formação dada por mentores e profissionais não académicos, o programa foca-se na excelência da criação de planos de negócio e protótipos para atrair capital dos investidores mais exigentes. Com mas de 900 mentores envolvidos mundialmente em 28 cidades de cinco continentes, o Founder Institute foi já responsável por mais de 650 empresas lançadas, das quais 90% se mantinham ativas após o primeiro ano, gerando mais de 2000 postos de trabalho. Quanto a financiamento, o programa conseguiu angariar 30 milhões de dólares de financiamento para as empresas fundadas, com 41% destas a conseguir captar financiamento no final do curso.Em Portugal a primeira edição do programa tem início em dezembro de 2012 estando já os participantes selecionados.Sobre a Beta-iA Beta-i é uma associação sem fins lucrativos, nascida em 2010 e com a missão de inovar o empreendedorismo.Desenvolve esta actividade através de três áreas de trabalho: criar e dinamizar uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação; acelerar start-ups com ambição global e facilitar o acesso a investimento e criar espaços, serviços e produtos focados no empreendedor.A Beta-i tem 30 associados das mais diversas áreas profissionais, que encontram na Beta-i uma forma de afirmar a sua intervenção cívica e a sua paixão pelo empreendedorismo.O que nos liga é Optimus Link para download das imagens da apresentação: http://wtrns.fr/9AXdUIc85oxuE7m(comunicado em anexo)Para mais informações contactar.João Santos PereiraDirector de ContasM 351 93 761 23 32T 351 21 319 56 42jsp@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt