Religa-te com o Projeto CREW – Arte e Ambiente no NOS Primavera Sound

Hoje, no recinto do Festival NOS Primavera Sound, será inaugurada uma estrutura artística interativa, criada a partir de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, que funciona através da participação e interação das pessoas. Para além disso, será assinado o protocolo de abertura do 4º Centro CREW (Centros do Recuperação de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), o IRL – Independent Resource Location, em Campanhã. Inauguração que contará com a presença das entidades parceiras do Projeto – a ERP Portugal e a LIPOR.

A missão da ERP Portugal e da LIPOR face à sensibilização da comunidade para a problemática crescente dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e à responsabilização e envolvimento da mesma na solução, de forma a dar uma segunda oportunidade aos objetos que perderam a sua funcionalidade, continua.

Desta vez com a possibilidade de o Projeto CREW dinamizar uma exposição temática no recinto do Festival NOS Primavera Sound. Exposição esta que conta com a presença de peças e objetivos artísticos de Upcycling, criados a partir da reutilização de equipamentos avariados (como por exemplo a criação de um candeeiro produzido com recurso a um tambor de máquina de lavar), com a exibição de conteúdos sobre as temáticas dos REEE e Urban Mining, bem como pequenos tutoriais de reparação.

Se tiver adquirido bilhete para o Festival, não se esqueça de passar pelo nosso stand para ficar a saber mais sobre este tema e sobre a exposição.

Para saber mais informações sobre o Projeto: https://www.lipor.pt/pt/sustentabilidade-e-responsabilidade-social/projetos-de-sustentabilidade/crew/

Sobre a LIPOR

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

Sobre a ERP Portugal

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 3 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, tendo a mesma sido renovada a 25 de maio de 2018 (Despacho n.º 5258/2018). A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) Portáteis e Industriais foi atribuída pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, em 2010, e renovada através do Despacho n.º 11275-A/2017, a 22 de dezembro. A ERP assume como missão assegurar a implementação de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, com o melhor custo-benefício para os seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.

Mais informação em www.erp-recycling.pt ou www.facebook.com/erp.portugal