Fundação Amélia de Mello e Nova School of Business & Economics lançam “Histórias de Liderança”

A primeira coleção de biografias de grandes gestores portugueses
Dia 2 de novembro | 18h00 | Nova SBE - Campus de Carcavelos

A Fundação Amélia de Mello, em parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), criou uma coleção de biografias de grandes gestores portugueses que tem por título «Histórias de Liderança».

A Guerra e Paz editores é a responsável pela publicação, que se inicia este mês de outubro com o lançamento das duas primeiras biografias, a que se seguirão mais sete novos títulos, em 2022.

“Histórias de Liderança”, a primeira coleção dedicada a gestores nacionais, inicia-se com um lançamento duplo, de Luís Barbosa: Um Gestor com Alma de Artista e o de Vístulo de Abreu: O Primeiro Gestor Moderno de Portugal.
Estas obras para memória futura chegam à rede livreira nacional no dia 12 de outubro e são fruto de pesquisa e de múltiplas entrevistas com os biografados e muitas figuras que com eles conviveram, juntando também relevante acervo fotográfico.
Sobre as obras:
Luís Barbosa: Um Gestor com Alma de Artista retrata a vida e obra de Luís Barbosa, antigo ministro em governos da Aliança Democrática e fundador do CDS, tem a autoria do jornalista Filipe S. Fernandes e do historiador João Ferreira.  «Quando chego a um sítio e pergunto “quem manda aqui?”, se ninguém se acusa, mando eu.» Do Grupo CUF para a política, tornando-se um dos fundadores do CDS e ministro em governos da Aliança Democrática, do pós-25 de Abril para a reconstrução do Grupo Mello, da gestão financeira de grandes projetos culturais, como o Teatro Nacional de São Carlos e a Expo’98, para a Cruz Vermelha Portuguesa. Luís Barbosa assumiu-se, desde sempre, como um líder, como alguém que olha a gestão como uma forma de servir a sociedade e fazê-la avançar. Aos 88 anos, o economista e gestor é homenageado pela Fundação Amélia de Mello (FAM) e pela Nova School of Business & Economics no livro Luís Barbosa: Um Gestor com Alma de Artista. A obra resulta de uma vasta pesquisa bibliográfica e de entrevistas, feitas pelo jornalista Filipe S. Fernandes e pelo historiador João Ferreira, que nos apresentam também os três pilares de conceção de liderança em que Luís Barbosa se baseou na sua vasta carreira: a honestidade intelectual, a imagina­ção e o olhar para o futuro. A obra conta com um prefácio de Vasco de Mello, presidente do Grupo José de Mello, e um posfácio do professor e gestor Miguel Pina e Cunha.

Vístulo de Abreu: O Primeiro Gestor Moderno de Portugal é assinado por Filipe S. Fernandes e resulta de várias entrevistas e vasta pesquisa bibliográfica. A obra apresenta-nos a história de um dos «pais» da gestão moderna e do primeiro e único presidente executivo da CUF que não pertencia à família Mello. Com prefácio de Manuel Alfredo de Mello, presidente da Nutrinveste, e posfácio do professor e gestor Miguel Pina e Cunha, esta obra mostra-nos como o biografado deixou a sua marca de excelência em alguns dos grande projetos e empresas do século XX, em Portugal.
Seja na liderança empresarial do Grupo CUF, na presidência da Renault Portugal, ou da Gattel, empresa responsável pela construção da Ponte Vasco da Gama, Vístulo de Abreu é considerado o primeiro dos gestores modernos em Portugal por ter mudado, no final da década de 1960, a orientação da CUF, da produção para o mercado e do produto para o cliente, pela primeira vez numa empresa portuguesa, com o apoio da consultora McKinsey.
Duas obras que inauguram a coleção «Histórias de Liderança», que nos dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura.
Com organização e presidência da Fundação Amélia de Mello, o lançamento oficial da coleção e das duas obras acontece no dia 2 de novembro, às 18h00, no campus da Nova SBE, em Carcavelos. O evento, apresentado pelo professor Miguel Pina e Cunha, contará com a presença dos dois biografados, dos autores, e dos responsáveis da Fundação, da Nova SBE e da editora.

Sobre a FAM:
A Fundação Amélia de Mello, instituição de direito privado com estatuto de utilidade pública surgiu em 1964, por iniciativa de D. Manuel de Mello, genro de Alfredo da Silva, em homenagem à sua mulher, para dar continuidade e reforçar a inovadora ação social do Grupo CUF – Companhia União Fabril, a qual se vinha desenvolvendo desde o início do século passado. O essencial da visão que a Fundação hoje assume apontam no sentido da valorização prioritária da educação e das instituições ligadas a esse setor e com as quais tem tido fortes aproximação e afinidades, sempre dentro do mais estrito rigor e no respeito da vontade do instituidor da Fundação, D. Manuel de Mello. Essa tradição do futuro, que norteia todas as atividades da Fundação, admite que é possível recolher as lições da história e projetar os exemplos de excelência do seu extraordinário passado.