ERA Chair: Nova SBE será referência europeia de investigação em Inovação Social

SOCIALinNOVA-HUB, projecto de 2,5 M € que leva a Nova SBE a conquistar pela primeira vez a ERA Chair, permitirá a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade internacional. A investigadora Anne-Laure Fayard acaba de ser designada ERA Chair Holder da Cátedra ERA em Inovação Social (SOCIALinNOVA-HUB) da Nova SBE.

Carcavelos, 6 de outubro de 2021 – A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e reconhecida investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação em Inovação Social.

É com orgulho que recebemos a Cátedra do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) pela primeira vez na nossa história. A área da Inovação Social é particularmente significativa no contexto atual”, explica Daniel Traça, Dean da Nova SBE, salientando que “perante uma realidade social e económica sem precedentes, são iniciativas de inovação social que irão certamente desempenhar um papel relevante na reconstrução da Europa fragilizada. O futuro hub de inovação social da Nova SBE será uma fonte fundamental de diferenciação e impacto para a nossa escola.”

A inovação social e a atração de talento são eixos estratégicos da Universidade NOVA de Lisboa, cujo propósito é servir a comunidade através do conhecimento. Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa, justa, coesa e inclusiva. À Nova SBE, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, que a todos nos enche de orgulho”, afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

Investigadora internacional Anne-Laure Fayard lidera ERA Chair SOCIALinNOVA-HUB

Este projeto de 2,5 M € tem por base o pioneirismo e credibilidade que Portugal tem assumido na implementação de iniciativas de Inovação Social, assim como o forte envolvimento da Nova SBE em ações neste âmbito. O SOCIALinNOVA-HUB contribuirá para a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade.

No momento, no âmbito da cátedra ERA Chair a escola de negócios portuguesa anuncia o recrutamento de professora e investigadora Anne-Laure Fayard para o cargo de ERA Chair Holder.  Anne-Laure Fayard é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho na área da Inovação Social, estando agora designada para formar uma equipa, com recrutamento de novos investigadores, de forma a desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

Anne-Laure Fayard reconhece que se sente “entusiasmada por me juntar à Nova SBE como titular da Cátedra ERA em Inovação Social (SOCIALinNOVA-HUB) e assim tornar-me parte de uma comunidade vibrante de investigadores, professores e empreendedores, todos apaixonados por inovação social e sustentabilidade.” A responsável acrescenta que “esta é uma excelente oportunidade para expandir mais a minha investigação sobre colaboração intersectorial, inovação aberta e design centrado no ser humano para o impacto social, participando ao mesmo tempo no ecossistema de inovação da NOVA SBE”.

ERA Chair coloca a Nova SBE na vanguarda da investigação e educação em Inovação Social na Europa

Entre os objetivos do SOCIALinNOVA-HUB destacam-se a melhoria da qualidade dos programas de ensino em Inovação Social, o desenvolvimento de processos internos que contribuam para a consolidação da excelência da investigação, e a expansão das redes internacionais de investigação da escola. Esta ERA Chair irá também dar um forte contributo para a construção do Espaço Europeu de Investigação.

O projecto prevê também a cocriação de uma área de Inovação Social, em parceria com o Leadership for Impact Knowledge Center,  tendo por base, não só as iniciativas sociais da escola, como também as iniciativas da consolidada rede de parceiros, incluindo as das instituições que apoiam o projeto (Ashoka, BPI/Fundação "La Caixa", Câmara Municipal de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, IES-Social Business School, Impact Hub, Maze, Portugal Inovação Social e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

O SOCIALinNOVA-HUB enquadra-se na missão da Nova SBE: “Ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que impacta o mundo”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) são um apelo universal e interdisciplinar para enfrentar os diversificados desafios sociais, económicos, ambientais, civilizacionais e políticos que a atualidade e o futuro apresentam, convidando ao envolvimento de todos os atores, incluindo as empresas, e esta é uma frente para a qual esta ERA Chair pretende contribuir.

Neste contexto, a Inovação Social é o caminho necessário para a cooperação, solidariedade, convergência social e económica, empreendedorismo e inovação. Traz novas ideias – produtos, serviços e modelos – que criam relações ou colaborações sociais, desenvolvendo soluções que melhoram a capacidade de a sociedade agir. Assim, existe uma forte necessidade de promover a investigação de excelência em Inovação Social para que esta contribua de forma eficaz para enfrentar os desafios globais que a humanidade enfrenta, com impacto não apenas na sociedade civil, mas também nos setores público, privado e terceiro setor.

A escola tem como objetivo estratégico produzir conhecimento científico com impacto e relevância para a comunidade em geral e a ERA Chair contribui para este objetivo, pois permite atrair um grupo de professores e investigadores de referência na área da inovação social”, esclarece Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, sublinhando que “a ERA Chair revela ainda a capacidade da Nova SBE atrair fundos de investigação internacionais.

Como resultado do SOCIALinNOVA-HUB, a Nova SBE tornar-se-á numa referência em investigação e educação em Inovação Social na Europa orientada para a produção de conhecimento e estimulando o aumento das iniciativas de Inovação Social, não só locais como europeias. Além do aumento da competitividade em I&D do país, é esperado que o impacto gerado, devido à participação da comunidade, seja sentido no ecossistema de Inovação Social e apoie a União Europeia a contribuir diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Mais informação em: https://www2.novasbe.unl.pt/pt/docentes-e-investigacao/socialinnova-hub-era-chair

Anne-Laure Fayard
Anne-Laure Fayard possui um Doutoramento em Ciência Cognitiva da Ecole des Hautes-Etudes en Sciences Sociales (Paris), um Mestrado em Ciência Cognitiva pela Ecole Polytechnique (Paris), tendo anteriormente obtido uma Licenciatura e Mestrado em Filosofia, pela La Sorbonne (Paris).
No contexto do seu percurso tem desenvolvido investigação nas áreas da colaboração no contexto de inovação aberta, parcerias transversais para a inovação social e tecnologia e publicado em jornais de topo, como Administration Science Quarterly, Organization Science, Harvard Business Review, Organization Studies e Journal of Computer-Mediated Communication.
Da sua experiência lectiva são de destacar a colaboração com a NYU Tandon School of Engineering, como Professora dos cursos de Inovação, Design e Estudos Organizacionais, e com a NYU Stern School of Business como professora filiada, assim como os contributos como advisor no NYU Design Lab.

Sobre a ERA Chair:
As ERA Chair contribuem para a excelência das instituições, permitindo recrutar investigadores, com trabalho de investigação de excelência e forte experiência em gestão de ciência, para as universidades ou outras instituições de investigação científica de países em expansão e com potencial científico. O objetivo é atrair e manter recursos humanos de alta qualidade, sob a direção de um renomado investigador (ERA Chair Holder) e, ao mesmo tempo, implementar as mudanças estruturais necessárias para alcançar a excelência de forma sustentável.