Comunicado: Startups e PME’s apresentam inovações desenvolvidas no programa Check-In Tourism Innovation

10 novas soluções apresentadas durante o Demo Day

Carcavelos, 21 de junho de 2021 – De olhos postos no futuro, ao longo de 12 semanas 21 startups e 16 PME’s integraram o programa Check-In Tourism Innovation. Das sinergias criadas, foram desenvolvidas 10 soluções tecnológicas que pretendem tornar o setor do turismo mais digital, mais próximo, mais eficiente, mais sustentável e seguro. Os projectos-piloto foram apresentados durante o Demo Day do programa Check-In, organizado pelo Haddad Entrepreneurship Institute e Westmont Institute of Tourism & Hospitality da Nova SBE, com o apoio do Turismo de Portugal.

O Turismo tem sido dos sectores mais afetados pela crise pandémica, enfrentando hoje e no futuro grandes desafios que exigem respostas urgentes para descobrir novos caminhos de atratividade, sustentabilidade e experiências seguras. O espírito de dinamismo, cooperação e inovação marcaram a diferença ao longo das 12 semanas em que as startups e PME’s trabalharam em conjunto para trazer novas soluções para o sector.

Conheça os 10 soluções-piloto apresentadas no Demo Day Check-In Tourism Innovation:

ALGOMO & VISIT CASCAIS
Utilização de Inteligência artificial para a criação de um chatbot que permita uma interação multicanal com o cliente nas 5 línguas principais do visitantes de Cascais.

CONCIERGE BOT & NONIUS, FEELS LIKE HOME, PREFLET
Construção de uma experiência omnicanal com recurso ChatBots alimentados por Inteligência Artificial que permitem responder a clientes em tempo real, enviar emails

PREFLET & GO4TRAVEL
Construção de um concierge em tempo real para toda a experiência de viagem.

NO SPOILERS & CAMPINGIR, HOTELSHOP
Solução de controlo de inventários nos Parques da Campigir, e melhoria da gestão de dados dos clientes da HotelShop.

NOYTRALL & CAMPINGIR, OSIRIS
Construção de uma solução para o controlo da água quente que cada cliente consome em tempo real. E ainda desenvolvimento de uma solução que permita informar os clientes quanto à pegada ecológica da sua viagem e/ou estadia.

TRIGGER SYSTEMS & CAMPINGIR, AMAZING EVOLUTION, VISIT CASCAIS
Otimização dos sistemas de rega. Teste num parque da Campingir e num
capo de golfe da Amazing Evolution, e ainda no campo de Golfe da Quinta da Marinha.

INFRASPEAK & CAMPIGIR, AMAZING EVOLUTION, FEELS LIKE HOME
Introdução de sensores de monitorização, gestão e manutenção de equipamentos.

LUGGIT & FEELS LIKE HOME, NONIUS, TRAVEL STORE, BOOST, CASCAIS, GO4TRAVEL
Introdução do serviço de recolha de malas de viagens no sistema de reservas dos clientes, ou nos locais de atendimento ao cliente.

PLEEZ & AMAZING EVOLUTION
Desenvolvimento de um cardápio digital num hotel da Amazing, permitindo aos clientes fazer pedidos de forma remota desde qualquer espaço do hotel.

XLR8 & AMAZING EVOLUTION, BOOST
Desenvolvimento e implementação de uma solução de otimização de receitas.

Com esta iniciativa, a Nova SBE reforça o seu contributo ativo na dinamização de um ecossistema de inovação onde a academia, as startups, as empresas e os cidadãos têm um papel a desempenhar na construção do turismo do futuro – sustentável e seguro.

Reveja o Demo Day em: https://youtu.be/cbfQTjTTDiQ
Mais informações em: https://www.checkinopen.pt

Sobre o Haddad Entrepreneurship Institute
O Haddad Entrepreneurship Institute é a equipa dedicada ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor na Nova SBE. Provocando a conecção entre alunos, antigos alunos, investigadores, startups e empresas, o Haddad Entrepreneurship Institute trabalha todos os dias para que destas ligações nasçam profissionais empreendedores, nos seus próprios negócios ou nas empresas onde trabalham, e através destes sejam criadas novas soluções capazes de transformar o mundo à sua volta.
O Haddad Entrepreneurship Institute oferece um conjunto de programas, experiências e eventos, botocamps, aceleração, pré-aceleração, networking, formação entre outros, que vão ao encontro das necessidades dos alunos e do ecossistema. Ao longo dos seus 3 anos de existência, o Haddad Entrepreneurship Institute já trabalhou com mais de 1000 alunos, formou uma comunidade de mais de 30 startups, promoveu mais de 100 momentos de interação entre os diferentes atores do ecossistema.

Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Mais informação: turismodeportugal.pt

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços: o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).
Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.
O foco da WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  A WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.