CONVITE: Inclusive Talks 2022 - 18 outubro 2022 - 18h00 - Nova SBE campus Carcavelos

Inclusive Talks 2022: 18 de Outubro no campus de Carcavelos

Empregabilidade e Educação de pessoas com deficiência em análise na Nova SBE

A 4ª edição do evento anual do Inclusive Community Forum (ICF) – projeto da Nova SBE dedicado à vida das pessoas com deficiência que promove iniciativas para uma comunidade mais inclusiva – realiza-se já amanhã, dia 18 Outubro, pelas 18h00, no campus de Carcavelos da Nova SBE.

Na presente edição deste evento anual (Inclusive Talks 2022) será feito o balanço da atividade desenvolvida nos primeiros cinco anos do ICF, revelados os resultados da avaliação de impacto feita às iniciativas e projetos desenvolvidos nas áreas de empregabilidade e educação de pessoas com deficiência e apresentadas as perspetivas para os próximos anos.

O Inclusive Talks 2022 marca o início do segundo ciclo de atividade do ICF que se pretende ainda mais próximo das empresas para incentivar uma maior concretização do recrutamento inclusivo. Para tal, as empresas que já assinaram o Compromisso com a Inclusão são convidadas a renovar o seu Compromisso por mais dois anos e novas empresas assinam, pela primeira vez, o seu Compromisso com a Inclusão.

Inclusive Community Forum
O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como principal objetivo promover uma comunidade mais inclusiva em duas áreas concretas: empregabilidade e educação.

No âmbito da empregabilidade, o ICF foi responsável, entre outros, pela criação da Jornada para a Inclusão (conjunto de iniciativas que promovem o comprometimento, a sensibilização e a capacitação das empresas para com o recrutamento de pessoas com deficiência e que, desde a sua génese já envolveu 44 empresas) e do programa universitário Peer2Peer (iniciativa de preparação para o mercado de trabalho dos futuros líderes através de um caminho feito em pares - um aluno universitário e uma pessoa com deficiência à procura de trabalho.  Desde que foi criada em 2018, a iniciativa já contou com a participação de mais de 140 pessoas (70 pessoas com deficiência e 70 alunos universitários espalhados por 4 diferentes faculdades - a Nova SBE, a Nova School of Law, a Nova Medical School e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa).

No que se refere ao tema da educação, o ICF criou, em conjunto com a comunidade, a Jornada para Capacitação (um conjunto de soluções para uma maior inclusão de pessoas com deficiência no seu percurso de educação e consequente melhor preparação para o mercado de trabalho). Esta Jornada junta instituições de ensino, organizações sociais e empresas como cocriadores e dinamizadores das soluções.

Principais resultados da avaliação de impacto da atividade do ICF
A atividade do ICF desde o seu início e até 2022 foi alvo de uma avaliação de impacto que contou com a participação de mais de 80 pessoas que responderam a inquéritos e participaram em focus group

A avaliação envolveu pessoas com deficiência, representantes de empresas, representantes de instituições de ensino e alunos universitários.

Dos resultados obtidos foi possível aferir que embora a atividade do ICF tenha sido responsável por um aumento transversal da sensibilização e consciencialização para o tema da inclusão das pessoas com deficiência (com especial destaque nos alunos universitários onde o aumento se revelou extremamente significativo) existe ainda caminho a percorrer para transformar a vontade e a consciencialização sobre o tema, numa maior concretização em práticas inclusivas.

“Temos a consciência de que temos trabalho pela frente, para que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na educação seja uma realidade cada vez mais notória e natural. Abraçamos essa necessidade através de um novo ciclo de ICF” Isabel Almeida e Brito, Coordenadora do ICF.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.