Análise e tratamento de dados para Organizações Sociais

3ª edição Ciclo de Workshops gratuitos

Carcavelos, 19 de abril de 2023 – O projeto Base de Dados Social vai promover a 3.ª edição dos Workshops de Dados exclusivos para organizações sociais. A iniciativa, totalmente gratuita, inclui 5 workshops online sobre  tratamento,  análise e  visualização de dados podendo nela participar todas as organizações sociais registadas na plataforma Base de Dados Social.

Capacitar as organizações sociais para a gestão de dados, designadamente para promover processos decisórios mais fundamentados e informados, é o grande objetivo deste ciclo de workshops que se apresenta como uma oportunidade de os participantes adquirirem conhecimentos sobre como os dados podem apoiar a estratégia organizacional e aumentar o impacto dos projetos sociais.

O primeiro workshop da 3ª edição, sobre o tema “Indicadores de Apoio à Gestão”, tem data marcada para 19 de abril e contará com a presença de Mafalda Negrão da Associação Just a Change. O registo para este workshop pode ser feito aqui.

Os restantes 4 workshops, decorrem até setembro 2023 e serão dedicados às temáticas teoria da mudança, tratamento de dados, avaliação da satisfação dos stakeholders e data storytelling fornecendo desta forma às organizações sociais as ferramentas e os conhecimentos necessários para a utilização eficaz dos dados nos processos de apoio à gestão e objetivos de impacto.

Cátia Cohen, Gestora do Projeto no Nova SBE Data Science Knowledge Center, refere que “os dados são uma ferramenta importante para os processos decisórios e de mudança social, mas a maioria das organizações sociais afirma não saber como recolher, analisar e utilizar os dados de forma eficaz. Estes workshops pretendem responder a esta necessidade e apoiar as organizações na adoção de uma cultura de dados.”

A Base de Dados Social constituiu a maior e mais abrangente plataforma de dados abertos do ecossistema de impacto social português. Este projeto pioneiro é desenvolvido no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center.

A Base de Dados Social disponibiliza informação sobre as organizações da economia social portuguesas, em diferentes vertentes (área de atividade, objetivos de desenvolvimento sustentável, pessoas - colaboradores, associados, voluntários - atividades, recursos financeiros, enquadramento legal, entre outros). O projeto pretende, assim, promover o conhecimento do setor e contribuir para uma melhor e mais esclarecida tomada de decisão por parte de investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outras partes interessadas.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente17

Sobre o Nova SBE Data Science Knowledge Center
O Nova SBE Data Science Knowledge Center tem como objetivo promover o conhecimento em tomada de decisões com base em dados e respetiva aplicação na sociedade. A sua posição numa escola de negócios e o conhecimento em ciências sociais, tecnologia, programação e métodos estatísticos, permitem fazer a ponte entre as organizações e a tecnologia - a qual, por sua vez, gera, processa e utiliza dados para criar impacto. Com o mundo a tornar-se cada vez mais híbrido, e os humanos a tornarem-se cada vez mais dependentes de máquinas para a tomada de decisão, o Nova SBE Data Science Knowledge Center visa liderar o caminho de criação de valor através de dados, de forma ética, maximizando o bem-estar social.

Social Equity Initiative
A Iniciativa para a Equidade Social é uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI, e a Nova SBE, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo. Traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais, a iniciativa envolve oito projetos e duas cátedras.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.