Cascais Smart Pole by Nova SBE inaugura o Sustent’Arte

Inauguração do Sustent’Arte na Nova SBE, uma iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, no dia 3 de junho de 2022 às 11 horas, no Outsystems Square no Campus da Nova SBE.

Carcavelos, 1 de junho de 2022 - O Projeto “Cascais Smart Pole by Nova SBE” é um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica.

O projeto é financiado pelo Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono" dos EEA Grants (no âmbito do concurso “Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas”).
Compreende várias atividades e no âmbito do Cascais Smart Pole World (que promove campanhas de sensibilização ao serviço da neutralidade carbónica), vai ser inaugurado o Sustent’Arte, que trará à Nova SBE a primeira peça de arte urbana de um roteiro do clima, numa iniciativa que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, retratando alguns dos heróis que dão voz à luta contra as alterações climáticas.
Antecipando o Dia Mundial do Ambiente (que se celebra no dia 5 de junho), o objetivo desta iniciativa é demonstrar que o artivismo é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas, inspirando mudanças. É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável.
O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências que irá retratar 6 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas. As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques. Uma parte dos resíduos utilizados foi recolhido nas praias e na costa cascalense através de uma ação de limpeza costeira organizada pelo Cascais Smart Pole. Na recolha de lixo, o Cascais Smart Pole conta também com o apoio do projeto Vozes do Mar do Movimento Claro Cascais, da Guincho Locals Associação e da Circular Economy Portugal.

A primeira peça de arte urbana apresenta o famoso radialista, biólogo, historiador naturalista e autor inglês, David Attenborough. Até ao final do ano serão apresentadas mais 5 personalidades que poderão ser visitadas no Campus da Nova SBE.

O Cascais Smart Pole by Nova SBE é um living lab que resulta da parceria entre a Fundação Alfredo de Sousa, Nova School of Business & Economics, Câmara Municipal de Cascais, Cascais Ambiente, Get2C, PRIO BIO, Veolia e Avfallsteknisk Montasje AS (Noruega). Financiado pelo Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono" dos EEA Grants (no âmbito do concurso “Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas”),  irá desenvolver um “living lab” inovador ao longo de 36 meses onde a economia circular, a biodiversidade, as energias renováveis, a mobilidade sustentável e a cultura local estão em comunhão e formam um polo centrado nas pessoas com vista a um futuro neutro em carbono e resiliente às alterações climáticas.

O Mar de Experiências é uma iniciativa que visa a divulgação e valorização da cultura costeira. Usa como guia Vila Chã, uma freguesia com tradição na pesca tradicional do concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.Inspirados na definição de Maria Baptista em que a “cultura costeira é viver num limite entre a maré e o seu impacto, e ficar", procuram ter um olhar amplo e reflexivo sobre esta forma de vida e o seu impacto social, que passa pela economia, cultura, ecologia, lazer, turismo ou internacionalização e fazem-no com base numa observação territorializada onde são analisados, divulgados e valorizados aspetos comuns e distintivos de outros locais costeiros;

O Movimento Claro Cascais é uma associação que tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável. O projeto Vozes do Mar tem como missão a valorização dos pescadores e a co-criação de uma economia circular;

A Guincho Locals é uma Associação que tem por objeto a preservação, sensibilização e manutenção do património cultural, ambiente e ecologia da zona do Guincho;

A Circular Economy Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão acelerar a transição para a economia circular em Portugal.

Mais informações em: https://cascaissmartpole.pt/sustentarte/

Parceiros do consórcio:

Sobre a Fundação Alfredo de Sousa

A Fundação Alfredo de Sousa tem como missão o desenvolvimento da Nova School of Business & Economics possibilitando o seu cada vez maior reconhecimento como uma das melhores escolas a nível nacional e internacional.
Com esta missão, a Fundação prossegue fins educacionais e científicos, principalmente através da angariação de donativos para a promoção do ensino e da investigação nos domínios da economia e da gestão de empresas e áreas afins, assim como a construção e manutenção do campus de Carcavelos.

A Nova SBE é a mais prestigiada escola de “Business & Economics” em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior, e foi convidada a fazer parte do PRME fourth Champion Cycle. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre a Câmara Municipal de Cascais
Órgão autárquico do concelho de Cascais e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.

Sobre a Cascais Ambiente
A Empresa Municipal de Ambiente de Cascais EM SA é responsável pela gestão ambiental em Cascais, tendo uma ampla experiência e conhecimento na recolha de resíduos, limpeza urbana, espaços verdes, sensibilização, promoção da biodiversidade, num contexto de transição para uma sociedade de baixo carbono. A gestão ambiental agrega ainda a inovação ambiental com a integração de novas tecnologias e modelos de gestão partilhados com vista a assegurar a implementação de novas tendências e reduzir a pegada de carbono do concelho.

Sobre a Get2C
Empresa especializada em ambiente, alterações climáticas e energia. Destaca-se o apoio a entidades públicas e privadas de vários setores na avaliação e definição de estratégias, planos e projetos de mitigação e adaptação às alterações climáticas; elaboração de inventários de emissões de GEE a nível setorial e corporativo; e identificação e mobilização de financiamento para o desenvolvimento e implementação de projetos.

Sobre a Veolia
Líder na gestão eficiente dos recursos, responsável por desenhar e implementar soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias através da preservação, valorização e melhoria do acesso aos recursos. Em Portugal, atua nas áreas da gestão da água, dos resíduos e da energia com soluções adaptadas às necessidades dos seus clientes: indústrias, cidades e setor terciário especializado.

Sobre a PRIO BIO
Faz parte do grupo PRIO e é uma empresa que atua no setor da energia para a mobilidade através da produção e comercialização de biocombustíveis avançados. A empresa tem-se focado na incorporação de quantidades crescentes de matérias-primas residuais no seu processo de produção de biodiesel. É a 3ª maior produtora europeia de biodiesel a partir de óleos alimentares usados.

Sobre a Avfallsteknisk Montasje AS
É uma empresa norueguesa na área de produção e desenvolvimento de equipamentos tecnológicos para a indústria e serviços. Destaque para a oferta de equipamento para recolha e armazenamento de resíduos na via pública e em infraestruturas industriais ou de serviços com requisitos de higiene assente em padrões de qualidade, bem como em contexto de transporte de resíduos.