Líderes de business schools de todo o mundo reúnem-se na Nova SBE para uma reflexão aberta e prática sobre o futuro da educação

23 a 25 de outubro 2022

Carcavelos 13 setembro 2022 – O consórcio das melhores business schools de todo o mundo que partilham uma politica de intercâmbio de alunos, Partnership in International Management (PIM) reúne-se este ano no campus de Carcavelos da Nova SBE, num evento que antecede a sua conferência anual.

Pre-PIM – The Warm up, o evento exclusivo que durante dois dias recebe líderes de business schools de todo o mundo, propõe uma reflexão aberta e prática sobre o futuro das business schools, envolvendo alunos, professores e participantes na cocriação de mudança, por meio de metodologias disruptivas em temas específicos para as business schools. Em análise vão estar as inovações pedagógicas que poderão gerar melhores aprendizagens e as novas abordagens de cocriação que vão muito para além da transferência do conhecimento tradicional.

São esperados mais de 30 membros do PIM representando as vozes pioneiras de inovadores de impacto que estão a impulsionar mudanças essenciais em inovação, estratégia, cultura, investimento, política e transformação no mundo, levando a uma melhor disrupção: uma que sirva às pessoas, ao planeta e à prosperidade. De entre as presenças confirmadas destacamos: Jacek Prokop (Vice-Reitor da SGH Warsaw School of Economics) Tomas Falk (Associate Dean da Aalto University School of Business), Seen-Meng Chew (Associate Dean da Hong Kong CUHK Business School); Laura Calvi (Diretora de Relações Internacionais da Bocconi University); Patricia Collins(Diretora da UNC Kenan-Flagler Business School); Megha Madan (Diretora da Emory University Goizueta Business School); Emily Stern (Directora de Programas Globais da Kelley School of Business), Miyoung Choi (Diretora de Relaçãos Internacionais da KAIST College of Business), entre outros.

“A reflexão que propomos fazer nos dias 23 a 25 de outubro, demonstra bem a importância que a formação dos alunos tem na evolução de um futuro mais sustentável e humanista.  Só com lideres sensiveis e esclarecidos sobre o impacto das suas ações no mundo é que as decisões são tomadas de forma consciente e em direção a um futuro mais harmonioso” refere Daniel Traça, Dean da Nova SBE.

O papel das business schools no futuro

As universidades, no geral, e as business schools, em particular, têm de assumir a liderança no caminho para um mundo diferente: mais sustentável, menos polarizado, com mais equidade.  Com uma responsabilidade acrescida de quem tem a seu cargo as gerações do futuro, as business schools devem pensar o mundo e as suas organizações assumindo que a solução do futuro passa pelo talento que criam e nas competências que ajudam a desenvolver.

“A Nova SBE tem a consciência de que está num mundo com importantes desafios do ponto de vista da sustentabilidade do planeta, da desigualdade social ou dos desequilíbrios geopolíticos. A tese fundamental é que as instituições e a forma como preparam o talento está desenquadrada de um século XXI abanado pelo aquecimento global, pela digitalização acelerada, pela desigualdade e polarização social e pela crescente rivalidade geoestratégica. Perante a incapacidade de lidar com estes desafios instalou-se o medo como acelerador das nossas emoções mais negativas e a polarização da sociedade que não consegue convergir. E este risco exige muito mais de todos nós” afirma Daniel Traça, Dean da Nova SBE, acrescentando “ a nossa escola está vocacionada para o impacto na sociedade e para a reflexão sobre o futuro da mesma.  Assumimos a nossa visão de ser a School for a Better and Sustainable Future e desenvolvemos inumeras iniciativas nesse sentido porque queremos preparar profissionais e futuros líderes com competências para levar a cabo uma transformação para uma liderança humanista, capaz de assegurar um mundo mais sustentável e mais harmonioso. É esta a grande ambição da Nova SBE”.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.