ZON Optimus reforça liderança na inovação

A ZON OPTIMUS reuniu na sexta-feira passada, em Lisboa, centenas de convidados nacionais e internacionais para a primeira apresentação do plano estratégico da empresa. Neste encontro, a operadora juntou analistas e investidores nacionais e internacionais, bem como parceiros, para dar a conhecer as linhas estratégicas que vão pautar a atuação da ZON OPTIMUS nos mercados em que opera.

No âmbito deste evento, a ZON OPTIMUS integrou uma área exclusivamente dedicada à inovação desenvolvida com know how da empresa. No Innovation Experience Lounge, um espaço interativo de demonstração das mais inovadoras soluções tecnológicas ZON OPTIMUS, foi possível assistir à primeira demonstração live da tecnologia LTE-Advanced e visualizar conteúdos de TV em 4K, o próximo grande passo na evolução do formato de emissão de TV, entre outros serviços.

Com mais esta iniciativa de liderança em inovação tecnológica, a ZON OPTIMUS afirma-se pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de infraestruturas, de produtos e de serviços, que representam um real benefício para os seus clientes.

A ZON OPTIMUS trabalha diariamente para que todos os Portugueses possam beneficiar das maiores e mais recentes inovações, a nível mundial, no setor das telecomunicações. O Innovation Experience Lounge é uma janela para o futuro dessas inovações.

INNOVATION EXPERIENCE LOUNGE

LTE-ADVANCED

ZON OPTIMUS demonstra downloads de 300 Mbps ao vivo com a próxima evolução do 4G

A ZON OPTIMUS é o primeiro operador de telecomunicações em Portugal a demonstrar, ao vivo, as potencialidades da tecnologia LTE-Advanced, na sua rede de última geração, posicionando-se na vanguarda da próxima evolução do 4G.

A tecnologia LTE-Advanced permite atingir os 300 Mbps de download, o que significa duplicar o desempenho da tecnologia 4G atualmente disponível em Portugal, o LTE. No upload as novas funcionalidades LTE-Advanced permitem atingir os 70 Mbps, um aumento de 20 Mbps em relação ao máximo até hoje possível.

A implementação da tecnologia LTE-Advanced irá permitir aos clientes ZON OPTIMUS descarregar para dispositivos móveis o equivalente a um CD de música (100 MB) em menos de 6 segundos, ou um filme (1GB) em aproximadamente 60 segundos. A experiência de navegação web é também melhorada significativamente, sendo uma página descarregada numa fração de segundo, e reforçados serviços como a televisão de alta definição móvel. No upload a melhoria de 20 Mbps na velocidade reflete-se num aumento de velocidade no envio de e-mails, fotografias, aplicações e de informação para a cloud.

4K

Primeiros conteúdos Ultra HD são emitidos em 2014 via ZON ONLINE

A ZON OPTIMUS está apostada em liderar a próxima revolução no formato de emissão de TV, baseada na tecnologia 4K ou Ultra HD, estando presentemente a capturar eventos culturais e desportivos em 4K como é o caso do projeto de surf de grandes ondas, ZON North Canyon.

O 4K é um formato de vídeo com 4 vezes mais resolução do que o Full HD, transmitido atualmente em 1080 pixéis. O 4K adota o standard de 3840 pixéis, proporcionando uma qualidade de imagem mais nítida, brilhante, com melhor variação de cores e um realismo nos detalhes inédito.

Os conteúdos produzidos pela ZON OPTIMUS em 4K serão disponibilizados, primeiro, através do ZON Online, e posteriormente noutras plataformas de TV fazendo uso da rede de última geração da operadora.

Para a ZON OPTIMUS o 4K representa a próxima grande evolução na experiência de cliente em conteúdos de TV, sendo seu objetivo ser o primeiro operador a disponibilizar, de forma massificada, conteúdos neste formato no mercado português.

GRAVAÇÕES AUTOMÁTICAS

ZON OPTIMUS pioneira mundial nas gravações automáticas na TV

A ZON OPTIMUS foi pioneira mundial na disponibilização das Gravações Automáticas, posicionando-se como líder internacional no âmbito da inovação tecnológica e alterando para sempre o paradigma de consumo de televisão, que deixou de ser linear.

Este serviço baseia-se na tecnologia Advanced Personal Cloud Recording que permite aos clientes “viajar no tempo” e ver os programas que já passaram na televisão, em mais de 80 canais, nos últimos 7 dias. A gravação é feita automaticamente num disco virtual remoto, não precisando o cliente de se preocupar com a gestão do espaço ocupado na box.

ZON REMOTE & ZON SHARE

Apps permitem comandar todas as funcionalidades da ZON BOX através de smartphones e tablets

A App ZON REMOTE é uma aplicação gratuita e exclusiva para clientes IRIS, desenvolvida pela ZON OPTIMUS para iOS/Android que replica todas as funcionalidades de um comando. Posicionando o smartphone ou tablet na vertical, a aplicação disponibiliza as mesmas funcionalidades de um comando normal, incluindo fast zapping. Em modo horizontal é possível ver a descrição do que está a dar no momento e a seguir, gravar e consultar programas relacionados, sem interferir com o que se está a ver na televisão.

