Inscrições abertas para programa de inovação em turismo da Nova SBE

Check-In Tourism Innovation on Campus

Inscrições abertas para programa de inovação em turismo da Nova SBE

• Fase de candidaturas para a 3ª edição do programa decorre até 29 de outubro
  • As 20 startups selecionadas dão a conhecer as suas soluções nos dias 11 e 12 de dezembro, no campus de Carcavelos
  • Apresentação final dos projetos decorre durante o Demo Day que se realiza a 13 de março de 2024

Carcavelos, 12 de outubro de 2023 – Estão abertas, até ao próximo dia 29 de outubro, as inscrições para a 3ª edição do programa de inovação em turismo da Nova SBECheck-In Tourism Innovation on Campus.  A iniciativa, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute conta com a parceria do Westmont Institute of Tourism and Hospitality e patrocínio do Turismo de Portugal, e tem arranque marcado para o dia 11 de dezembro, com o evento imersivo Matchmaking.  A decorrer no campus de Carcavelos durante o Matchmaking as startups pré-selecionadas vão ter oportunidade de se apresentar e mostrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras ficando as oportunidades de codesenvolvimento de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses.

Experiência do consumidor, soluções tecnológicas, sustentabilidade, inclusão local e gestão do talento são as áreas de desafio desta edição que termina com o habitual Demo Day, a 13 de março de 2024.

Este é o momento de redesenhar e ajustar as práticas turísticas, aprimorando a experiência do cliente, cocriando soluções inovadoras que permitam o envolvimento local responsável e o desenvolvimento de ações sustentáveis focadas em pessoas’ refere Euclides Major, diretor executivo do Haddad Entrepreneurship Institute, ‘pretendemos trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos e dinamismo determinantes para acelerarem o processo de inovação tão essencial para o setor das viagens e do turismo, através de projetos colaborativos‘, conclui.

Na presente edição mantêm-se como parceiros muitas das entidades que colaboraram nas edições anteriores, confirmando o reconhecimento da qualidade da iniciativa que se carateriza pela disrupção dos projetos apresentados e sinergias criadas. No total são 17 os parceiros envolvidos no Check-In Tourism Innovation on Campus: Boost, Campingir, Cityrama, Details Hotels, FeelsLikeHome, GuestCentric, HotelShop, Osiris, Parques de Sintra, Tour Tailors, Travel Store, United Hotels, Discovery Hotel Management, Inatel, Newtour, Pousadas da Juventude e Visit Cascais.

O Check-In Tourism Innovation on Campus

O lançamento do programa Check-In Tourism Innovation on Campus teve como objetivo trazer recursos, dinamismo e inovação às startups e PMEs, nacionais e internacionais, para fazer face à nova era do turismo.

Na segunda edição, em 2022, o programa reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 12 parceiros que apresentaram 21 soluções para tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

A Nova SBE pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã, agregando um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberto e com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups.

Website do programa: www.checkinopen.pt

Sobre o Haddad Entrepreneurship Institute
O Haddad Entrepreneurship Institute é a equipa dedicada ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor na Nova SBE. Permite a estreita ligação entre alunos, antigos alunos, investigadores, startups e empresas e trabalha todos os dias para que destas ligações nasçam profissionais empreendedores, nos seus próprios negócios ou nas empresas onde trabalham, e através destes sejam criadas novas soluções capazes de transformar o mundo à sua volta.
O Haddad Entrepreneurship Institute oferece um conjunto de programas, experiências e eventos, bootcamps, aceleração, pré-aceleração, networking, formação, entre outros, que vão ao encontro das necessidades dos alunos e do ecossistema. Nos últimos quatro anos, o Haddad Entrepreneurship Institute já trabalhou com mais de 1300 alunos, formou uma comunidade de mais de 150 startups, promoveu mais de 100 momentos de interação entre os diferentes atores do ecossistema.

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços - o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).
Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.
O foco da WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  A WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.

Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Mais informação: turismodeportugal.pt

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.