A App ZON Share permite aos clientes IRIS verem as fotografias que têm nos seus smartphones/tablets (iOS e Android) diretamente na televisão. Os clientes apenas necessitam de descarregar a aplicação, selecionar as fotografias e carregar em share.

ZON ONLINE

No PC, smartphohne ou tablet, todas as funcionalidades da TV ao alcance de um clique

A plataforma ZON Online permite ver canais de televisão em direto, agendar gravações, alugar e ver filmes do ZON videoclube, consultar o guia de programação e fazer pesquisa de conteúdos, a partir do computador, tablet ou smartphone. Trata-se de um verdadeira experiência de televisão em multidevice disponível para os clientes IRIS.

A experiência de TV multiplataforma ZON Online, que atualmente disponibiliza 40 canais web e cerca de 19.000 títulos no ZON videoclube, foi já distinguida, a nível internacional, com os TV Connect Industry Awards na categoria Best TV On the Move Service.

ZON@Fon

Mais de 600 mil pontos de acesso em Portugal e 12 milhões em todo o mundo garantem acesso gratuito à internet

A ZON@Fon é a maior rede WiFi do País e do mundo, com mais de 12 milhões de hotspots, a nível global e mais de 600 mil em Portugal, possibilitando o acesso à Internet em qualquer lugar, sem limites, sem custos e sem equipamentos adicionais. Em Portugal esta rede é um exclusivo ZON.

Para facilitar o acesso à Internet fora de casa a empresa desenvolveu a App ZON@Fon que permite efetuar o login automático sempre que se esteja perto de um hotspot ZON@Fon. Esta aplicação possibilita ainda a consulta de mapas em todo o mundo, a notificação de proximidade de hotspots e a partilha de acesso até quatro equipamentos diferentes.

WTF

Oferta revolucionária no mercado de telecomunicações centrada na utilização ilimitada de Apps de comunicação conquista segmento sub-25

O lançamento do WTF em 2013 introduziu um novo paradigma e uma nova categoria no mercado de telecomunicações móveis nacionais, centrando-se na utilização ilimitada de Apps de comunicação como o WhatsApp, Viber, Skype, Facebook Messenger, Blackberry Messenger, iMessage e Facetime.

O WTF foi criado com o objetivo de dar resposta às necessidades de comunicação e às expectativas de um exigente público sub-25 que quer comunicar livremente e sem qualquer restrição de rede combinando a oferta de tráfego de dados com 500 créditos que se traduzem em mais de 8h de conversação e sms para qualquer rede.

ONE SAFE

Solução tecnológica acompanha à distância idosos e pessoas com necessidades especiais com alertas e localização em situações de risco para socorro imediato
Desenvolvida em parceria entre a ZON OPTIMUS e a Intellicare, empresa do Grupo ISA dedicada à área da saúde, o One Safe é uma solução inovadora que permite a deteção de situações de risco e a localização e acompanhamento à distância de pessoas idosas ou com necessidades especiais.

O One Safe baseia-se na utilização regular de um equipamento de pequenas dimensões, que possui um sensor de deteção de quedas com botão de pânico para pedido de auxílio, permitindo gerar alarmes com informação sobre a sua localização. Esta solução permite a monitorização por corporações de bombeiros, lares, clínicas, outros profissionais de saúde ou por familiares de pessoas com necessidade de acompanhamento, possibilitando o socorro rápido ao utilizador ou o acompanhamento do seu bem-estar. Garante também maior confiança e tranquilidade quando o utilizador se encontra sozinho ou fora de casa e que o utilizador permaneça no seu domicílio com conforto, autonomia e independência nas tarefas diárias. Entre outros projetos-piloto, a solução encontra-se já a ser utilizada pelos Bombeiros Voluntários de Almada que no âmbito do projeto Alerta Vida monitorizam os utentes aderentes 24 horas por dia, 365 dias por ano e, em caso de emergência, dão a resposta mais adequada face ao alerta recebido.

SOBRE A ZON OPTIMUS

A ZON OPTIMUS é um grupo empresarial que oferece soluções fixas e móveis de última geração, de televisão, Internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado - Residencial, Pessoal, Empresarial e Wholesale, sendo líder na TV por subscrição, em serviços de Banda Larga de Nova Geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal.

Merecendo a confiança de 1,6 milhões de clientes de TV por Subscrição, 3,6 milhões de clientes móveis, 1,2 milhões de clientes de Voz Fixa e 917 mil clientes de Banda Larga Fixa em Portugal, a ZON OPTIMUS presta um serviço de excelência aos seus clientes, tendo este ano conseguido o feito inédito de revalidar o título de “Melhor Serviço ao Cliente do Mundo”, atribuído por uma das mais prestigiadas entidades do setor.

A ZON OPTIMUS está na vanguarda da inovação e oferece os melhores e mais avançados produtos e serviços do mercado: a maior rede de cabo digital existente em Portugal; uma rede 4G que cobre 90% do País; o melhor serviço integrado de telecomunicações e entretenimento em Portugal – ZON 4i; o mais inovador serviço de TV por subscrição, IRIS; e um portfolio avançado de soluções empresariais integradas.

(comunicado em anexo)